terça-feira, 7 de setembro de 2010

Cine São Luiz - Centro Cultural SESC/ Luiz Severiano Ribeiro

A construção do edifício foi uma das mais demoradas da cidade, virou até piada entre a população. Começou em 1939 e só foi concluída em 1958.
Muitas pessoas incluíam em seus roteiros, quando iam ao centro da cidade, uma visita ao comentado prédio. A decoração deslumbrava a todos: a pintura em alto relevo embelezava o interior do edificio, que dispunha de tapetes e lustres, além de paredes e pias de mármore.
Foi finalmente inaugurado em 26 de março de 1958, com sala de projeção equipada com tela com 14 metros de comprimento, 1400 poltronas, tapetes e ar condicionado. O edifício possui um hall, cujas escadarias têm piso e revestimento em mármore de Carrara.

A escadaria da sala de espera, tem corrimões de bronze, dispunha de refrigeração e alto-falantes e era toda revestida com tapetes vermelhos.
no hall ficavam as bilheterias com grades de ferro e revestidas de mármore, as bomboniers e alguns sofás.
Foi o primeiro cinema de Fortaleza a dispor de ar condicionado. Para assistir as sessões, as mulheres usavam suas melhores roupas; os homens eram só tinham acesso quando trajados adequadamente (de paletó e gravata). Logo surgiram nas imediações várias lojas de aluguel de paletós.
os três grandes lustres de cristal foram importados da antiga Tchecoslováquia
detalhes do corrimão de bronze
Atualmente passa por reformas que inclui a substituição das poltronas da sala de projeção, a recuperação da tela e limpeza geral de lustres, paredes, e piso com previsão de retorno as atividades em dezembro de 2010.
O Cine São Luiz sofreu com a concorrência das modernas salas de projeção dos shoppings centers e com a desvalorização do centro da cidade. Em 2005 foi transformado no Centro Cultural SESC/Luiz Severiano Ribeiro e desde então é palco de Festivais de Jazz e Blues e de shows, além das exibições de filmes
O Edificio São Luiz foi Tombado pelo Estado em 1991. Fica na Praça do Ferreira, (que nos finais de semana fica deserta) centro de Fortaleza.

5 comentários:

raquel disse...

Que lindo é o São luiz por dentro...
não imaginava que era assim tão lindo!!

Lúcia Paiva disse...

É belíssimo!!!! Não fui à sua inauguração, mas fui assistir à uma exibição pouco tempo depois de inaugurado.
Ainda bem que foi tombado!

Boa postagem, fotos lindas!!!

Marcos disse...

Não alcancei o tempo que tinha que usar palitó e gravata, mas eu só ia para o São Luiz quando estava muito bem arrumado, o proprio local, luxuoso, não combinava com chinelos ou bermudas. belas fotos, me fez sentir saudades das sessões noturnas do cine são luiz, do centro, da lanchonete da lobrás...

Fatima Garcia disse...

O Cine São Luis é um patrimônio de uma beleza impar, em termos de construção e decoração de interior. Representou uma época em que o requinte era exibido tanto na parte externa quanto no interior. Mesmo que seja recuperado, que volte a exibir filmes, jamais será o mesmo, porque a cidade não é a mesma da época de seu apogeu. Basta ver o entorno, a Praça do Ferreira e adjacências. Quem se aventuraria a andar por ali á noite?

Unknown disse...

Que maravilha! eu sempre achei o cine sao luiz simplismente lindooooooooooooooooooooo.vi muitos filmes ai...Eu sempre ia mto chic, pq tds sempre estavam impecaveis, boas lembranças!!!!!!e parabéns pelas fotos lindas!