O "arranha-céu" Excelsior Hotel na Rua Guilherme Rocha esquina com Major Facundo, em cartão postal distribuido na inauguração (Arquivo NIREZ)
Considerado o primeiro arranha-céu de Fortaleza, o Excelsior Hotel foi inaugurado no último dia do ano de 1931, na Praça do Ferreira, numa iniciativa de Plácido de Carvalho. Na solenidade de inauguração discursaram o Dr. Eduardo Girão e o capitão Roberto Carneiro de Mendonça, Interventor Federal.
O hotel foi erguido na Rua Guilherme Rocha n° 172, esquina com a Rua Major Facundo, no local onde foi o sobrado do Comendador Machado, onde funcionou o Hotel Central e o Café Riche.
O sobrado foi construído pelo Comendador Machado em 1825, sob a supervisão do engenheiro e coronel Conrad Jacob de Niemeyer.
O comerciante Plácido Castelo comprou o prédio e mandou demolir em 1927, para construir o primeiro “arranha-céu” de Fortaleza. O administrador das obras foi o engenheiro Natale Rossi e o construtor foi Lucas de Oliveira.
A decoração interna foi feita por Pierina Rossi – à época esposa de Plácido de Carvalho – utilizando materiais importados da Europa
Por muitos anos o Excelsior foi um dos principais hotéis de Fortaleza, até que começou a ser fechado temporariamente enquanto passava por várias reformas. Depois foi fechado e encerrou suas atividades hoteleiras, ficando com um único morador, seu proprietário o arquiteto Emilio Hinko.
O antigo elevador é uma verdadeira obra de arte. Atualmente o edifício pertence a uma Empresa de Engenharia, que manteve sua entrada original, a mesma portaria que serviu ao hotel, todos os lustres, o elevador, as portas de ferro, os espelhos e as escadarias que encantaram os hóspedes nas décadas de 1930 a 1960.
Ao longo dos anos o Hotel Excelsior recebeu personalidades do meio artístico, político, empresarial e turístico. Entrou em declínio quando a cidade iniciou sua expansão rumo ao leste, e o centro da cidade deixou de ser atrativo para instalação de novos empreendimentos. No dia 1° de outubro de 1964, após 33 anos de funcionamento, o Excelsior cerrou suas portas de modo definitivo.
O edificio fica na Rua Guilherme Rocha n° 172, centro de Fortaleza.
fonte:
AZEVEDO, Miguel Ângelo de (NIREZ). Cronologia Ilustrada de Fortaleza: roteiro para um turismo histórico e cultural. Fortaleza: Banco do Nordeste, 2001.
12 comentários:
Muito bom o post sobre o Excelsior Hotel. Gostei bastante das fotos demonstrando a preservação da portaria. Só não gostei de uma coisa: Como é que eu vou copiar, agora que vc bloqueou tudo????
Que será de mim sem poder usar o velho ctrl C / ctrl V?
brincadeirinha....parabéns pelo blog!
que lindo o excelsior!!!!era um cartao postal...Chic demais!!!Cheguei ate usar esse nome em uma equipe no liceu, rsrsrsr.A portaria é realmente digna de ser preservada.
Realmente um belo exemplo de conservação e bom gosto.Gostei das fotos também.
AH,amada Fortaleza,se a PRESERVAÃO do BELO fosse uma constante por estas plagas!!!!!
Fátima, que belezura este "post'!!!
Vê se encontra mais desses BONS SENSOS!!!!!!MARAVILHA!!!!!
Parabéns!!!!!
doroFaltou o "CEDILHA", foi a emoção de ver tanta LINDEZA..rsrsrs...
PRESERVAÇÃO, é "avis rara"!!!!
lindas fotos, nem desconfiava que ainda tivesse umn lugar assim em plena guilherme rocha
sinceramente esse hotel me dá medo
rs rs rs
é e agora será transformado em mais uma faculdade de esquina, dalhe capitalismo...!
Acerca do American Bar e da boate Subindo ao Céu, há algum registro fotográfico?
E do restaurante?!
Obrigada
NA COPA O SIRIGADO TINHA UM RESTAURANTE LA E FECHO AGORA EH O PAIDEGUA
SÓ Q NUM EH C SELFSEVICE EH C GARÇOM
O PAI DE AMIGO TRABALHOU LÁ E Q O BAR ERA EMBAIXO NO RESTAURANTE
Sempre que vou em Fortaleza no centro gosto de passar em frente dele
ele é muito lindo e chic!!
Quem sabe dizer se ta aberto pra visitação?
Muito interessante a história do hotel Excelsior 👏
Postar um comentário