terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

O Casarão - Mal Assombrado - de Água Verde






Localizado no Distrito de Água Verde, município de Guaiuba, no alto de uma pequena elevação as margens da CE-060, o casarão centenário, solitário e mal cuidado, desafia o imaginário de moradores e visitantes, um enigma com muitas perguntas e poucas respostas.
A fachada externa e a disposição dos cômodos, denunciam um passado confortável, numa residência de alto padrão, estilo neo colonial, ampla, espaçosa, com  dois pavimentos e vista para o Maciço de Baturité, que se desenha ao longe.
Mas é no segundo pavimento que essa regularidade é quebrada: diferente do primeiro piso, onde as divisões e usos são facilmente identificáveis, - salas, quartos, cozinha, etc, aqui essa disposição não é observada: uma infinidade de portas, janelas e corredores, curtos, baixos, com pequenas aberturas para passagem da luz e do ar; portas e tetos tão baixos, que pessoas só tem acesso, se agachados. Dizem alguns que aqueles pequenos cômodos, alguns com grades, eram alojamentos de escravos. 







Vale a pena lembrar que o casarão fica numa região próxima as antigas fazendas de café que era cultivado na área do Maciço de Baturité, e de Redenção, primeira cidade a libertar seus escravos no Ceará.
Particularmente, não creio. Primeiro porque as senzalas eram construídas nos subsolos ou porões  das residências, e não no primeiro andar, com vistas para as vastas terras ao redor. Segundo, porque não há nenhum resquício, nenhuma marca, nenhum ferro, nenhuma argola característicos das senzalas, ou de um lugar onde os escravos infratores purgavam suas faltas, ou de que ali fossem alojados.  Então fica a pergunta? Para que serviam?
O casarão da Agua Verde foi construído no século XIX, e dizem, sofreu algumas alterações em relação a sua construção original; consta que o último proprietário faleceu ali, e desde então ficou abandonado; que várias pessoas já testemunharam eventos paranormais dentro do imóvel , tais como gritos, lamentos, vozes e sussurros; e que um tesouro foi enterrado lá dentro. E contam ainda, que um morador local, viu a casa envolta num incêndio que durou toda a noite. De manhã, o morador foi até lá para avaliar os estragos, e constatou que não houvera incêndio algum, tudo estava como antes. Finalmente, talvez para apimentar o enigma, a construção ostenta uma cruz no teto.
 




E assim, de história em história, de depoimentos e de relatos fascinantes, o casarão da Água Verde vai construindo sua lenda, sua história de mistério e seus casos imponderáveis.
Ficamos por cerca de uma hora, no período da tarde e vimos sim, algumas coisas; muitos morcegos, gigantescas casas de marimbondos, muito lixo, rastros inequívocos da passagem de consumidores de drogas como as latinhas do crack - fiquei o tempo todo com medo deles – os vivos – aparecerem, restos de ossos, de fogueiras, e o fascínio de um lugar que encerra algumas curiosidades que ninguém ousa explicar. 


Com a duplicação da CE-060, em curso, havia a preocupação de que o casarão viesse a ser demolido: não o será. Já foi feito o desvio da rodovia, contornando o imóvel, o  que deixará o casarão entre as duas pistas da CE.  Guaiuba fica a 41 kilometros de Fortaleza.

fotos de Rodrigo Paiva
fev/2014   

70 comentários:

Lucas Filho disse...

Já visitei este casarão quando fui para Pacoti, realmente é assustador lá dentro principalmente quando você entra e dá de cara com outros visitantes do local - ninguém sabia quem levou o maior susto.

Tenho vontade de sair fotografando casarões assim, neste mês vou fazer umas fotos em Maranguape, que segundo o meu contato de lá,este sim foi uma senzala.

Anônimo disse...

Muito bonito, fiquei com vontade de visitar

Anônimo disse...

Na CE-065 na localidade de Água Verde (Palmácia) há um cassarão de uma Beleza sem igual o Casarão dos Linhares Que pertenceu ao irmão do ex-presidente da República José Linhares e Que está praticamente abandonado se vc podesse mostra em seu blog agradeceria. (Há 2 águas verdes Água Verde (Palmácia). E Água Verde do Baú (Guaiuba) Este outro Casarão FICA em Palmácia.

Fátima Garcia disse...

Lucas Filho,
também gosto de tipo de foto, diga-me onde é esse de maranguape, ou então envie umas fotos p/cá, eu sempre registro o crédito ao dono da foto.
abs

Fátima Garcia disse...

Conheço o casarão da fazenda Linhares, qualquer dia vou postar aqui. Visitem o casarão da Agua Verde antes que vire festa, agora vive cheio de gente lá.
abs

Eliete disse...

Nossa! Que maravilhosa construção! Uma pena estar se deteriorando!! Há herdeiros?

Fátima Garcia disse...

Tem sim Eliete

Bel Oliveira disse...

Gostaria muito de conhecer essa casa e procurar saber mais da história dele, e sentir se realmente houve assassinatos e se tem fenômenos paranormais ali.

Belle Bento disse...

Ei gente, quero ir no casarão. Fica em Guaiuba ou Palmácia??

Fátima Garcia disse...

Bel Oliveira, a casa continua lá, na beira da estrada, acho que os moradores do entorno podem lhe dar algumas informações sobre o imóvel.
abs, boa sorte

Fátima Garcia disse...

Belle Bento, esse casarão fica na Água Verde em Guaiuba.
abs

Daniel Melo disse...

Olá obrigado pelas informações, só faltou citar que o atual proprietário, o Sr. Waldir Cavalcante Filho, neto do primeiro proprietário e construtor da casa, ainda está vivo.
Eu não sabia que o local era visitado por pessoas. Este fim de ano, voltando de Guaramiranga, ao passar pela casa vi alguns carros parados e pessoas ao redor do casarão tirando fotos. Não parei ali na ocasião, mas sem dúvida fica para a próxima oportunidade.
Como sou arquiteto, me interessa muito conhecer de perto estas obras, mesmo abandonadas.

Fátima Garcia disse...

Daniel Melo, realmente não sabia que o construtor ainda vive, ninguém soube me informar. Quanto ao casarão é bastante visitado sim, muitas pessoas param p/fazer fotos e visitar o lugar. É uma construção estranha e interessante. Vc sabe como entrar em contato com o proprietário? gostaria de perguntar o que eram aqueles cômodos com teto baixo.
abs

Anônimo disse...

alguém sabe se existe a planta desse Casarão?

Debora disse...

Eu moro aqui em agua verde, realmente é muito interessante, porem nem todos vão no intuito de apenas apreciar a sua estrutura.

Bob Mendonça disse...

O Governo bem podia administrar, usar para alguma coisa, não deixar que o tempo e o vandalismo destruam algo tão bonito. Nunca tive a oportunidade de visitar, mas sempre que vou para aqueles lados faço questão de olhar.

Unknown disse...

Particularmente prefiro que o tempo siga em sua lida. Que nenhuma mão humana toque no casarão e dele restem futuramente lembranças, escritos e ruínas.

Unknown disse...

A posse do imovel se encontra com qual familia?
quero entrar em contato pode me ajudar?
gostaria de comprar e reformar!

Anônimo disse...

alguem pode me dar as coordenadas do lugar?

Fátima Garcia disse...

não sei as coordenadas, anônimo, apenas que fica na margem esquerda da CE-060 no sentido Fortaleza/Guaiuba. A casa fica antes do município de Guaiuba, no Distrito de Água Verde. Se alguém souber as coordenadas, favor informe aqui pro anônimo.

Unknown disse...

A prefeitura de Guaiuba deveria providenciar o tombamento do imóvel bem como
registrar a história deste casarão informando-se com o herdeiro

Unknown disse...

La é seguro gente? quero tirar umas fotos, fazer um ensaio com uma banda e queria levar eles la mas tenho medo de assalto. Não rola levar equipamento caro e correr risco de assalto.

Fátima Garcia disse...

no nosso país atualmente não existe lugar seguro, Mikaela, o ideal é vc providenciar segurança própria. Tanto o local quanto a vizinhança são muito tranquilos, o problema são os intrusos que aparecem por lá as vezes (drogados e afins).
abs

Anônimo disse...

Ao passar pelo local, fiquei fascinada pelo velho casarão abandonado. Minha imaginação viajou no tempo.... gostaria de ver esta edificação restaurada.

Fátima Garcia disse...

merecia mesmo ser restaurada, a estrutura interna está bastante danificada

Patty Albuquerque disse...

Olá, fiz algumas fotos do meu book externo de casamento nesse casarão. Como tiramos com o céu ainda claro, n tivemos problemas. Mas n dá p garantir a noite. Pois algumas coisas indicam q o casarão eh ou foi utilizado por viciados para uso de drogas.

Patty Albuquerque disse...

Olá, fiz algumas fotos do meu book externo de casamento nesse casarão. Como tiramos com o céu ainda claro, n tivemos problemas. Mas n dá p garantir a noite. Pois algumas coisas indicam q o casarão eh ou foi utilizado por viciados para uso de drogas.

Unknown disse...

SOU DE REDENÇÃO E AQUI COMENTA-SE QUE A PREFEITURA DE GUAIUBA IRIA CUIDAR DO PRÉDIO COMO PATRIMÔNIO E ALI MANTER UM CENTRO CULTUAL...
O ÚLTIMO PROPRIETÁRIO, DUDU CAVALCANTE, DE SAUDOSA MEMÓRIA, FEZ VÁRIAS REFORMAS NA CONSTRUÇÃO QUE FOI HABITADA NA ÉPOCA.
PRÓXIMO, NA LOCALIDADE DE RIACHÃO, MORAM PARENTES DO DUDU, ALÉM DE AINDA TER UMA IRMÃ, SÍLVIA, RESIDENTE NA CAPITAL DO ESTADO.

Vithor disse...

Já passei diversas vezes e sempre me pergunto do porquê do abandono de tão bonito casarão! A prefeitura ou o governo do Estado já deveriam ter tomado providências de tombamento e aquisição para restauração e transformação em museu.

Unknown disse...

Amo histórias de casas e casarões antigos.

Unknown disse...

ser tiver algum espiritual la eu vou descobri vou pra la no final de semana

Unknown disse...

ser tiver algum espiritual la eu vou descobri vou pra la no final de semana

Unknown disse...

Quando fui lá de passagem para Guaramiranga,senti muita pena dentro repleto de formigueiros gigantescos,não sei como conseguem permanecer ali dentro.Fomos entrando eu e minha turma de excursão,todos com medo.Eu e minha filha de oito anos que foi atacada por maribondos saiu correndo e gritando de lá de dentro e quem não viu pensou q ela tinha visto algo sinistro.Foi comédia na hora.A bichinha ficou com o lábio enchados e a orelha também.

Unknown disse...

CONHEÇO O CASA DOS PORTUGUESES, É UM CASARÃO QUE APARENTA SER BEM ATERRORIZANTE... PESQUISA AI NO GOOGLE " CASA DOS PORTUGUESES"

Unknown disse...

Eu queria vem as foto dos moradores da casa de água verde.

Unknown disse...

Este casarão está a venda, qual o valor.

Unknown disse...

gostaria de conhece o lugar de petinho alguem poderia mi das infomacaes como eu posso chega ate la

Unknown disse...

Aqui estão as coordenadas de acordo com o Google Maps: https://www.google.com.br/maps/@-4.1574193,-38.6809413,3a,35.4y,130.51h,93.57t/data=!3m6!1e1!3m4!1sqYnDL8SLsKcWtJk-_ipXyA!2e0!7i13312!8i6656

Curso de manicure e pedicure online disse...

Esse da matéria é de Guaiúba,acabei de passar na ce060 frente o casarão agora a noite 21:20 16/03/17

Unknown disse...

A vontade de comprar e reformar este casarão é grande!

Unknown disse...

Hoje passei em frente ao casarao quero muito entrar la. Breve volto.

Unknown disse...

Guaiuba

Unknown disse...

Queria muito fazer pelo menos uma limpeza para poderentrar . Muito mato aí redor.

Unknown disse...

Se me derem pra morar vou pra lá na hora sem sombra de medo ou dúvidas. Quero

Cláudia Freitas disse...

Acho isso fascinante e não entendo como um imóvel dessa natureza e valores histórico e financeiro pode ser deixado assim. Merecia ser tombado pelo IPHAN para ser respeitado e conservar a memória do Ceará, coo um todo. Parabeéns pela reportagem. Gostei muito.

Unknown disse...

Água verde restrito de guaiuba

Unknown disse...

Gostaria de conhecer..

Alan Nixon disse...

Com recursos suficientes e idéias empreendedoras, este local seria excelente para um Café aos que viajam a Guaramirnga, Pacoti, Mulungu. Linda vista, brisa constante e muita história para se contar entre uma xícara e outra.

Unknown disse...

Guaiuba

Unknown disse...

Antigamente as familias tinham vergonha de filhos deficientes ou anão.Sera que nao foi isto?
Deixou o filho nesse lugar vivendo isolado do mundo?Imagimação....

César Leitão disse...

Vou comprar morar bem e montar meu estúdio músical. Não tenho medo de espírito e sim de bandidos.

Unknown disse...

Hoje está iluminado para o Natal. Lindo demais, vão lá e surpreendam-se como ficou lindo.

ERICA RIBEIRO disse...

Hoje, 22 de dezembro de 2021, o Casarão de Água Verde distrito de Guaiuba encontra-se a coisa mais linda de toda a cidade. A prefeitura teve a bela iniciativa de fazer uma pequena "reforma" pintando a estrutura e a decorando para o Natal, e trazendo pela primeira vez no município o projeto Natal com Arte para o referido distrito, onde as apresentações culturais foram realizadas neste Casarão. Sem exagero algum, tá muito lindo, a noite parece coisa de outro mundo, parece mágica de tão perfeito, só conferindo realmente pra entender. Creio que os gestores e secretários de cultura tenham planos futuros para está estrutura tão rara.

Anônimo disse...

Escreve direito��

Anônimo disse...

Parabéns pelo blog.

Anônimo disse...

Já estive lá tb o antigo dono mim deu um tesouro lá
Mas é perigoso tirar

Miguel disse...

Pesquisando em materias do Jornal O POVO, o Casarao de Agua Verde foi contruido em 1998 por Durval Cavalcante Neto, já falecido, sobre uma estrutura ja existente, sem especificar qual. Pertence aos irmaos Silvia e Waldir Cavalcante. Em uma materia de 2013, Silvia esperava que a documentaçao do inventario de sua mae, Neusa Mendes Cavaldante ficasse pronto e demosntrava a intençao de ceder o local para virar um aparelho cultural para o municipio de Guaiuba. Em uma outra materia, de 2021, autores divulgam um livro que tem o casarao como cenário do enredo, unindo elementos ficticios e reais da historia.

Nao consegui localizar nenhum material mais recente para saber a situaçao atual do local.

Anônimo disse...

Pois fala pra mim onde está o tesouro

Anônimo disse...

Vtmnc Rodolfo de Andrade Jovías 😡

Anônimo disse...

Não entendi a raiva com a informação dada acima

Anônimo disse...

Conhecir o casarão e não vir nada de assustador !

Anônimo disse...

Sou gaúcho, de São Gabriel RS.. histórias de assombrações, são fatos de acontecimentos reais. Mas épocas de escravidão e de batalhas.
Nosso Brasil é vasto de lendas e assombração.

A história deste casarão é rodeada de mistérios.

Pois envolve muita tristeza e sofrimento.

Anônimo disse...

Quando eu tinha 16 ano eu sempre ia no casarão da boa vista fica na serra da Pacatuba, sempre ia lar mas uma amiga nos ia pra casa da minha cunhada que morava na serra perto desce casarão e lar era dos senhores lar é muito assombrado faz um ano que eu descobri que lar morava senhores e escravos sempre que eu ia lar tinha medo hoje sei porque eu tinha medo você quizer reúna um grupo de pessoas e levo vocês lar eu moro aqui em fortaleza mas a minha cidade natal e Pacatuba nasci e cresci lar conheço até onde o lugar que o avião caiu pois já fui lar também .

Francisco José disse...

Fatima Garcia, boa tarde. Passei de lado desse casarão, que fica num morro entre duas rodovias que parecem se dividir, bem na entrada do lugarejo Água Verde, semana passada, 22/11/2023, a caminho de Guaramiranga, e vi que tinha uns dois ou três operários trabalhando em algum tipo de reparo. Certamente, estão cuidando bem desse patrimônio. Lembro que comentei com minha esposa que parecia ser um casarão mal assombrado, sem saber que tinha toda essa história por trás. Fiquei curioso e fui pesquisar e cheguei até o seu blog, que eu já conhecia de certo tempo. Muito bom o seu trabalho.

Fátima Garcia disse...

muito grata Francisco José. Faz um tempo que não visito o lugar, espero que os operários façam uma manutenção apropriada e que não haja alteração no imóvel. Obrigada pela visita e pelo comentário.

Anônimo disse...

Realmente e um casarão, que nos deixa na curiosidade de saber sua história.numca entrei lá, mas tenho certeza que qual quer dia.. vou matar minha curiosidade,pq tenho paixão por imóveis antigos.
Passei ontem por lá, e quase nem reconheço, por que era noite, e estava toda iluminada com enfeites natalinos... Fiquei muito feliz por ver, o velho casarão todo iluminado👏👏👏 passem lá a noite, recomendo.

Anônimo disse...

Passeu lá sábado dia 17 de dezembro de 2023 a noite e está tudo iluminado para o natal, mas durante o dia ao retornar percebi que o casarão continua sem pintura, pois pensei que o poder público havia revitalizado. Porém o casarão continua Fascinante!!!

Anônimo disse...

Passei lá sábado dia 16 de dezembro de 2023 a noite e está tudo iluminado para o natal, mas durante o dia ao retornar percebi que o casarão continua sem pintura, pois pensei que o poder público havia revitalizado. Porém o casarão continua Fascinante!!!

Anônimo disse...

está um casarão lindo demais parabéns bem iluminado com luz 💚 lindo


Anônimo disse...

Sempre passo nesse casarão nunca consegui sentir tal conexão como falam