terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Fortaleza e seus principais pontos turísticos. Conheça!


Avenida Beira Mar no Meireles: onde se concentram os hotéis e outros serviços turísticos 
Feira de Artesanato da Avenida Beira Mar: funcionamento diário à partir das 17 horas

A capital do Ceará, também conhecida como a Loira Desposada do Sol, é uma das mais belas e agitadas cidades do Nordeste brasileiro. Fortaleza é uma moderna metrópole, com um mar de águas verdes-azuladas. Mas não é só de belezas naturais que se resume Fortaleza, é também uma cidade cultural, com uma bela arquitetura que mescla história, modernidade e natureza.

 Iracema Guardiã, trabalho do artista plástico Zenon Barreto, uma das cinco Iracemas da cidade. Esta fica na Praia de Iracema

Lembra da Virgem dos Lábios de Mel, do romance de José de Alencar? Ela é nome de uma das mais famosas praias de Fortaleza, a Praia de Iracema. Esta praia é a preferida pelos poetas e intelectuais da cidade e também é conhecida como reduto da boemia. Sua orla apresenta uma bonita formação rochosa; as praias possuem ondas fortes, areias claras e grossas. A imagem de Iracema está tão associada à Fortaleza que existem hoje cinco estátuas da bela índia pela cidade. 

Ponte dos Ingleses, ponto de encontro de turistas e moradores

Um dos seus maiores destaques é a bucólica Ponte dos Ingleses, de onde é possível apreciar o bonito pôr-do-sol da região, além do imponente Centro Dragão do Mar, que está dentre os maiores centros culturais no país.

 Praia do Futuro, onde podem ser encontradas as famosas barracas de praia com serviços de alto padrão

Já a praia do Futuro é a preferida dos turistas. O ambiente é perfeito para um bom mergulho, as areias brancas e as águas claras formam pequenas piscinas naturais. A praia é afastada da área urbana, por isso, possui águas mais limpas, além dos ventos fortes, que permitem a prática de esportes como o windsurf. São cerca de seis quilômetros de praias com o melhor da natureza e da culinária típica. Falando em orla, é na Praia do Meireles que estão localizados os melhores hotéis  e os melhores restaurantes da cidade.

Uma das trilhas do Parque do Cocó
 Passeio turístico no Rio Cocó 

Um dos maiores parques em área urbana da América do Sul está localizado em Fortaleza. O Parque Ecológico do Cocó está situado às margens do rio Cocó, a principal área verde da cidade, formado por belos bosques e um extenso mangue, com fauna e flora características. O local possui uma infraestrutura de lazer que compreende pistas para cooper e caminhadas, ciclovias, quadras esportivas e anfiteatro, além de abrigar trilhas ecológicas, que permitem a realização de agradáveis caminhadas em contato com a natureza, promovendo assim a educação ambiental.

 Fachada do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura

O Centro Dragão do Mar é um dos mais completos espaços de cultura e lazer da cidade, este é um dos mais eruditos e contemporâneos edifícios de Fortaleza. O espaço possui uma bonita arquitetura caracterizada por linhas arrojadas, que entram em contraste com imponentes casarões do início do século XX nos arredores. O nome é uma homenagem ao líder dos jangadeiros José Francisco do Nascimento, que ficou conhecido como Dragão do Mar após liderar um importante movimento abolicionista no Ceará. 

Dependências do Centro Dragão do Mar

O centro cultural também abriga biblioteca, auditório, anfiteatro, salas de cinema, bem como o moderno Museu de Arte Contemporânea, o Teatro Dragão do Mar e o Memorial da Cultura Cearense.

 Ponte Metálica, que já foi o porto de embarque de passageiros e cargas, hoje está desativada.
  
Um ponto turístico bem interessante é a Ponte Metálica que mantém uma longa história de fascínio sobre a população regional e os turistas de Fortaleza. Este foi o principal ponto de embarque e desembarque de passageiros – e de cargas – da capital cearense, até a segunda metade da década de 1940. Depois foi desativada. 

 Uma das atrações mais radicais do Beach Park: um toboágua de 41 metros com altura equivalente a um prédio de 14 andares e o sugestivo nome de Insano. A velocidade da descida atinge 105 km/hora. (foto do site do Beach Park)
   
O mais famoso parque aquático de Fortaleza e o maior do Brasil é o Beach Park,que tem cerca de 35 mil metros quadrados, mais de cem atrações e é dividido em áreas temáticas com brinquedos para crianças e, principalmente, para adultos apaixonados por adrenalina. Além do parque aquático, o local conta o melhor hotel Fortaleza. Para reservar dias de muita diversão na capital cearense, acesse o site da FalaTurista e faça sua reserva online, de forma rápida e muito fácil.

fotos: Fátima Garcia

15 comentários:

Anônimo disse...

ir a Praia do Futuro? só se for com guarda-costa.

Anônimo disse...

Pq. um comentário tão maldoso? estou indo para lá no próximo mês, e já me assustei.

Anônimo disse...

nossa cidade está bem segura
muitos policias em cada esquina
a copa tá chegando,e a segurança aumentou

Anônimo disse...

nossa cidade está bem segura
muitos policias em cada esquina
a copa tá chegando,e a segurança aumentou

Anônimo disse...

Não, nossa cidade não é segura. Um grande número de policiais não significa nada. Nos quatro primeiros meses de 2014, mais de 1 400 pessoas foram assassinadas. O Governo Estadual e a Prefeitura de Fortaleza apenas mascaram isso, mas quem vive aqui sabe que mal se pode viver.

Fátima Garcia disse...

este post é de dezembro de 2011, desde então a situação da nossa segurança pública piorou muito, a polícia não dá conta de tanto marginal e as autoridades parecem que estão inertes, impotentes diante da situação. O que posso recomendar é, quem vier a Fortaleza, redobre seus cuidados: nada de portar objetos de valor, táxi, só os oficiais, não ande sozinho, evite lugares escuros ou pouco frequentados, não se meta com prostitutas, nem aceite ofertas que parecerem vantajosas demais. E boa estadia.

Anônimo disse...

Fortaleza é uma cidade maravilhosa, tem problemas de segurança como as demais metrópoles deste país e o visitante deve atento e tomar suas precauções como se estivesse no Rio. São Paulo ou qualquer outro grande cento urbano. Nada de pânico,apenas cuidado, nada de ostentação desnecessária.

Boa estada.

Anônimo disse...

estou fazem um trabalho e achei a cidade linda.toda cidade tem perigo mas as pessoas sempre tem que tomar cuidado.

Anônimo disse...

estou fazem um trabalho e achei a cidade linda.toda cidade tem perigo mas as pessoas sempre tem que tomar cuidado.

katia padua disse...

Fortaleza estar muito perigosa,fui passar férias lá em Março desse ano(2014) e me arrependi.não pude sequer usar me celular,pois me mandavam esconder dentro das roupas intimas e no silencioso para não correr o risco de tocar e algum ladrão me atacar.fui a praia e não podia usar a câmera fotográfica que já me mandavam guardar ou ficaria sem....é uma pena uma cidade tão linda com parias maravilhosas não oferecer segurança para os turistas...

Fátima Garcia disse...

a sua descrição é compatível com a situação atual da cidade, Katia Padua, não existe segurança nem para moradores nem para turistas. Só quem anda em segurança pela nossa Fortaleza são as autoridades, devidamente escoltadas pela PM. O resto é na base do salve-se quem puder. Infelizmente.

Anônimo disse...

Estou chegando amanhã em fortaleza e já estou preocupado. ..

Fátima Garcia disse...

as coisas melhoraram um pouco com a Copa, anônimo, boa estada em nossa cidade

Anônimo disse...

Me assustei agora....to c passagem marcada pra ir aí em setembro....vamos em 2 casais e mais meu bebe de colo ai q tenso..... :-( ...mas eh em todas as praias ai de Fortaleza? Bj Thata

Anônimo disse...

ia me mudar pra fortaleza, mas dps desses comentarios...