terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Fortaleza e seus principais pontos turísticos. Conheça!


Avenida Beira Mar no Meireles: onde se concentram os hotéis e outros serviços turísticos 
Feira de Artesanato da Avenida Beira Mar: funcionamento diário à partir das 17 horas

A capital do Ceará, também conhecida como a Loira Desposada do Sol, é uma das mais belas e agitadas cidades do Nordeste brasileiro. Fortaleza é uma moderna metrópole, com um mar de águas verdes-azuladas. Mas não é só de belezas naturais que se resume Fortaleza, é também uma cidade cultural, com uma bela arquitetura que mescla história, modernidade e natureza.

 Iracema Guardiã, trabalho do artista plástico Zenon Barreto, uma das cinco Iracemas da cidade. Esta fica na Praia de Iracema

Lembra da Virgem dos Lábios de Mel, do romance de José de Alencar? Ela é nome de uma das mais famosas praias de Fortaleza, a Praia de Iracema. Esta praia é a preferida pelos poetas e intelectuais da cidade e também é conhecida como reduto da boemia. Sua orla apresenta uma bonita formação rochosa; as praias possuem ondas fortes, areias claras e grossas. A imagem de Iracema está tão associada à Fortaleza que existem hoje cinco estátuas da bela índia pela cidade. 

Ponte dos Ingleses, ponto de encontro de turistas e moradores

Um dos seus maiores destaques é a bucólica Ponte dos Ingleses, de onde é possível apreciar o bonito pôr-do-sol da região, além do imponente Centro Dragão do Mar, que está dentre os maiores centros culturais no país.

 Praia do Futuro, onde podem ser encontradas as famosas barracas de praia com serviços de alto padrão

Já a praia do Futuro é a preferida dos turistas. O ambiente é perfeito para um bom mergulho, as areias brancas e as águas claras formam pequenas piscinas naturais. A praia é afastada da área urbana, por isso, possui águas mais limpas, além dos ventos fortes, que permitem a prática de esportes como o windsurf. São cerca de seis quilômetros de praias com o melhor da natureza e da culinária típica. Falando em orla, é na Praia do Meireles que estão localizados os melhores hotéis  e os melhores restaurantes da cidade.

Uma das trilhas do Parque do Cocó
 Passeio turístico no Rio Cocó 

Um dos maiores parques em área urbana da América do Sul está localizado em Fortaleza. O Parque Ecológico do Cocó está situado às margens do rio Cocó, a principal área verde da cidade, formado por belos bosques e um extenso mangue, com fauna e flora características. O local possui uma infraestrutura de lazer que compreende pistas para cooper e caminhadas, ciclovias, quadras esportivas e anfiteatro, além de abrigar trilhas ecológicas, que permitem a realização de agradáveis caminhadas em contato com a natureza, promovendo assim a educação ambiental.

 Fachada do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura

O Centro Dragão do Mar é um dos mais completos espaços de cultura e lazer da cidade, este é um dos mais eruditos e contemporâneos edifícios de Fortaleza. O espaço possui uma bonita arquitetura caracterizada por linhas arrojadas, que entram em contraste com imponentes casarões do início do século XX nos arredores. O nome é uma homenagem ao líder dos jangadeiros José Francisco do Nascimento, que ficou conhecido como Dragão do Mar após liderar um importante movimento abolicionista no Ceará. 

Dependências do Centro Dragão do Mar

O centro cultural também abriga biblioteca, auditório, anfiteatro, salas de cinema, bem como o moderno Museu de Arte Contemporânea, o Teatro Dragão do Mar e o Memorial da Cultura Cearense.

 Ponte Metálica, que já foi o porto de embarque de passageiros e cargas, hoje está desativada.
  
Um ponto turístico bem interessante é a Ponte Metálica que mantém uma longa história de fascínio sobre a população regional e os turistas de Fortaleza. Este foi o principal ponto de embarque e desembarque de passageiros – e de cargas – da capital cearense, até a segunda metade da década de 1940. Depois foi desativada. 

 Uma das atrações mais radicais do Beach Park: um toboágua de 41 metros com altura equivalente a um prédio de 14 andares e o sugestivo nome de Insano. A velocidade da descida atinge 105 km/hora. (foto do site do Beach Park)
   
O mais famoso parque aquático de Fortaleza e o maior do Brasil é o Beach Park,que tem cerca de 35 mil metros quadrados, mais de cem atrações e é dividido em áreas temáticas com brinquedos para crianças e, principalmente, para adultos apaixonados por adrenalina. Além do parque aquático, o local conta o melhor hotel Fortaleza. Para reservar dias de muita diversão na capital cearense, acesse o site da FalaTurista e faça sua reserva online, de forma rápida e muito fácil.

fotos: Fátima Garcia

60 comentários:

Anônimo disse...

ir a Praia do Futuro? só se for com guarda-costa.

Anônimo disse...

Pq. um comentário tão maldoso? estou indo para lá no próximo mês, e já me assustei.

Anônimo disse...

nossa cidade está bem segura
muitos policias em cada esquina
a copa tá chegando,e a segurança aumentou

Anônimo disse...

nossa cidade está bem segura
muitos policias em cada esquina
a copa tá chegando,e a segurança aumentou

Anônimo disse...

Não, nossa cidade não é segura. Um grande número de policiais não significa nada. Nos quatro primeiros meses de 2014, mais de 1 400 pessoas foram assassinadas. O Governo Estadual e a Prefeitura de Fortaleza apenas mascaram isso, mas quem vive aqui sabe que mal se pode viver.

Fátima Garcia disse...

este post é de dezembro de 2011, desde então a situação da nossa segurança pública piorou muito, a polícia não dá conta de tanto marginal e as autoridades parecem que estão inertes, impotentes diante da situação. O que posso recomendar é, quem vier a Fortaleza, redobre seus cuidados: nada de portar objetos de valor, táxi, só os oficiais, não ande sozinho, evite lugares escuros ou pouco frequentados, não se meta com prostitutas, nem aceite ofertas que parecerem vantajosas demais. E boa estadia.

Anônimo disse...

Fortaleza é uma cidade maravilhosa, tem problemas de segurança como as demais metrópoles deste país e o visitante deve atento e tomar suas precauções como se estivesse no Rio. São Paulo ou qualquer outro grande cento urbano. Nada de pânico,apenas cuidado, nada de ostentação desnecessária.

Boa estada.

Anônimo disse...

estou fazem um trabalho e achei a cidade linda.toda cidade tem perigo mas as pessoas sempre tem que tomar cuidado.

Anônimo disse...

estou fazem um trabalho e achei a cidade linda.toda cidade tem perigo mas as pessoas sempre tem que tomar cuidado.

Unknown disse...

Fortaleza estar muito perigosa,fui passar férias lá em Março desse ano(2014) e me arrependi.não pude sequer usar me celular,pois me mandavam esconder dentro das roupas intimas e no silencioso para não correr o risco de tocar e algum ladrão me atacar.fui a praia e não podia usar a câmera fotográfica que já me mandavam guardar ou ficaria sem....é uma pena uma cidade tão linda com parias maravilhosas não oferecer segurança para os turistas...

Fátima Garcia disse...

a sua descrição é compatível com a situação atual da cidade, Katia Padua, não existe segurança nem para moradores nem para turistas. Só quem anda em segurança pela nossa Fortaleza são as autoridades, devidamente escoltadas pela PM. O resto é na base do salve-se quem puder. Infelizmente.

Anônimo disse...

Estou chegando amanhã em fortaleza e já estou preocupado. ..

Fátima Garcia disse...

as coisas melhoraram um pouco com a Copa, anônimo, boa estada em nossa cidade

Anônimo disse...

Me assustei agora....to c passagem marcada pra ir aí em setembro....vamos em 2 casais e mais meu bebe de colo ai q tenso..... :-( ...mas eh em todas as praias ai de Fortaleza? Bj Thata

Anônimo disse...

ia me mudar pra fortaleza, mas dps desses comentarios...

Anônimo disse...

Vai para Jericoacoara que é tranquilo. Outro mundo.

Anônimo disse...

Fortaleza e perigoso como toda Metrópole, se desejam segurança fiquem em suas casas e mesmo assim podem não esta seguro, tudo isso e resposta da insegurança de todo o nosso Pais, João Pessoa, Recife, Maceio, Salvador, Fortaleza, Teresina, São Luiz, Belem, Manaus, sem falar nem falar no Sul e Sudeste

Anônimo disse...

Todas as cidades de nosso país estão sujeitas à violência. Fortaleza é uma bela cidade, com bastante a oferecer! As precauções que devem ser tomadas nesta cidade, são as mesmas que devem ser tomadas em outras cidades brasileiras, pois hoje em dia, segurança falta para todos nós, assim como na falta de qualidade que há nos atendimentos da área de saúde. Turistas que pretendem vir à Fortaleza: Não se assustem, pois Fortaleza é apenas mais uma cidade brasileira qualquer que necessita de melhorias na segurança pública. Nós (turistas e moradores) só não devemos facilitar o prejuízo. Se podemos evitar algo desprezível, então, por que não evitarmos?
Acho que Fortaleza é uma cidade maravilhosa e com excelentes pontos turísticos!
A quem pretende vir para Fortaleza: Boa Sorte e Boa Estadia.

Anônimo disse...

E eu achando meu Rio perigoso... Estou com viagem marcada, já estou com maior cagaço...

Anônimo disse...

uma pessoa que mora no Rio falando "cagaço"?

Unknown disse...

Fátima, como está a segurança agora, pois tenho passagem marcada para 05/01/15. Estou preocupado.
Meu e-mail juliocbitt@gmail.com

Fátima Garcia disse...

Olá Julio Cezar,
dizem que essa violência que a gente vê em Fortaleza não é muito diferente do resto do País. De qualquer modo é de se lamentar que uma cidade que sempre foi receptiva e acolhedora se veja nessa situação. A recomendação é a de sempre: não ande em lugares pouco movimentados, muito cuidado com máquinas, celulares, mochilas e carteiras, e atente para as recomendações que costumam ser feitas nos hotéis. No mais é aproveitar as belezas da nossa cidade. Boa viagem, felicidades por aqui

Anônimo disse...

Jericoacoara é tranquila? Outro dia mataram uma turista italiana próximo à Pedra Furada.

Fátima Garcia disse...

Jericoacoara é tranquila. Não é usual a ocorrência de assassinatos naquela região.

Brisa disse...

Boa noite meus novos amigos do Blog,sou do Estado do Rio de Janeiro.Perigo esta em todo lugar ,eu sou apaixonada por Fortaleza,amor incondicional,eu comecei a ir para Fortaleza em novembro de 2012,voltei em junho de 2013,março de 2014 inclusive levei meus netos comigo desta vez,a minha recente ida para Fortaleza foi agora no dia 1/02/2015 ,quando permaneci 10 dias,e já comprei outro pacote para o mes de agosto próximo quando se Deus permitir ficarei 15 dias.O meu desejo é morar em Fortaleza,só que infelizmente ainda não estou com condições financeiras,mas se tiver oportunidade não pensarei duas vezes.
LEMBRE-SE O QUE TIVER QUE ACONTECER CONTIGO VAI SER EM QUALQUER LUGAR,CLARO QUE VC DEVE TOMAR ALGUNS CUIDADOS ,TAIS COMO NÃO VAI QUERER IR PARA PRAIA COM JÓIAS,AI É PEDIR PARA SER ROUBADO.
Nesta viagem que fiz neste mes encontrei uma moça com a mão engessada ,então ela veio falar comigo para tomar cuidado ,pois ela foi à praia do Futuro e tinha sido assaltada e quebraram o dedo dela que ia ser preciso fazer uma cirurgia,então perguntei vc tomou cuidado ,ela respondeu que foi para praia com jóias,pediu para ser roubada.Não deixem de visitar Fortaleza ,pois ela é linda e o seu povo um povo alegre que eu aprendi a amar.

Anônimo disse...

Boa noite! Estou indo a Fortaleza domingo, gostaria de algumas dicas como praias a ser visitadas, boates, bares. Curto muito uma praia de naturismo não sei se fortaleza tem essa pratica. alguém pode me informar?

Anônimo disse...

Qual o nome do aquário q esta sendo construído em fortaleza dizem q sera um dos maior estou indo p fortaleza e tenho interesse em conhecer

DRAKKO disse...

Oi,amiga Fátima Garcia,sou um cearense morando há mais de 10 anos aqui no RS,mais precisamente ,na capital, em Porto Alegre.
Bom,pelos relatos das pessoas que estão afim de conhecer nossas maravilhosas paisagens praianas,digo que ,como foi anunciado por ti e alguns,a precaução é o melhor remédio e sempre que for possível ,não estar sozinho durante os passeios,pois ,os meliantes se aproveitam no fator surpresa justo quando a possível vítima se encontra sozinha na maioria das vezes.
sou de Fortaleza e amo minha cidade ,sinto saudades e estive aí,junto com minha mulher e filha ,que aliás ,são Gaúchas,em Setembro de 2013.
Achei o trânsito muito caótico ,muitos carros e muitas obras em avenidas e ruas ,claro ,era o ano da copa ,eu dou um desconto nisto,mas,pretendo novamente ,se tudo der certo ,ir novamente em Setembro e matar a saudade ,visitando meus familiares e minha mada e gloriosa cidade Alencarina.
Pra todos ,sempre sejam bem-vindos a Fortaleza,aproveitam da nossa boa hospitalidade ,respeito e atenção e carinho em recebê-los,venham com pensamento bons ,positivos e não descuidando da sua segurança e ouvindo bem e respeitando as recomendações repassadas,enfim,tudo dará certo e será agradável a visita.
Parabéns por este material ,Fátima,muito prazeroso de ler e bem elaborado,um grande abraço desse seu conterrâneo que virou um cearucho( CEARÁ+GAÚCHO),RSRSRSRSRS!!!

Fátima Garcia disse...

o Aquario ainda está sendo construído, vc pode visitar uma maquete que tem ao lado da obra. Fica na Praia de Iracema, em frente a Ponte metálica

Anônimo disse...

Valha meu deus! pois vivo minha vida normalmente aqui em fortaleza! Já fui a todas as praias inclusive jerí... vejo tds coM celular e cameras fotográficas na mão...nao é bem por aí! O que vc nao pode fazer é ficar dando sopa p bandido mas isso acho q é um problema de todo país!Fiquem tranquilos qndo quiserem vir pra cá, não tem diferença da maioria dos estados brasileios, basta tomar os devidos cuidados e curtir essa cidade maravilhosa!

Anônimo disse...

Valha meu deus! pois vivo minha vida normalmente aqui em fortaleza! Já fui a todas as praias inclusive jerí... vejo tds coM celular e cameras fotográficas na mão...nao é bem por aí! O que vc nao pode fazer é ficar dando sopa p bandido mas isso acho q é um problema de todo país!Fiquem tranquilos qndo quiserem vir pra cá, não tem diferença da maioria dos estados brasileios, basta tomar os devidos cuidados e curtir essa cidade maravilhosa!

Carla disse...

Ola, estou com viagem marcada para setembro ficarei em Mucuripe, quais lugares você sugere para visitação? Grata.

Fátima Garcia disse...

Olá Carla,
estando no Mucuripe, você terá acesso a muitas sugestões de passeios e dicas de locais a serem vistos, ao passear no calçadão da Avenida Beira-Mar.

Anônimo disse...

Parem!Parem! voces me ofendem! Fortaleza, assim como toda metropole e capitais MUITO desenvolvidas urbanamente e comercialmente tem seus problemas. A maioria dos comentários que li eram mentira gente, obviamente em uma capital brasileira você não vai andar com um iphone na mão o tempo todo, e claro, existem horários para voce visitar a Beira Mar, Praia do Futuro e Iracema, obviamente ir em um horario deserto ou tarde da noite vai ser perigoso! Olá, não estamos nos states ué. Toda, TODA capital brasileira eh perigossa, fortaleza deve ser a menos. Hoje mesmo fui para Iracema e achei lindo! Tudo limpo e com muitos policiais. Obvio que se vc for pra um pier que é o dia todo deserto voce ira ter problemas. O fato é que Fortaleza mudou muito! Bicicletas compartilhadas, guarda aumentada, centros urbanos de cultura e arte onde tem teatro cinema e cursos para a populção ate 29 anos. E Jericoacoara eh perigosso. Fui perseguido e ainda tive meu cartão clonado. Meçam suas palavras! Fortaleza é uma ótima cidade! com uma diversidade entre suburbios, praias, favelas e bairros nobres... Parem de ser tão hipocritas.

Unknown disse...

Não é por nada não, mas aquela feira de artesanato na beira mar acaba com a beleza da nossa orla. Você passeia pelo calçadão durante o dia e vê aquele monte de caixotes entulhados. A nossa beira mar já não é muito bonita, pois só tem prédios e pra piorar, a 'famosa feirinha de artesanato' ocupando um espaço que devia ser de circulação. Saudade dos anos anos 80 quando só existia areia naquele local e a beira mar era de paralelepípedo.

Fátima Garcia disse...

A Beira-mar já foi mais organizada, agora é tudo uma bagunça. A feirinha é um bem objeto de tombamento e é uma das atrações turísticas mais visitadas da cidade. Mas os próprios feirantes, que deveriam ser os maiores interessados em manter a estética do lugar, são os primeiros a bagunçar o ambiente. Tinha que ter uma fiscalização mais eficiente e normas rígidas para disciplinar a Beira-mar. Como não tem, cada um faz o que quer...

Unknown disse...

Caramba sou de Belém estou com passagem marcada para dia 15/10 e nao é de agora que ouço essas historias de que esta perigoso e que nem ao menos possa usar celular pois eles roubam na cara de pau.

Unknown disse...

Caramba sou de Belém estou com passagem marcada para dia 15/10 e nao é de agora que ouço essas historias de que esta perigoso e que nem ao menos possa usar celular pois eles roubam na cara de pau.

Fátima Garcia disse...

infelizmente a gente não pode ficar enganando turistas de que não há riscos. Há, sim e você precisa ser cuidadoso com seus bens e sua integridade. Infelizmente. Mas desejo que vc tenha uma boa estadia.

Tamyres disse...

Olá estou indo no final do ano para Fortaleza, gostaria que vocês e principalmente a Fátima me informa se restaurantes e barzinho, e outros roteiros. Quero várias dicas.

Ja fui outras vezes e nunca me aconteceu nada, graças a Deus. Acho que só acontece com quem facilita.

Tamyres disse...

Ola Fátima estou indo no final do ano para Fortaleza , e vou ficar no bairro Cidade dos funcionários, esse bairro fica perto da praia do futuro?

Fátima Garcia disse...

Oi Tamyres, desejo-lhe uma boa estada em Fortaleza, final de ano a cidade fica lotada. Uma vez aqui vc vai encontrar tantas opções de bares, restaurantes e boates, que fica difícil indicar um especificamente. Na avenida Beira-mar, no bairro Meireles e Aldeota existem inúmeras opções, só p/citar os mais visitados por turistas. O bairro Cidade dos Funcionários não é próximo da Praia do Futuro, vc vai precisar de transporte para se deslocar entre eles. abs

Unknown disse...

Boa tarde Fátima, estou seguindo esse fds para Fortaleza, ficarei em meireles, podes me dar algumas recomendações?

Unknown disse...

Boa tarde Fátima, estou seguindo esse fds para Fortaleza, ficarei em meireles, podes me dar algumas recomendações?

Anônimo disse...

Todo ano passo férias em fortaleza no mês de novembro, e graças a Deus nunca vi esse perigo todo

Anônimo disse...

Estou indo para Fortaleza em janeiro de 2016, será que a segurança é garantida?





Anônimo disse...

Estou indo a passeio à Fortaleza com meus 2 filhos. Por favor gostaria de algumas dicas de segurança, principalmente para se deslocar aos pontos turísticos.

Unknown disse...

Boa noite! Eu não gosto de Fortaleza, existe lugares bem melhor. O povo cearense não recebe bem os seus turistas, e somos nós que giramos uma Boa parte da economia desse lugarzinho. #NAORECOMENDOFORTALEZS

Anônimo disse...

Bom dia estaremos indo a fortaleza agora em abril,gostaria de saber onde encontrar boate pra nos divertir.

Anônimo disse...

Bom dia Fátima estaremos indo a Fortaleza em abril e vamos ficar na praia do futuro,gostaríamos que nos ajudasse onde encontra lugares noturno pra nos divertir .

Unknown disse...

Whatsapp: 997308268 paulo conheço vários lugares

Mairon disse...

Boa visita é também a EMCETUR - Centro de Turismo do Ceará, antiga cadeia pública do Ceará, lugar de muita cultura e artesanato também.

Anônimo disse...

PERIGO TEM EM TODO LUGAR , CABE A CADA UM SE PREVENIR , EU VOU EM ABRIL E TENHO CERTEZA QUE SERÁ ÓTIMO O MEU PASSEIO EM FORTALEZA E TODA A REGIÃO , JERICOACOARA , CANOA QUEBRADA E TUDO MAIS . LUIS CABRAL.

Anônimo disse...

Estive em Fortaleza agora em abril, éramos 06, passeamos bastante e nada nos aconteceu, graças a Deus, em termos de segurança. O que ñ nos agradou foi a atitude de alguns taxistas que se recusam a fazer pequenos trajetos, como Hotel p/ Restaurante próximo, mas há outros que fazem passeios ótimos, com muita receptividade.
Jericoacoara é maravilhosa, exceto algumas das camionetes que fazem o trajeto de Jijoca para Jericoacoara, pelo mau estado de conservação.
Gostamos de passear com o Cabeludo, ele trabalha com Bugg e camionete em Jericoacoara. Atencioso e calmo.

Jane disse...

Oi Fátima. Estarei indo com meus filhos de 12 e 13 anos no dia 19/11/16 e gostaria de dicas. Vou no dia 20 para Cumbuco e no dia 21 para Bleach Park. O que fazer sábado à tarde e terça feira o dia inteiro?

Anônimo disse...

Dicas de Segurança em Fortaleza e nas grandes capitais do país:
- Evite andar com o celular na mão
- Evite usar jóias
- Evite ficar sozinho em locais com pouco movimento

Dicas de locais:
- Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (http://www.dragaodomar.org.br/)
- Museu do Ceará (http://www.secult.ce.gov.br/index.php/equipamentos-culturais/museu-do-ceara/43521)
- Teatro José de Alencar (http://www.secult.ce.gov.br/index.php/programacao/teatro-jose-de-alencar)
- Mercado Central de Fortaleza (http://www.mercadocentraldefortaleza.com.br/)

Para mais dicas, sugiro ver o link: http://guia.melhoresdestinos.com.br/o-que-fazer-em-fortaleza-142-1480-p.html

Mônica Souza disse...

Estarei indo à Fortaleza em breve. Nenhum desses comentários me assustam. Todas as cidades estão a mercê de seus governantes, das autoridades públicas e dos órgãos (in)competentes que deveriam zelar tanto pelo patrimônio público, quanto e PRINCIPALMENTE do seu povo. Esconder celular, não usar joias, andar sempre acompanhado são regras que em todas as cidades grandes; sejam elas no Brasil ou em qualquer parte do mundo, devemos seguir. Não é e nunca será uma exclusividade da cidade de Fortaleza, que no alto de suas belezas naturais e povo tão receptivo, deveria sim, ser reconhecida como Patrimônio Nacional. Sou do Rio de Janeiro. Conheço Fortaleza e quase todas as capitais do Nordeste, bem como de quase todo o pais. Em breve estarei na cidade, que por sinal foi a escolhida pela minha filha para passar o seu aniversário de 18 anos. Até breve Fortaleza!!!

reginaldo disse...

Não vá para a praia do futuro. Muito perigosa

Anônimo disse...

estou com uma viagem marcada pra setembro de 2017,esses comentarios me assutou um pouco.mas não vou deixar de ir só por causa desses comentarios.moro em bh e aqui tbem está muito perigoso.espero q não venha acontecer nada comigo e nem com minha esposa.mas q fortaleza me espere não to nem ai.so quero me divertir muito.

Anônimo disse...

Boa Tarde! Estou com uma viagem marcada para janeiro é gostaria de saber sobre a cidade. Pois li alguns comentários sobre violência é quero dicas de como me prevenir estando com criança?
Infelizmente todo país está muito perigoso.
obrigada.