sábado, 10 de dezembro de 2011

Monumento a Nossa Senhora da Paz


Localizado na Praça do Carmo junto ao patamar da respectiva igreja matriz, encontra-se um expressivo monumento dedicado a Nossa Senhora da Paz, em tamanho regular, sobre um pedestal de alvenaria.

A ideia da colocação do monumento partiu dos senhores Milton de Sousa Carvalho e Adolfo G. de Siqueira, sendo custeado por subscrição popular, em razão de um voto que fizera para que o estado voltasse à sua normalidade, diante de situações extraordinárias que então se passavam no campo político.

No início do ano de 1912 o Ceará, como outros estados da Federação, esteve envolvido em lutas internas que alteraram profundamente o seu mecanismo político-administrativo. Nesse ano tendo sido deposto o presidente Nogueira Accioly, assumiu o governo um dos seus vice-presidentes, para entregar meses depois, a direção do Estado ao coronel Marcos Franco Rabelo. 

Este ia em meio ao seu quadriênio presidencial quando irrompeu, em Juazeiro, um movimento sedicioso, chefiado pelo dr. Floro Bartolomeu,  sob o  manto protetor do Padre Cícero. Toda a região sul do estado foi, sem grande esforço, dominada pelos rebeldes que, dia a dia, se aproximavam da capital, ameaçando invadi-la a fim de tomarem as rédeas do poder das mãos do coronel Franco Rabelo.

Tal fato, como era natural, trouxe inquietação e muita apreensão aos moradores de Fortaleza, pois não se podiam avaliar os desatinos que seriam cometidos por uma horda de fanáticos, embora chefiados por homens de responsabilidades, mas que não teriam como mantê-los sob controle.

O governo legalmente constituído declarava-se desprovido de meios eficazes para reestabelecer a ordem, já tendo experimentado sérios reveses. Diante desse cenário, o governo federal  resolver intervir no estado, na forma do art. 6° n 2 da Constituição da República, e de uma hora para outra cessaram as hostilidades, e uma nova era de paz se iniciou.


A cidade de Fortaleza não foi atingida em sua integridade e o voto feito a N. S. da Paz era cumprido. A imagem da  santa veio de Paris, sendo seu assentamento feito pelo Sr. Luiz Gonzaga Flávio da Silva. No pedestal, em uma folha de livro aberto no mármore, lê-se:
Monumento
 a
N.S. da Paz
Adquirido por subscrição popular
 1912 – 1921
Em outra folha:
Erigido por iniciativa de Milton de Sousa Carvalho e Adolfo G. de Siqueira.

O monumento foi inaugurado em 24 de janeiro de 1921, dia em que a igreja católica consagra a santa homenageada.
Fonte
Eusébio de Sousa.

Nenhum comentário: