domingo, 4 de abril de 2010

ABA Film


loja da ABA Film na Rua Floriano Peixoto, em frente a Praça do BNB: fechada

Em 1934 quando Fortaleza contava com uma população de 137.789 habitantes, um bancário de 18 anos de idade, decidiu montar um laboratório fotográfico, cujo nome foi formado pelas iniciais do seu nome.
O bancário chama-se Ademar Bezerra de Albuquerque, o estabelecimento recebeu o nome de ABA Film.
A ABA Film tornou-se a principal referência em fotografia no Ceará.
Muitas histórias do Estado e de Fortaleza foram contadas pela ABA Film através de suas imagens.
O laboratório da ABA Film especialista em revelação de imagens analógicas, não resistiu a modernidade das maquininhas digitais. A matriz da empresa, que ficava na Avenida Heráclito Graça, já encerrou suas atividades há algum tempo, agora estão fechando as unidades espalhadas pela cidade.

Fotos da Aba Film


Traslado dos restos mortais do General Sampaio na Avenida Bezerra de Menezes, com a presença do então Governador Virgilio Távora (1966)

Foto tirada logo após o desabamento da Igreja do Coração de Jesus (1957)


Camnpanha politica do Marechal Henrique Teixeira Lott em Fortaleza, com a presença de Francisco Menezes Pimentel, Parsifal Barroso e Armando Falcão (sentados) De pé alguns repórteres, entre eles, Edilmar Norões e Armando Vasconcelos (1959)


Este incêndio destruiu completamente o Edificio Majestic e as Lojas Brasileiras na Praça do Ferreira (1955)

Inauguração do Posto Nash, que vendia combustiveis e serviços (1950)

Inauguração do prédio da Assistência Municipal, na esquina das Ruas Senador Pompeu com Antonio Pompeu, na antiga Praça de Pelotas (1940)

Edificio Parente, na esquina das ruas Barão do Rio Branco com Guilherme Rocha (1936)

Inauguração da nova sede do Naútico Atlético Cearense (1952)

Parque aquático do Náutico (1958)

fotos antigas: Arquivo NIREZ

17 comentários:

Laura Lima disse...

fiquei chocada quando vi a aba film fechada, uma empresa que prestou tantos e bons serviços, merecia sorte melhor.

blamail_2004 disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Roberto Pires disse...

Também estou triste com o fechamento da ABA FILM.

Tradição,História e presença.

Foi na ABA FILM que revelei as fotos que registraram boas lembranças da minha vida.

tacila disse...

infelizmente,noticia triste,para os cearenses...e principalmente, para , meu filho de 6 anos,pois temos contrato de acompanhamento o qual nao foi finalizado.gostaria de receber pelo menos: o poster(quadro) e o album.(tacilarg@hotmail.com)quero que entre em contato,ok.agradeço.

Anônimo disse...

Se ao menos eles tivessem pago os funcionários! Agora estão todos de mãos abanando. Fechou por pura má administração e falta de compromisso com os reais valores da empresa.

gleydiane disse...

Olá
fiz um book queria saber se ainda existem minhas fotos?
meu email ane15_1@hotmail.com

Larissa Rodrigues disse...

OI eu fiz minhas fotos e queria saber se ainda existe por favor entre em contato ( larissa-rjm@hotmail.com) eu queria muito essas fotos por favor me ajude entrando em contado para me saber o que eu posso fazer para recurar as minhas fotos!!!

Email:larissa-rjm@hotmail.com

larissa disse...

OI. eu fiz um book e queria saber se ainda existe por favor entre em contato ( larissa-rjm@hotmail.com )o que eu posso fazer para recurar meu book???

Email:larissa-rjm@hotmail.com

Fátima Garcia disse...

Olá Larissa,
infelizmente não há ninguém para responder ou se resposabilizar por suas fotos. Quando a empresa fechou os proprietários sumiram do mapa, dizem, deixando "na mão" muitas pessoas como você, que contrataram os serviços, pagaram por eles e não receberam. Não foi uma saída honrosa
abs

Anônimo disse...

Infelizmente a ABAFILM fechou as portas,pois era uma empresa com mais 75 anos de mercado.
Uma empresa como essa nunca deixaria seus clientes em situacao constrangeradora,sem um motivo justo. Uma coisa que o seu fundador e gestores eram e sempre serao pessoas decentes,pois quem vive no comercio ou do comercio sabe que existem momentos dificeis,que foge ao merito de seu administrador.

Fátima Garcia disse...

Olá Anônimo,
que a Aba Film deixou algumas pessoas "na mão" é incontestável, basta ver os comentários que fizeram aqui nesse espaço. Entendemos que são situações que fogem ao controle dos administradores e não acreditamos que sejam atos planejados ou intencionais, mas que pessoas sairam prejudicadas, é fato. Se você tiver algum contato com alguém da antiga loja, pergunte pelos books das pessoas que comentaram aqui no blog. Garanto que elas ficariam muito felizes, se tivessem a oportunidade de recuperar suas fotos.
abs

Anônimo disse...

Boa tarde a todos,
Me deparei com esse post sobre a Aba Film e gostaria primeiro, agradecer o carinho com o que algumas pessoas falam sobre uma empresa que fez parte, durante tantos anos, da vida dos cidadãos de Fortaleza.
Também li sobre alguns comentários em relação a postura dos administradores e/ou possíveis prejuízos causados a clientes.
Sou neto do fundador da Abafilm , e por 15 anos trabalhei na empresa, começando de baixo até chegar ao cargo de Supervisor Geral. Durante todos os anos de trabalho, testemunhei atitudes dos proprietários em relação aos clientes e aos colaboradores da empresa, atitudes essas, que foram CORRETAS e de um RESPEITO inquestionável !!
Durante muitos anos, a Abafilm acolheu os seus funcionários dando, inclusive, mais benefícios que a maioria das outras empresas no comércio em geral.
Ganhou prêmios não só no Ceará, como no Brasil, sendo eleita por diversas vezes, a melhor empresa de fotografia do ano. Sempre pautou o respeito como principal via de satisfação para seus clientes, e esses devolviam em troca de uma fidelidade reconhecida por mais de 50% do mercado de fotografia regional.
Sempre foi exemplo no DECON-CE como uma empresa que não trazia problemas para seus clientes, e quando acontecia, resolvia sem questionar. Entendendo que a satisfação garantida gerava retorno e boa imagem.
Quando a Abafilm resolveu FECHAR, era por uma simples e única razão, NÃO EXISTIA MAIS MERCADO DE SERVIÇOS FOTOGRÁFICOS que exigissem uma rede de lojas espalhada por toda a cidade. As pessoas com a chagada da fotografia digital, não necessitavam dos serviços de revelação de suas fotos. Não foi a Abafilm que fechou, foi o mercado que ACABOU !! A Kodak, Fuji, Agfa e outras empresas internacionais fecharam, faliram ou simplesmente encerraram suas atividades.
Entendo que algumas pessoas possam imaginar que foi incompetência dos sócios, mas esses, fizeram de tudo !!! Tudo mesmo para não encerrar.
Posso garantir que todo o patrimônio de cada sócio e de seus familiares foram colocados na empresa. Não houve nenhuma atitude que questione o caráter ou ética da familia Albuquerque. Isso é inquestionável !!!
Todos os esclarecimentos sobre o fechamento da empresa foram dados de forma transparente e participativo.
Eventuais problemas que surgiram na justiça, foram e estão sendo tratados sempre com muita seriedade e respeito, palavras que definem todos os membros da familia Albuquerque.
Obrigado pelo o espaço, e sempre lembrarei com muito carinho de todos os colaboradores e clientes da Abafilm.

Jorge Albuquerque Filho.

Fátima Garcia disse...

obrigada pelos esclarecimentos Jorge.Fui cliente da Aba Film durante anos, e também nunca tive queixas quanto ao serviço ou ao atendimento.

Marcia Virginia disse...

Finalmente existe alguma possibilidade de conseguir as fotos de um book que inclusive já estava no cd.

Marcia Virginia disse...

Finalmente, existe a possibilidade de conseguir as fotos de um book q inclusive já estava no CDs.

Fátima Garcia disse...

Marcia Virginia, não entendi bem se você está afirmando ou perguntando se existe essa possibilidade de conseguir fotos que já estavam salvas em CD. Se você conseguiu, parabéns!
abs

Karla Stefania disse...

bom dia! Prezados, alguem conseguiu alguma foto ou resposta sobre book da abafilm? Tambem fiz um la em 2007 e nunca recebi, gostaria muito pois era de quando estava gravida e não tenho nenhuma foto desse momento.
Anonimo voce poderia nos ajudar sendo neto do dono a conseguir tais fotos? Gostaria de comprar-las. obrigada Karla
email: karlabarboza@hotmail.com