domingo, 11 de abril de 2010

13 de Maio - Uma Avenida chamada Flor do Prado

O Santuário de Fátima é a principal referência da Avenida. Inaugurado em 1953. 

Nos anos 1950 em um arrabalde de Fortaleza, no encontro das atuais Avenidas Visconde do Rio Branco e Pontes Vieira, havia um ponto de parada de dezenas de comboieiros vindos do interior, que ficavam ali para descanso e reorganização dos seus trabalhos. A este ponto de encontro os nativos deram o nome de Tauape, que significa “caminho de barro”. Por invocação a São João, foi erguida uma capela no local, daí surgindo o nome São João do Tauape.
Os mercadores já se encontravam próximo ao centro da cidade, mas já não podiam seguir cidade adentro, pela Avenida Visconde do Rio Branco, com cargas em bois, cavalos e mulas.
A passagem da caravana gerava tumulto e confusão entre os moradores, atrapalhava os carros e o bonde que percorria toda a avenida até o fim da linha, que ficava próximo da esquina onde funcionou o Cine Atapu. 
O crescimento da cidade impunha uma nova ordem. Não se podia mais permitir o ingresso de animais a sujar a avenida e o centro.
Nasceu então a idéia de abrir uma nova via que unisse o São João do Tauape ao antigo Prado, mais tarde Benfica. (O Prado foi o primeiro estádio de futebol do Ceará, chamado assim porque também promovia corridas de cavalos. Ficava situado onde hoje está o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, o antigo CEFET).
O caminho já existia, só que bastante precário. Planejaram então transformar esse caminho numa importante avenida que desse acesso aos mercados e dezenas de ruas, facilitando o acesso entre os bairros. Todos os meios de transporte seriam beneficiados, e os comboieiros seguiriam com suas mercadorias por toda a avenida, sem impedimentos, até o Prado ou Benfica, passando por diversas até atingirem seus objetivos.

Campo do Prado em 1927 (arquivo Nirez)

O meio mais fácil seria seguir pela mata rumo ao Oeste, descendo nas terras férteis da Fazenda Canadá, de propriedade do Dr. Pergentino Ferreira.
O então prefeito Acrísio Moreira da Rocha (1948-1951) providenciou um encontro de amigos com o dono das terras. Teria sido discutida a criação de uma grande rua que beneficiasse toda a região e facilitasse o acesso entre os bairros.
Diante da concordância do dono da fazenda Canadá, estava aberto o caminho para a construção da via inicialmente chamada de Avenida Flor do Prado.

Nenhum comentário: