domingo, 4 de abril de 2010

ABA Film


loja da ABA Film na Rua Floriano Peixoto, em frente a Praça do BNB: fechada

Em 1934 quando Fortaleza contava com uma população de 137.789 habitantes, um bancário de 18 anos de idade, decidiu montar um laboratório fotográfico, cujo nome foi formado pelas iniciais do seu nome.
O bancário chama-se Ademar Bezerra de Albuquerque, o estabelecimento recebeu o nome de ABA Film.
A ABA Film tornou-se a principal referência em fotografia no Ceará.
Muitas histórias do Estado e de Fortaleza foram contadas pela ABA Film através de suas imagens.
O laboratório da ABA Film especialista em revelação de imagens analógicas, não resistiu a modernidade das maquininhas digitais. A matriz da empresa, que ficava na Avenida Heráclito Graça, já encerrou suas atividades há algum tempo, agora estão fechando as unidades espalhadas pela cidade.

Fotos da Aba Film


Traslado dos restos mortais do General Sampaio na Avenida Bezerra de Menezes, com a presença do então Governador Virgilio Távora (1966)

Foto tirada logo após o desabamento da Igreja do Coração de Jesus (1957)


Camnpanha politica do Marechal Henrique Teixeira Lott em Fortaleza, com a presença de Francisco Menezes Pimentel, Parsifal Barroso e Armando Falcão (sentados) De pé alguns repórteres, entre eles, Edilmar Norões e Armando Vasconcelos (1959)


Este incêndio destruiu completamente o Edificio Majestic e as Lojas Brasileiras na Praça do Ferreira (1955)

Inauguração do Posto Nash, que vendia combustiveis e serviços (1950)

Inauguração do prédio da Assistência Municipal, na esquina das Ruas Senador Pompeu com Antonio Pompeu, na antiga Praça de Pelotas (1940)

Edificio Parente, na esquina das ruas Barão do Rio Branco com Guilherme Rocha (1936)

Inauguração da nova sede do Naútico Atlético Cearense (1952)

Parque aquático do Náutico (1958)

fotos antigas: Arquivo NIREZ

47 comentários:

Laura Lima disse...

fiquei chocada quando vi a aba film fechada, uma empresa que prestou tantos e bons serviços, merecia sorte melhor.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Roberto Pires disse...

Também estou triste com o fechamento da ABA FILM.

Tradição,História e presença.

Foi na ABA FILM que revelei as fotos que registraram boas lembranças da minha vida.

Unknown disse...

infelizmente,noticia triste,para os cearenses...e principalmente, para , meu filho de 6 anos,pois temos contrato de acompanhamento o qual nao foi finalizado.gostaria de receber pelo menos: o poster(quadro) e o album.(tacilarg@hotmail.com)quero que entre em contato,ok.agradeço.

Anônimo disse...

Se ao menos eles tivessem pago os funcionários! Agora estão todos de mãos abanando. Fechou por pura má administração e falta de compromisso com os reais valores da empresa.

Unknown disse...

Olá
fiz um book queria saber se ainda existem minhas fotos?
meu email ane15_1@hotmail.com

Larissa Rodrigues disse...

OI eu fiz minhas fotos e queria saber se ainda existe por favor entre em contato ( larissa-rjm@hotmail.com) eu queria muito essas fotos por favor me ajude entrando em contado para me saber o que eu posso fazer para recurar as minhas fotos!!!

Email:larissa-rjm@hotmail.com

Unknown disse...

OI. eu fiz um book e queria saber se ainda existe por favor entre em contato ( larissa-rjm@hotmail.com )o que eu posso fazer para recurar meu book???

Email:larissa-rjm@hotmail.com

Fátima Garcia disse...

Olá Larissa,
infelizmente não há ninguém para responder ou se resposabilizar por suas fotos. Quando a empresa fechou os proprietários sumiram do mapa, dizem, deixando "na mão" muitas pessoas como você, que contrataram os serviços, pagaram por eles e não receberam. Não foi uma saída honrosa
abs

Anônimo disse...

Infelizmente a ABAFILM fechou as portas,pois era uma empresa com mais 75 anos de mercado.
Uma empresa como essa nunca deixaria seus clientes em situacao constrangeradora,sem um motivo justo. Uma coisa que o seu fundador e gestores eram e sempre serao pessoas decentes,pois quem vive no comercio ou do comercio sabe que existem momentos dificeis,que foge ao merito de seu administrador.

Fátima Garcia disse...

Olá Anônimo,
que a Aba Film deixou algumas pessoas "na mão" é incontestável, basta ver os comentários que fizeram aqui nesse espaço. Entendemos que são situações que fogem ao controle dos administradores e não acreditamos que sejam atos planejados ou intencionais, mas que pessoas sairam prejudicadas, é fato. Se você tiver algum contato com alguém da antiga loja, pergunte pelos books das pessoas que comentaram aqui no blog. Garanto que elas ficariam muito felizes, se tivessem a oportunidade de recuperar suas fotos.
abs

Anônimo disse...

Boa tarde a todos,
Me deparei com esse post sobre a Aba Film e gostaria primeiro, agradecer o carinho com o que algumas pessoas falam sobre uma empresa que fez parte, durante tantos anos, da vida dos cidadãos de Fortaleza.
Também li sobre alguns comentários em relação a postura dos administradores e/ou possíveis prejuízos causados a clientes.
Sou neto do fundador da Abafilm , e por 15 anos trabalhei na empresa, começando de baixo até chegar ao cargo de Supervisor Geral. Durante todos os anos de trabalho, testemunhei atitudes dos proprietários em relação aos clientes e aos colaboradores da empresa, atitudes essas, que foram CORRETAS e de um RESPEITO inquestionável !!
Durante muitos anos, a Abafilm acolheu os seus funcionários dando, inclusive, mais benefícios que a maioria das outras empresas no comércio em geral.
Ganhou prêmios não só no Ceará, como no Brasil, sendo eleita por diversas vezes, a melhor empresa de fotografia do ano. Sempre pautou o respeito como principal via de satisfação para seus clientes, e esses devolviam em troca de uma fidelidade reconhecida por mais de 50% do mercado de fotografia regional.
Sempre foi exemplo no DECON-CE como uma empresa que não trazia problemas para seus clientes, e quando acontecia, resolvia sem questionar. Entendendo que a satisfação garantida gerava retorno e boa imagem.
Quando a Abafilm resolveu FECHAR, era por uma simples e única razão, NÃO EXISTIA MAIS MERCADO DE SERVIÇOS FOTOGRÁFICOS que exigissem uma rede de lojas espalhada por toda a cidade. As pessoas com a chagada da fotografia digital, não necessitavam dos serviços de revelação de suas fotos. Não foi a Abafilm que fechou, foi o mercado que ACABOU !! A Kodak, Fuji, Agfa e outras empresas internacionais fecharam, faliram ou simplesmente encerraram suas atividades.
Entendo que algumas pessoas possam imaginar que foi incompetência dos sócios, mas esses, fizeram de tudo !!! Tudo mesmo para não encerrar.
Posso garantir que todo o patrimônio de cada sócio e de seus familiares foram colocados na empresa. Não houve nenhuma atitude que questione o caráter ou ética da familia Albuquerque. Isso é inquestionável !!!
Todos os esclarecimentos sobre o fechamento da empresa foram dados de forma transparente e participativo.
Eventuais problemas que surgiram na justiça, foram e estão sendo tratados sempre com muita seriedade e respeito, palavras que definem todos os membros da familia Albuquerque.
Obrigado pelo o espaço, e sempre lembrarei com muito carinho de todos os colaboradores e clientes da Abafilm.

Jorge Albuquerque Filho.

Fátima Garcia disse...

obrigada pelos esclarecimentos Jorge.Fui cliente da Aba Film durante anos, e também nunca tive queixas quanto ao serviço ou ao atendimento.

Unknown disse...

Finalmente existe alguma possibilidade de conseguir as fotos de um book que inclusive já estava no cd.

Unknown disse...

Finalmente, existe a possibilidade de conseguir as fotos de um book q inclusive já estava no CDs.

Fátima Garcia disse...

Marcia Virginia, não entendi bem se você está afirmando ou perguntando se existe essa possibilidade de conseguir fotos que já estavam salvas em CD. Se você conseguiu, parabéns!
abs

Unknown disse...

bom dia! Prezados, alguem conseguiu alguma foto ou resposta sobre book da abafilm? Tambem fiz um la em 2007 e nunca recebi, gostaria muito pois era de quando estava gravida e não tenho nenhuma foto desse momento.
Anonimo voce poderia nos ajudar sendo neto do dono a conseguir tais fotos? Gostaria de comprar-las. obrigada Karla
email: karlabarboza@hotmail.com

Anônimo disse...

PESSOAL A ABAFILM PELO MENOS TINHA OU TEM FOTOGRAFIAS DE MEU MUNICIPIO QUE É A CIDADE DE ITAPAJÉ CEARÁ.
ESTÁ É UMA DUVIDA QUE DESEJO TIRAR.

Rosa Maria disse...

Aba Film! Representou muito na minha infãncia. Minha família, recém-chegada a Fortaleza em 1946, teve o privilégio de gozar da amizade de Antônio Albuquerqe, o Tony da Aba Filme, louríssimo, que parecia mais americano que cearense. Aparência, roupas, tudo remetia aos States, de quem era fâ incondicional. Tenho todos os retratos tirados por ele da minha família, inclusive o meu colorizado, pois ainda não existia filme colorido naquela época. Tony e Célia, pai de 3 louríssimos rebentos, dos quais só lembro o nome da linda Evelyn.
Fiquei triste com o fechamento da Aba Fiolm, mas o mundo mudou,não há mais lugar para as antigas câmeras. mais um capítulo fechado. Aos descendentes de Tony e Célia, o meu abraço.

Rafael Castelo disse...

Esta semana mesmo estive com o Jorge Albuquerque, tomamos um trago e ele tocou várias de suas músicas ao piano do restaurante. Família maravilhosa, empresa que marcou época, sempre existirá em nossos corações.

Anônimo disse...

Bon Dia fui funcionário da empresa durante 11 anos, venho por esse informar que alguns diretores nao foram tão transparentes assim, Dr. Sérgio Albuquerque, que estavam no comando da mesma e esse Jorge Filho foram administradores incompetentes pra falar isso so mesmo eu que fui de dentro e acompanhei cada passo antes da mesma fechar as portas, na minha opnião a ABA só teve dois administradores competentes e transparentes e honestos Dr. Claudio Albuquerque e o Dr. Roberto Albuquerque que foram obrigado a passar suas partes para o Dr. Bernado albuquerque e ao Dr.Sergio Albuquerque pois os dois não tinham mais o controle da situação e foram obrigados a vender suas partes, na minha opnião seria o seguinte se tivessem fechado a metade das lojas a ABAFILM ainda estaria no mercado atual mas infelizmente a ganancia foi clara e manter uma loja em cada esquina aqui na aldeota, mas outra coisa esse Jorge filho que comentou defendendo a empresa esqueceu de comentar sobre seus erros de comando pois o mesmo era prepotente ameaçava os funcionarios mais as mulheres digo isso porque a minha esposa foi vitima dele, grosso idiota se achava o cara, outra coisa fui a varias audiencias pra receber meus direitos mas nada e o Sr. Dr. Sergio Albuquerque em toda audiencia chorava dizendo não tem condiçoes de pagar um ator merece um premio da globo palhaço enquanto estava no comando da empresa humilhava e nem atenção dava pra nos funcionarios sem dizer que todo mes de pagamento fica um mes dentro. fica a minha indgnação pra todos os clientes que foram lesados fiquem sabendo a ma adminstração de Dr. Sergio e Dr. Bernardo e seu sobrinho administrador geral Jorge Albuquerque Filho.

cadu disse...

E outra coisa desistam de procurar saber se exista algum book ou algum produto que vcs tenham pago na epoca pois nao tem mais como vcs coseguirem obter algum produto pois a empresa ja esta extinta a mais de 6 anos e não tem como saber agora vou da um toque aos clientes o ultimo administrador da a extinta epresa veio da um depoimento com tamanha cara de pau se chama Jorge Albuquerque Filho hj marido da filha do ex ministro e governardor Ciro Gomes. fica a dica.

Anônimo disse...

Vocês faziam books particulares para populares por volta dos anos 2000? Vocês ainda têm fotos de quem nunca foi buscar?

Anônimo disse...

Agora pouco comentei aqui. Perguntei se tinha chance de recuperar books de fotos, mas depois que os comentários carregaram bem, ví que essa pergunta já foi feita e repondida e a respota é nunca serâo recuperadas as fotos. Mas agradeço por esse espaço de informaçâo.

Anônimo disse...

esqueçam pessoal, impossivel recuperar algum arquivo particular. o antipenultimo comentario ja disse tudo e muito mais. respostas repondidas e duvidas tiradas atravez de um ex funcionario de 11 anos.

Unknown disse...

Ala você conhece alguém que trabalhou na aba filme do Trad Center na beira mar vizinho ao MC Donald's?

Unknown disse...

Ala Jorge me chamo Madalena e tenho uma amiga que trabalhou na aba film da Trad Center ao lado da MC Donald's, ali por volta de 96/97 e ela sempre me cisitava, perdi o contato com ela e gostaria de saber se você pode me ajudar a encontra-la, só lembro do primeiro nome dela, se chama CELIA NAO LEMBRO O SOBRENOME, já a procurei nas redes sociais mas só com o primeiro nome não consegui achar,peço por favor se ainda tem algum modo de encontrar gostaria que me ajudasse.
Desde já agradeço e fico no aguardo.
Deus abençoe você e sua família.

Unknown disse...

Olá amiho me chamo Madalena e tenho uma amiga que trabalhou na aba film da Trad Center na beira mar ao lado da MC Donald's, ali por volta de 96/97 e ela sempre me cisitava, perdi o contato com ela e gostaria de saber se você pode me ajudar a encontra-la, só lembro do primeiro nome dela, se chama CELIA NAO LEMBRO O SOBRENOME, já a procurei nas redes sociais mas só com o primeiro nome não consegui achar,peço por favor se ainda tem algum modo de encontrar gostaria que me ajudasse.
Desde já agradeço e fico no aguardo.
Deus abençoe você e sua família.

Unknown disse...

Olá peaaoal me chamo Madalena e tenho uma amiga que trabalhou na aba film da Trad Center na beira mar ao lado da MC Donald's, ali por volta dos anos 96/97 e ela sempre me visitava, perdi o contato com ela e gostaria de saber se você pode me ajudar a encontra-la, só lembro do primeiro nome dela, se chama CELIA NAO LEMBRO O SOBRENOME, já a procurei nas redes sociais mas só com o primeiro nome não consegui achar,peço por favor se ainda tem algum modo de encontrar gostaria que me ajudasse.
Desde já agradeço e fico no aguardo.
Deus abençoe você e sua família.

Anaibaf disse...

Nossa... Passei tanto tempo chorando por minhas fotos que até deixei pra lá... Mas se alguém souber com resgata-las me ajudem... famalduli@yahoo.com grata

Unknown disse...

Gostaria de saber o numero do telefone do Jorge Albuquerque filho (Jorginho)trabalhei com ele na fabrica de moveis hospitalar...

Unknown disse...

Eu tbm fiz um book em 2003 onde tbm estava grávida. Foi em Juazeiro do Norte. Quando procurei pra receber as fotos eles já tinham fechado. Vc conseguiu suas fotos? Quero tanto as minhas!!!

Anônimo disse...

Eu fiz um book e as fotos cada qual mais lindas. E as fotos dos meus pais foram restauradas, ficou uma beleza.

Alex Castro disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Alex Castro disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Da disse...

Queria muito minhas fotos de 15 anos

Sheyla disse...

Se eu fosse um dos herdeiros da Aba film, com certeza eu iria faturar uma grana vendendo os arquivos de fotos desses clientes todos. Eu mesma fiz um book em 2007 e pagaria qualquer valor por essas fotos...

Sheyla disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Ao Sr. Jorge Albuquerque Filho ou a quem possa interessar, sou o Rubens, estou entrando em contato com V.Sa. pois tenho algo fornecido pela ABA-FILM da década de 50, uma câmera Rolleiflex, onde consta no manual o carimbo da empresa. Tenho ela uns vinte anos, sem uso, está em perfeitas condições, com a aparência de nova, com exceção da lente que está com fungos, só tenho ela pelo gosto. Infelizmente estou disponibilizando para a venda. Gostaria de saber se tem interesse em adquiri-la. Vou deixar o meu WhatsApp para contato (11)96352-8644.Estou a disposição para maiores esclarecimentos. Grato, Rubens Gentil

Anaibaf disse...

2021 acabando e nem notícia de minhas fotos... Pode ter havido mil problemas para essa empresa, mas a forma como desapareceu com nossos registros é imperdoável. Não só pelo prejuízo financeiro, mas pela angústia e ansiedade causados. Sofri muito naquela época.

Anônimo disse...

Queria minhas fotos do book que fiz no ano que fechou meu por favor alguém me mande elas Rosângela Claudino dos Santos rosangela.sereia2016@gmail.com

Anônimo disse...

Bom dia! Desejaria muito que os negativos das fotos estivessem em arquivos digitalizados, para nova revelação, pois as fotografias ficaram desbotadas pelo tempo, outras o CUPIM alcançou e estragou ! Isto seria feito mediante pagamento, é lógico!

Anônimo disse...

Sou de Quixadá, e a cada nascimento de uma filha, ia à ABA FILM fazer as tradicionais fotografias delas.

Anônimo disse...

Bom dia ainda existe fotos de 2002

Anônimo disse...

Olá! Boa tarde, gostaria muito de resgatar um book que fiz em 2004, alguém pode me ajudar?

Anônimo disse...

Meu e-mail liamaristela@gmail.com
Resgatar e pagar um book feito em 2004.

Anônimo disse...

Olá! Você conseguiu suas fotos?