quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Praça do Ferreira - 1930




Nesta imagem da Praça do Ferreira, está presente  todo um conjunto arquitetônico que foi desaparecendo ao longo dos anos:  1 – o coreto mandado construir em 1925 pelo prefeito Godofredo Maciel – onde a filarmônica da policia Militar executava dobrados e outras belas canções à noitinha – demolido em 1933, pelo prefeito Raimundo Girão, que o substituiu pela Coluna da Hora.
2 – a antiga sede do Cine Politheama, último reduto do cinema mudo da cidade, inaugurado em 1911, no prédio de propriedade de Luiz Severiano Ribeiro. Foi demolido para a construção do edifício São Luiz, entre as décadas de 30 e 50.



3 – Cine-teatro Majestic Palace,  inaugurado no dia 14 de julho de 1917, construído por Plácido de Carvalho. Encerrou as atividades no dia 1° de janeiro de 1968, quando um grande incêndio destruiu suas instalações. No alto do prédio do Majestic havia uma torre mirante que terminava por uma bola iluminada. A iluminação dessa bola foi proibida pela Capitania dos Portos, que temia que os navegadores a confundissem  com a luz do farol do Mucuripe.

4 – Cine Moderno, construído por Plácido de Carvalho, inaugurado no dia 7 de setembro de 1922, dentro das comemorações do primeiro centenário da Independência  do Brasil, que encerrou as atividades em 1968. O prédio foi vendido ao empresário  Edson Queiroz pelos herdeiros de Plácido de Carvalho ao preço de NCR$ 400 mil. No mesmo ano, foi demolido.

fotos do arquivo Nirez 

Nenhum comentário: