quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Um Novo Centro?

Ao andar pelas ruas do centro de Fortaleza podemos ver a desordem que reina naquela parte da cidade. As calçadas, calçadões e até parte da pista (da Rua General Sampaio esquina com Guilherme Rocha) já foram invadidas por camelôs, ambulantes e seus genéricos.
A poluição sonora, o lixo, a poeira, a dificuldade para se deslocar (mesmo a pé) a insegurança, completam o quadro de abandono.
Mas há algo de novo nesse cenário de caos. Comerciantes que ocupam alguns dos imóveis antigos, que escaparam da sanha demolidora, resolveram retirar grande parte dos letreiros e placas que encobriam suas fachadas e deram um toque de revitalização com nova pintura e valorização do estilo original.
Parece terem acordado para o fato de que o patrimônio de sua empresa é só o que está dentro da loja. O que está fora é patrimônio da cidade.

antiga Padaria Lisbonense. Hoje funciona um shopping com o mesmo nome antigo palacete Guarani, já foi agência do BEC e de uma financeira.
Edificio Vitória onde funcionou inicialmente a Rádio Iracema de Fortaleza
Edificio Diogo, antigo cinema
Farmácia Oswaldo Cruz - 76 anos na Praça do Ferreira
Rua Floriano Peixoto com Liberato Barroso
Neste sobrado, agora um tanto descaracterizado, funcionou o Café Emygdio, inaugurado em 08 de maio de 1921. Casa Pio - a empresa existe desde 1928.

prédio onde funcionou a Farmácia Pasteur . A faixa "Farmácia" encobre o antigo nome
Lojas C. Rolim na Rua Floriano Peixoto
Rua major Facundo esquina com a Praça do Ferreira

3 comentários:

Lúcia Paiva disse...

Oi, Fátima, gosto muito do centro, antigamente, 40, 50, a gente falava "vou à praça", quando ia ao centro...a Prç. do Ferreira era a referência, para se fazer boas compras.
Vi que muitas fotos aí parecem que foram tiradas num domingo bem cedinho...sem viv'alma rsrsrs!

Neste prédio da última foto, Mj.Facundo com a pç.,funciou muitos anos, no térreo, A Rainha da Moda,que era dos padrinhos da minha irmã Margarida: Dona Maria e Seu Américo.Mamãe só comprava tecido lá, pra comadre dá desconto rsrsrs.

Bom final de semana, com grande produção!!!!!!
Lúcia

Fatima Garcia disse...

Oi Lucia, aos domingos e feriados qualquer hora que voce vá ao centro é assim, totalmente vazio, tudo fechado, nenhum vendedor, no máximo alguns moradores de rua, que aproveitam a praça pra relaxar deitados nos bancos das praças.
Já ouvi falar nessa loja rainha da moda, e penei p/identificar esse edificio e não consegui, nenhum dos meus autores falam dele.
bjs

Lúcia Paiva disse...

"Seus" autores não falam, mas essa sua "fiel" seguidora e fanzoca, afirma, com certeza absoluta, que este ÚLTIMO prédio desta sua postagem, "abrigava" a Rainha da Moda". Pelo menos do meado da década de 1940 ao final de 50 frequentava a loja com minha mãe.

Na sua postagem de 22/02/10 vc faz uma referência a essa loja e eu aproveitei e fiz um comentário "cruzando" as duas postagens...

Afinal, a Rainha da Moda faz parte de minha história e da de Fortaleza!!!

Até a próxima!
Lúcia