quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Tempo de Degradação dos Materiais Descartados na Natureza

Os resíduos sólidos de origem urbana são descartados indiscriminadamente pela maioria da população como inúteis ou inservíveis, apesar de muitos materiais serem potencialmente recicláveis e reaproveitáveis.
As características dos resíduos sólidos descartados, não são iguais para todas as regiões do Brasil: aspectos relacionados à renda, clima, cultura, hábitos de consumo, atividade econômica do município, perfil sócio-econômico da população, influenciam diretamente no tipo de lixo gerado pela comunidade. Assim, os materiais descartados como lixo variam quantitativamente e qualitativamente ao longo do ano.
Dependendo da composição bioquímica dos resíduos descartados, há um intervalo de tempo para que ocorra sua degradação no meio ambiente, a exemplo da tabela a seguir:
Papel – 3 a 6 meses
Pano – 6 meses a 1 ano
Filtro de cigarro – até 5 anos
Madeira pintada – mais de 13 anos
Nylon – mais de 30 anos
Plástico – mais de 100 anos
Metal – mais de 100 anos
Lata de alumínio – 100 a 500 anos
Pilhas – 100 a 500 anos
Fralda descartável – 450 anos
Borracha – indeterminado
Vidro – indeterminado
O tempo necessário para degradação é calculado levando-se em conta o material utilizado na composição do produto.
Temos como exemplo o papel, com tempo estimado para degradação entre 3 e 6 meses. A lignina, substância que dá rigidez às células vegetais, é um dos componentes mais importantes do papel. Ela não se decompõe facilmente, porque suas moléculas são maiores do que as bactérias que as destroem.
Num lugar úmido, o papel leva três meses para sumir e ainda mais do que isso em local seco. Além disso, um papel absorvente dura vários meses.
Jornais podem permanecer intactos por décadas.
Um cigarro pode demorar de um a dois anos para se decompor, tempo em que as bactérias e fungos digerem o acetato de celulose existente no filtro. Jogar um cigarro sem filtro no campo é menos nocivo, uma vez que o tabaco e a celulose levam quatro meses para sumir. Contudo, se jogado no asfalto, o tempo de vida da bituca é maior.
A fralda descartável contém um componente chamado poliacrilato de sódio, cuja utilização revolucionou o mercado na década de 1980, pois além de permitir uma redução na espessura da fralda, aumentou sua capacidade de absorção.
Mas esses materiais superabsorventes são duráveis e resistentes ao ataque de microorganismos, o que tem levado pesquisadores a buscar novos materiais que tenham menor durabilidade do que o poliacrilato de sódio no meio ambiente, principalmente se for levado em conta o agravante do produto não ser reciclável, o chamado rejeito.
Os produtos cujo tempo de degradação são assinalados como indeterminado, tem seus mtivos:
o vidro não se degrada jamais. Sua resistência é tamanha, que já foram encontrados utensílios de vidro do ano 2000 AC. Por ser composto de areia, sódio, cal e vários aditivos, não existe microorganismo capaz de degradá-lo. Estima-se que um recipiente de vidro demore cerca de 4000 anos para se desintegrar, pela ação de agentes químicos e pela erosão.

Sites consultados:
http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc15/v15a09.pdf
http://ashera0008.multiply.com/journal/item/16/16
http://unesp.br/coleta/reciclagem

Nenhum comentário: