O sobrado de três pavimentos e três portas foi construído na segunda metade do Século XIX. Tinha na fachada original a frente adornada de frisos de azulejos, com dois jarrões e uma bela estatueta. Localizado na Rua da Palma, atual Major Facundo, foi o primeiro prédio de três andares construído no Estado. Pertenceu ao médico sanitarista Dr. José Lourenço de Castro e Silva (1803-1874), que utilizou o casarão como residência e consultório.
Mas o casarão conheceu outros usos, pois após a morte do médico, a família alugou o sobrado. No pavimento térreo funcionou a Fábrica de Guardas Chuvas, de Antonio Correia Neto.
A área verde existente no térreo não existia originalmente no imóvel. No local foram encontrados restos de construção. O espaço foi aproveitado na reforma com a construção do jardim.
escadaria de acesso ao primeiro andar. Os azulejos portugueses e o piso de mosaico são originais.
Desenho a carvão do artista plástico Campelo Costa
Painel recuperado durante a reforma. Herança do tempo em que o sobrado abrigou a Boate Marajó na década de 1950.
Os dois pavimentos superiores foram ocupados pelo então Tribunal da Relação do Ceará que funcionou no local desde o dia 17 de abril de 1875, até mudar-se para o edifício da Rua Barão do Rio Branco. Também funcionou no sobrado por pouco tempo, na década de 1930, a Prefeitura de Fortaleza.
Na década de 1950 funcionou no sobrado a Boate Marajó.
Corredor do primeiro andar e escadaria de acesso ao segundo pavimento
As colunas foram acrescentadas depois que o Dr José Lourenço deixou o imóvel, durante a utilização do prédio pelo Tribunal de Relações do Estado
Atualmente o Sobrado abriga duas exposições de artistas cearenses: a Amostra de Tetê de Alencar - Cinderella Flash - no térreo e a exposição de fotografias de Chico Albuquerque, no 2° andar.
A administração do Sobrado Dr. José Lourenço conta com uma equipe de educadores que prestam esclarecimentos, dão informações e guiam os visitantes pelo espaço cultural.
Na foto a educadora Jorlanda Saraiva
Depois de ficar anos abandonado, o velho sobrado foi tombado pela Secretaria de cultura do Ceará em 2004, e restaurado em 2006. Inaugurado em 31 de julho de 2007, foi entregue ao público com nova destinação: ser um espaço de convivência das artes visuais do Ceará.
Fica na Rua Major Facundo, 154, centro de Fortaleza
Fontes:
ADERALDO, Mozart Soriano. História abreviada de Fortaleza e crônicas sobre a cidade amada. Fortaleza: Programa Editorial da Casa de José de Alencar, 1998.http://www.secult.ce.gov.br/equipamentos-culturais/sobrado-dr.-jose-lourenco/sobrado-dr.-jose-lourenco
3 comentários:
Recuperar, preservar,tombar... é mesmo uma questão de vontade política.
Dá mesmo gosto ver um imóvel de valor histórico e arquitetônico, além de preservado, servido de cenário para as artes plásticas.
Parabéns à SECULT!
Parabeéns à Fatima por nos apresentar aqui este lindo sobrado!
Não conheço este prédio,não o reconheci pelas fotos,mas pelo que elas mostraram é maravilhoso e bem preservado.Parabéns por mostrar as coisas bonitas que Fortaleza possui.
Este imóvel fica no inicio da Major Facundo, entre a ruas castro e silva e senador alencar, não é muito visivel porque fica fora do miolo do centro. O prédio estava uma ruína, prestes a desabar, a reforma foi de cima a baixo, recuperou tudo mesmo, ficou belissimo, por dentro e por fora. São ações isoladas essas recuperações do patrimônio histórico, mas já é um começo.
bjs p/duas
Postar um comentário