sábado, 4 de setembro de 2010

Bairro Edson Queiroz

O Bairro Edson Queiroz surgiu no rastro da expansão da zona leste de Fortaleza, o lado da cidade que mais cresce. Fica numa área também chamada de Seis Bocas ou Água Fria. Sua principal via de acesso é a Avenida Washington Soares, inicio da Rodovia CE 304. O nome da avenida é uma homenagem ao dono da Fazenda Água Fria, o antigo dono das terras que formam o bairro. Do antigo nome só restou uma lagoa, popularmente chamada de Lagoa Seca.
campus da UNIFOR em 1971, ano da criação da universidade
O primeiro grande empreendimento a se instalar no bairro foi a Universidade de Fortaleza, que deu visibilidade ao local, que foi rebatizado com o nome do Industrial Edson Queiroz, fundador da Universidade. Depois da UNIFOR, vieram a Imprensa Oficial, o Centro de Convenções, o Fórum Clóvis Beviláqua e centenas de estabelecimentos comerciais.

Ainda tem moradores que chamam o bairro pelo antigo nome de Água Fria, apesar de a troca de nome ter ocorrido já a alguns anos ; mas também tem quem ache que se trata de dois bairros distintos.
As dunas avistadas do bairro Edson Queiroz ficam no Porto das Dunas
No último censo realizado o bairro contava com cerca de 23.500 moradores; o Edson Queiroz é também o maior bairro de Fortaleza, com mais de 13 quilômetros quadrados. Por lá passam, todos os dias, em torno de 50 mil pessoas.
Paróquia de São JoséA Paróquia de São José foi criada no ano de 2006, desmembrada da Paróquia de Nossa Senhora da Glória, em razão do crescimento da cidade, tendo em vista a necessidade de atendimento das novas comunidades.
Fica na Rua Crisanto Moreira da Rocha, 559.


Fotos: Rodrigo Alboim

10 comentários:

Lúcia Bezerra de Paiva disse...

Com a criação da UNIFOR, pelo fato
de estarem todos "em casa","em família" essa região cresceu de forma assustadora e devastadoramente....

A UNIFOR foi criada no mesmo ano em que me ausentei de Fortaleza, 1971.
Fiquei espantada, e triste, com crescimento tão desordenado.

Excelente o "post", mais uma vz, parabéns a vc e ao seu acessor/fotógrafo, Rodrigo Alboim.

Boa e produtiva semana, Fátima.
Lucia

Fatima Garcia disse...

aquela região continua crescendo de forma desordenada. Como se trata de local relativamente novo, a maior parte ainda não tem infra-estrutura de saneamento, coleta de lixo, etc. Como o ritmo de crescimento da cidade é muito mais acelerado do que o ritmo da prefeitura, as carencias ficam a amostra.

Nayanne disse...

Por gentileza, Gostaria de receber por e-mail as informações do bairro Edson Queiroz. Antecipadamente agradeço.
Silvânia Pontes
silvaniapontes@hotmail.com

Anônimo disse...

Faltou as fotos da Favela!
E falar dos assaltos em plena luz do dia, os acidentes mortais... sempre a mesma hipocrisia nessas postagens sobre Fortaleza. Quem vê pensa que é um paraíso... igualzinho no Rio de Janeiro...um cidade mascarada!

Fátima Garcia disse...

Olá anônimo,
Se você se der ao trabalho de ler mais posts, verá que falamos sim, das favelas; denunciamos sim a falta de segurança, os assaltos e o trânsito caótico. Está tudo ai, faz parte da cidade, do cotidiano. Hipocrisia seria se só falássemos disso, como se Fortaleza fosse feita apenas desses episódios. E a cidade é muito maior do que isso, tem coisas boas e interessantes, depende do olhar de cada um. Não, Fortaleza não é um paraíso, e nem temos a pretensão de mostrá-la como tal. Mas também não é o pior dos mundos. E muita coisa, como os acidentes, a sujeira, a deseducação, resultam de ações diretas praticadas pelos moradores. O que você tem feito p/ melhorar a cidade?

Anônimo disse...

Boa tarde...
Procuro minha Tia.
Meu Pai não tem noticias dela há muitos anos..
O nome dela é MARIA JOSÉ JACINTO mais conhecida como MARLENE... Casada com Adalto.
A ultima informação que tivemos é que ela estava morando no Bairro EDSON QUEIROZ...
mandar qualquer informação para... dudsousa@gmail.com
obrigado.

Fátima Garcia disse...

se alguém conhece a Sra. Maria José Jacinto ou o Sr. Adalto, favor informar para dudsousa@gmail.com
obrigada

Unknown disse...

Moro em Campinas SpP,e fiquei na casa da minHa tia 14Dias no Edson Queiroz....mas não se tratava dessas belas fotos não!!!!!!!
E sim de um periferia pouco investida.

Unknown disse...

Moro em Campinas SpP,e fiquei na casa da minHa tia 14Dias no Edson Queiroz....mas não se tratava dessas belas fotos não!!!!!!!
E sim de um periferia pouco investida.

Anônimo disse...

Fátima,

a postagem é antiga, mas a correção ainda vale: a Capela de São José, que aparecem nas fotos, não é a Capela de São José da Comunidade do Dendê. Esta fica na Rua Cidade Ecológica e a capela das fotos é a que fica próxima ao Shopping Via Sul.