sábado, 25 de setembro de 2010

Igreja de São Bernardo


No meio do corre-corre do centro, da profusão de vendedores ambulantes, de motoboys que estacionam suas motos praticamente na porta, dos transeuntes apressados que só percebem que aquele local tem uma igreja católica, quando começa alguma celebração, paira solene a Igreja de São Bernardo, localizada na confluência das Ruas Senador Pompeu com Pedro Pereira.
O interior é simples, calmo, tranqüilo, um contraste com a agitação lá de fora. Abre cedinho, e ao contrário de outros templos que ficam no centro, passa a maior parte do dia de portas abertas, como que a espera de fiéis que nunca encontram tempo para uma visitinha.


Sua História 
Em 1854 o Tenente Bernardo José de Melo construiu uma pequena igreja de taipa em honra de Nossa Senhora do Bom Parto.
No primeiro inverno, com a força das chuvas que caíram, a capela foi ao chão. Graças ao seu prestígio, o tenente Bernardo conseguiu um empréstimo do governo no valor de Oitocentos Mil Réis, para ser pago Cinqüenta mil Réis por ano.
Com esse dinheiro construiu a atual Igreja de São Bernardo, a qual sofreu um único acréscimo em relação a construção original: a sacristia, feita por Monsenhor Quinderé, durante os 40 anos como Reitor da igreja.
Inicialmente o povo chamava a Igreja do Seu Bernardo, que com o tempo mudou de Senhor para São. Ficou sendo a Igreja de São Bernardo, embora a devoção maior fosse em louvor a Nossa Senhora do Bom Parto.
Para justificar o batismo da igreja o Tenente Bernardo mandou vir da Espanha uma bela imagem de São Bernardo, que passou a ser o titular da igreja.


 A imagem de Nossa Senhora do Bom Parto ficou no altar lateral. É uma imagem antiga, com armação vestida de pano. Reza a tradição que as noivas ricas faziam promessa de doar seu vestido de casamento para vestir a imagem, e as noivas pobres pediam emprestado ou alugavam esses vestidos para os seus casamentos.
 A festa de Nossa Senhora do Bom Parto é celebrada no dia 2 de fevereiro de cada ano, com benção e procissão das velas.
 Ao Monsenhor André Camurça se devem algumas reformas feitas no interior da nave por ocasião do centenário, em 1954. Foi feita uma reforma geral. O antigo piso de madeira, estragado pela ação do tempo, foi substituido por mosaico.  
 As paredes foram recuperadas e pintadas
As cadeiras usadas pelos fiéis de todos os tipos, foram substituidas por bancos de madeira, como nas demais igrejas; os velhos altares da Sé, em demolição, foram aproveitados para a Igreja de São Bernardo. Assim o altar-mor era o antigo altar de São José e o de Nossa senhora do Bom Parto, era um altar lateral da Sé. 
A obra do Tenente Bernardo José de Melo encontrou continuadores na própria familia. Por ocasião do centenário da igreja, sua filha Belina doou para a igreja, uma casa vizinha, na Rua Senador Pompeu.

pesquisa:
As pouco lembradas igrejas de Fortaleza, de Eduardo Fontes

28 comentários:

Unknown disse...

Que maravilha!esta igreja era onde eu ia sempre com minha vó lidia....que saudades!!!!!tds as vezes que eu ia na rua, eu dava uma passadinha lá.linda demais!!!!parabéns Fatima, ameiiiiii

Lúcia disse...

Que nem a minha querida amiga Lucilene, tmb. frequentei muito a São Bernardo com a minha mãe. De vez em quando dou uma entradinha...
O movimento na rua é tão intenso que certamente há quem não perceba que naquela esquina tem uma igreja...Ela é LINDA, ainda tem confessionário!!! coisa rara....

Legal!!!

Fatima Garcia disse...

parece aquelas igrejas de cidade do interior. bjs p/minhas amigas

Fabiola disse...

Olá, Fátima. Estava procurando o endereço da Igreja de São Bernardo e encontrei esse excelente relato de descrição da Igreja. Apesar de conhecer muito a paróquia, não sabia de sua história. Para você ficar sabendo, na casa ao lado, hoje, funciona um serviço de atendimento ao POVO DE DEUS, um serviço de escuta e oração, para todos aqueles que precisam de uma palavra de conforto. É o SOS de Deus, que surgiu a pedido de Dom Aloísio Lorscheider, na época, Arcebispo de Fortaleza. Esse serviço de escuta e aconselhamento é feito por uma comunidade de senhoras e senhores, em que a coordenação recebeu formação do próprio Dom Alísio. Deus abençoe você!

Fabiola disse...

*Aloísio.

Fátima Garcia disse...

Oi Fabíola, fica portanto, registrado, a existência do serviço de apoio espiritual na casa vizinha à igreja de São Bernardo. obrigada por visitar o blog, volte sempre

REGINA CÉLIA disse...

Gostaria de saber se há imagem de São Bernardo a venda, e como faço para adquirí-la. Moro em Campinas/SP. Nasci no dia de São Bernardo 20 de agosto. Sou devota do santo. E não encontro nenhuma imagem do mesmo.

No aguardo de uma resposta desde já agradeço a atenção dispensada.

regina.celia8002@gmail.com

Fátima Garcia disse...

Regina Célia,
até agora não encontrei nenhum local que disponha da imagem de São Bernardo p/vender. Mas vou continuar procurando e lhe aviso, se encontrar.
abs

Anônimo disse...

Por favor alguem sabe me informar os horarios da missa na igreja de São Bernardo?

Cris disse...

Toda última quarta-feira do mês há uma missa de cura as 15 horas com o Padre Antônio Furtado. Uma bênção, com a passagem do Santíssimo. Muitas graças são alcançadas e testemunhos compartilhados.

Cris disse...

Toda última quarta-feira do mês há uma missa de cura as 15 horas com o Padre Antônio Furtado. Uma bênção, com a passagem do Santíssimo. Muitas graças são alcançadas e testemunhos compartilhados.

Anônimo disse...

UM PEDACINHO DO CEU EM PLENO CENTRO DA CIDADE DE FORTALEZA


Rosangela

Swytz Tavares disse...

Informamos que será celebrada com AUTORIZAÇÃO do VATICANO e da ARQUIDIOCESE de FORTALEZA uma MISSA GREGORIANA no próximo dia 6-4-214 na Igreja de São Bernardo, por Dom Adalberto Bispo Emérito de Fortaleza.

MAIS INFORMAÇÕES no E-MAIL: swytztavare@ig.com.br

Swytz Tavares disse...

MISSA GREGORIANA - IGREJA SÃO BERNARDO - CENTRO, FORTALEZA-CE

INFORMAÇÕES acesse: http://swytztavares.blogspot.com.br/2014/03/missa-gregoriana-igreja-sao-bernardo.html

Swytz Tavares disse...

Em 06-04-2014 foi Celebrada por Dom Adalberto OFMcap, Bispo Emérito de Fortaleza, uma MISSA DÂMASO-GREGORIANA na IGREJA de SÃO BERNARDO em Fortaleza-CE:

http://swytztavares.blogspot.com.br/2014/04/06-04-2014-missa-damaso-gregoriana-na.html

Unknown disse...

Ainda tem missa nas ultimas quartas de cada mes??

Unknown disse...

Ainda tem missa na igreja s. Bernardo nas últimas quartas do mes?

Anônimo disse...

Um refúgio de oração para um centro barulhento e conturbado.

Anônimo disse...

Lindo relato! Um dos tesouros da minha infância . Minha mãe trabalhava no prédio do IAPC e sempre passava por la. Não mito mais em Fortaleza, mas smpre me lembro...

Anônimo disse...

Salve Maria Santíssima !!
Olá po favor poderia me informar os horários da Santa Missa?
Queria também saber se ainda é celebrada Missa em rito gregoriano?
Obrigada desde já! :)

Unknown disse...

Todo sábado tem missa ao meio dia.

Juliana Vital disse...

Pode casar lá ?😃

Anônimo disse...

Boa noite como é que eu faço pra saber se meu batistério esta ai pq eu era pequena não mim lembro meus pais morreu meus padrinhos tbm e estou precisando muito dele por favor mim de uma resposta obrigado

Anônimo disse...

Meu nome é shirlei Cristina mota

Manuel disse...

Amo as historias das nossas igrejas. Sempre lindas de se ouvir e contar.
Parabéns!

Unknown disse...

Igreja maravilhosa um lugar cheio de paz no meio do corre corre do centro.

Anônimo disse...

Eu morei na vinte quatro de maio e iamos todo domingo assistir missa na igreja de São Bernardo com o monsenhor André Camurça.Fiz m8nha primeira comunhão nesta igreja.E fiquei muito feliz de vela tão arrumadinha

Cesar disse...

Essa é aIgreja de São Bernardo.
Sou nascido em Fortaleza em 1951. Fui batizado dias depois de nascido, na igreja de Nossa Senhora do Patrocínio na Praça José de Alencar. Hoje aos 72 anos, morando em Rondônia desde 1987, vejo uma postagem no meu do Facebook perguntando que igreja era essa.
Eu não saberia dizer quantas vezes eu não passei nessa Igrejinha de São Bernardo para fazer uma prece pedindo ajuda para os diversos momentos ruins que vivi por uns 10 anos terminados em 1985. Fui católico bem devoto e me impressionou o sentimento de paz e tranquilidade que essa Igrejinha e a igreja do Rosário me proporcionavam.