domingo, 21 de novembro de 2010

Visitantes Ilustres

Conde D’Eu
Em 22 de junho de 1889, desembarca em Fortaleza no viaduto em construção na Praia do Peixe, O Conde D’Eu vindo do paquete Alagoas. Durante a visita ao Ceará foi recebido por autoridades de todos os escalões.
Presidente Afonso Pena
Presidente Afonso Pena (sentado) em companhia do presidente da província Nogueira Accioly 
Em 15 de junho de 1906 desembarca em Fortaleza o presidente eleito da República Dr. Afonso Augusto Moreira Pena, em visita aos estados do Nordeste. 
Afonso Pena governou o Brasil entre 15 de novembro de 1906 e 14 de junho de 1909, quando faleceu durante o mandato. Foi substituído pelo Vice Nilo Peçanha.
Washington Luis
Washington Luis tem ao seu lado o general Eudoro Correia, comandante do Colégio Militar de Fortaleza e o desembargador Moreira da Rocha, presidente do estado. 
Chegou a Fortaleza no dia 2 de agosto de 1926, a bordo do navio Pará, na condição de candidato a presidência da república. Foi recebido pelo presidente do Estado José Moreira da Rocha e o prefeito Godofredo Maciel.
 Foi-lhe oferecido um jantar com 150 convidados no Teatro José de Alencar. 
Washington Luiz foi eleito, assumiu o cargo em 15 de novembro de 1926 e governou o Brasil até 24 de outubro de 1930, quando foi deposto por um golpe militar (conhecido como a Revolução de 30), vinte e um dias antes de completar o mandato.  
Bidu Sayão
no Teatro José de Alencar, vemos o poeta Pierre Luz, Alberto Klein, Bidu Sayão, Paurilo Barroso, Fernando Pinto e Perboyre Quinderé
A cantora lírica Balduína de Moreira Sayão (Bidu Sayão) chegou à Fortaleza em 27 de novembro de 1936, para realizar um recital no Teatro José de Alencar, sob o patrocínio da Sociedade de Cultura Artística. 
Bidu Sayão foi uma das mais respeitadas artistas do Metropolitan Opera de Nova York. Ao longo de sua carreira, conviveu e trabalhou com as maiores personalidades artísticas deste século, como o maestro Arturo Toscanini, um de seus grandes admiradores, Maria Callas, a pianista Guiomar Novaes e Carmem Miranda. 
Além disso, foi a parceira favorita de Villa-Lobos, numa carreira que durou 38 anos. Nesse período, emprestou sua voz e imortalizou a Bachiana n.º 5, das Bachianas Brasileiras, as peças mais conhecidas e mais amadas do compositor. 
Esta, que foi considerada pelo maestro como a mais perfeita gravação da obra, foi escolhida para o prêmio Hall of Fame, dado pela National Academy of Recording Arts and Sciences. Clássico brasileiro mais conhecido no mundo, por dois anos seguidos foi o disco mais vendido nos Estados Unidos.
Waldemar Falcão
O ministro do Trabalho Waldemar Falcão fala ao microfone da Ceará Rádio Clube. Estão com ele o interventor Menezes Pimentel, comendador Ananias Arruda, prefeito Raimundo Alencar Araripe e o diretor da PRE-9 João Dummar. 
O Ministro do Trabalho Waldemar Falcão visitou Fortaleza em 26 de fevereiro de 1938, sendo recebido no Palácio da Luz com discursos de Perboyre e Silva e Eduardo Mota.
Cearense de Baturité formou-se em Ciências Jurídicas e Sociais em 1917. 
Foi delegado de Polícia e da 1ª. Região Policial.
 Entre 1921 e 1931 exerceu o magistério e a dvocacia. Em 1934 foi eleito deputado pelo estado do Ceará, participando da comissão constitucional. Foi eleito Senador em 1935; Ministro do Trabalho em 1937; e nomeado Ministro do Supremo Tribunal Federal em 1941; Vice-Presidente do Tribunal Superior Eleitoral em 1945.
 Faleceu em 1945 nos Estados Unidos, onde se encontrava realizando um estudo sobre Legislação Eleitoral.
Francisco Alves
no Aeroporto condor na Barra do Ceará vemos M.G.Barreto, João Dummar e o cantor Francisco Alves 
O Cantor Francisco Alves chegou a Fortaleza no dia 28 de  julho de 1938, a bordo de um avião da Condor , descendo no aeroporto da Barra do Ceará. O artista cumpriu uma temporada  ao microfone da ceará Rádio Clube, que tinha seus estúdios nas Damas. 
Francisco Alves apresentou-se também no Teatro José de Alencar no dia 30.
Francisco Alves foi um dos mais populares cantores brasileiros de todos os tempos, na época em que se apresentou em Fortaleza, estava no auge de sua carreira.
Getúlio Vargas
O presidente Getúlio Vargas visitou a Cidade da Criança ao lado da professora Alba Frota e do prefeito Raimundo Alencar Araripe 
O presidente visitou Fortaleza no dia 15 de outubro de 1940, uma das escalas de sua visita aos estados do Nordeste. Fez um discurso na Praça General Tibúrcio, em frente ao Palácio da Luz, e a noite participou de um banquete no Ideal Clube. No dia seguinte visitou a Cidade da Criança e o Posto de Piscicultura da Gentilândia.
Getúlio Vargas foi presidente da república em dois períodos. O primeiro durou 15 anos, de 1930 a 1945, e dividiu-se em três fases:  
De 1930 a 1934, era o chefe do Governo Provisório;
De 1934 a 1937 foi eleito presidente da república eleito pela Assembléia Nacional constituinte de 1934;
De 1937 a 1945, como ditador, após um golpe de estado.  Foi Nessa condição que ele visitou Fortaleza em 1940.
No segundo período de governo Getúlio foi eleito por voto direto, e governou o Brasil como presidente por 3 anos e meio: de 31 de janeiro de 1951 a 24 de agosto de 1954, quando cometeu suicídio, e saiu da vida para entrar na história.  
Brigadeiro Eduardo Gomes 
José Américo de Almeida discursa fazendo campanha pelo brigadeiro Eduardo Gomes para a presidência da república, vendo-se também Paulo Sarasate.  
Acompanhado de grande comitiva, chega a Fortaleza no dia 11 de novembro de 1945, o candidato a presidência da República, o brigadeiro Eduardo Gomes, que traz entre seus assessores o escritor José Américo de Almeida. 
Eduardo Gomes candidatou-se a presidência da república em duas oportunidades: na primeira, em 1945, perdeu a eleição para Eurico Gaspar Dutra; e na segunda, em 1950, foi derrotado por Getúlio Vargas.
General Eurico Gaspar Dutra
Avenida João Pessoa, na altura do estádio do Ceará Sporting, quando da chegada à Fortaleza do presidente Eurico Gaspar Dutra. Era o acesso ao aeroporto do cocorote.
O então presidente visitou Fortaleza no dia 02 de outubro de 1949, desembarcando no Aeroporto do Cocorote. Eurico Gaspar Dutra foi o 16° Presidente do Brasil, governou de 31 de janeiro de 1946 a 31 de janeiro de 1951.
Escritor Érico Veríssimo
o escritor em uma das livrarias que promoviam suas obras
 O escritor gaúcho veio a Fortaleza em 08 de novembro de 1951, onde proferiu palestras, divulgou algumas de suas obras e recebeu muitas homenagens.
 Ministro da Guerra Henrique Teixeira Lott
O candidato Teixeira Lott em campanha(em pé) . Na mesa, Francisco Menezes Pimentel, Parsifal Barroso e Armando Falcão. Em pé os repórteres, entre eles Edilmar Norões e Armando Vasconcelos.    
O Marechal Henrique Dufles Teixeira Lott veio a Fortaleza no dia 24 de julho de 1959 para lançar sua candidatura a presidência da república. 
Lott foi derrotado por Jânio Quadros na eleição de 1960. No dia 1º de abril de 1964 quando o presidente João Goulart foi derrubado por um movimento político-militar, Lott declarou numa nota a seus colegas de armas,  que era antidemocrático e contrário aos interesses nacionais,  depor um presidente da República mediante uma insurreição. A partir daí o Marechal retirou-se definitivamente da vida pública, por não concordar, nem com o golpe militar, nem com a ditadura que se seguiu.
 Presidente Humberto de Alencar Castelo Branco
O Presidente Castelo Branco cumprimenta o general Raimundo Teles Pinheiro.   
Castelo Branco visitou Fortaleza no dia  29 de dezembro de 1966 por ocasião da inauguração da avenida da Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção. 
Foi o primeiro presidente do regime militar que assumiu o poder em 1964. Governou entre 15 de abril de 1964 e 15 de março de 1967. Faleceu em 18 de julho de 1967, vítima de um acidente aéreo, logo após deixar o poder.
O Cientista Albert Sabin
o cientista Albert Sabin e sua esposa, na companhia de Demócrito Dummar.
O Cientista Albert Sabin e sua esposa Heloisa Carneiro, no dia da inauguração da placa do Hospital Infantil de Fortaleza, no Parreão, que passa a chamar-se Hospital Infantil Albert Sabin. 
Albert Sabin foi um renomado pesquisador, sendo mais conhecido, por ter desenvolvido a vacina oral de combate a poliomielite.  
Presidente João Batista Figueiredo
o Presidente João Batista Figueiredo, no palácio da Abolição, em companhia do governador Virgílio Távora
O presidente João Figueiredo chegou a Fortaleza em 13 de novembro de 1980, vindo do Piauí. 30° presidente do Brasil (1979-1985).

fontes:
fotos: Arquivo NIREZ
Cronologia Ilustrada de Fortaleza, de Miguel Ângelo de Azevedo (NIREZ)
wikipedia

3 comentários:

Lúcia Bezerra de Paiva disse...

Quando leio o texto, fico "catando" quem eu conheci pessoalmente e quais informações eu desconhecia....
Nunca vi, em pessoa, nenhum dos "ilustres"...mas, no meio dos presentes, conheci o Comendador Ananias Arruda, que era de Baturité como Waldemar Falcão, e o músico Paurilo Barroso,que foi Presidente da Sociedade de Cultura Artística e Diretor do TJA.

Desconhecia que já existiu um aeroporto na Barra do Ceará. Conhecia o do Cocorote.
A gente aprende muito, aqui!

Excelente "post"!
Produtiva semana, Fátima!

Fátima Garcia disse...

Em 1935 o Sindicato Condor, que mais tarde se chamaria Serviços Aéreos Cruzeiro do Sul, inaugurou uma linha para Fortaleza, pousando seus aviões nas águas do Rio Ceará, num local que ficou conhecido como Aeroporto Condor.
Quando chegou o primeiro vôo, teve uma espécie de solenidade de inauguração, com a presença do interventor Menezes Pimentel e de representantes da empresa. Na verdade o Condor não era um aeroporto convencional, na forma como conhecemos hoje. A pista de pouso era o Rio Ceará. O cocorote foi inaugurado na 2a guerra, foi acrescentada uma segunda pista ao aeroporto que já existia no Alto da Balança (acho que p/facilitar a vida dos americanos que estavam por aqui). Depois de inaugurado o Pinto Martins, a antiga pista do cocorote ficou sendo usada pelo aeroclube e pela base aérea
bjs

graça disse...

O visitante que causou o maior rebuliço na cidade foi o papa João Paulo II que veio ao Ceará em 1980.