quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Paixão pelo Futebol

Os três maiores clubes de futebol de Fortaleza são também, coincidentemente, os mais antigos. Não dá para contar a história do futebol cearense de forma desvinculada de Ceará, Fortaleza e Ferroviário. Donos das maiores torcidas foram os principais responsáveis pela popularização do esporte no Ceará.
O mais antigo é o Ceara Sporting Club, apelidado de vovô. Fundado em dois de junho de 1914, com o nome de Rio Branco Football Club, foi criado a partir de uma conversa entre Luis Esteves Junior e Pedro Freire durante um encontro no Café Art Noveau, que funcionava na Praça do Ferreira. Neste encontro eles convidaram mais alguns amigos para discutirem a idéia.
Participaram do histórico encontro 24 pessoas que, por unanimidade, escolheram Gilberto Gurgel como primeiro presidente.
Dentre os times que sobreviveram, o segundo mais antigo é o Fortaleza esporte Clube, que até a década de 1940 era chamado de Fortaleza Sporting Club.
Fundado em 18 de outubro de 1918 pelo comerciante Alcides Santos, a equipe era dirigida pelo mesmo grupo que comandara o Stela Football Club, extinto poucos meses antes.
A explicação para a extinção do time do Stela (Stella era o nome de um colégio suíço onde estudavam os filhos de alguns nobres representantes da alta sociedade de Fortaleza), e a posterior criação do Fortaleza com as mesmas cores, estava no fato de que Alcides não sabia precisar a data de fundação do Stela, o que tirava seu caráter oficial.
O mais recente dentre os três grandes do estado é o time do Ferroviário Atlético Clube, criado no dia 9 de maio de 1933, sendo 13 anos mais novo do que o America Futebol e Comércio.
Fundado por funcionários da Rede de Viação Cearense (RVC), o clube, que quase se chamou Ferrocarril, foi formado a partir da união das equipes Matapasto e Jurubeba, que se enfrentavam no bate-bola da empresa.
Nos seus primeiros anos, as três grandes equipes eram vinculadas a camadas diversas da população de Fortaleza.
O Ceará era considerado o clube dos torcedores mais humildes, fruto dos vários títulos conquistados na década de 1910, a exemplo do pentacampeonato da Liga Metropolitana.
O Fortaleza era o time dos torcedores mais abastados, sendo inclusive, o último a adotar o regime profissional instituído pelo governo de Getúlio Vargas na década de 1930.
Já o Ferroviário era o time dos proletários, a maioria funcionários da Rede de Viação Cearense (RVC). Esta representação se diluiu com a expansão da cidade e a massificação do futebol a partir da segunda metade do século passado.        

Fonte:
Revista Fortaleza – fascículo 8

Nenhum comentário: