Construção da Avenida em 1963
Até o início da década de 1960, a área hoje conhecida por Praia do Meireles era um local de veraneio, com algumas casas de pescadores e vários estabelecimentos que exploravam a prostituição. O inicio da construção da Avenida Beira Mar, em 1961, no Governo do prefeito Manuel Cordeiro Neto (1959-1963), expulsou a zona de prostituição para a área do farol do Mucuripe e os pescadores para o alto das dunas e para a Varjota, onde foi construída a Vila dos Estivadores, em 1945.
A estátua de Iracema foi inaugurada em 1965, ano do centenário do romance Iracema, de José de Alencar. A escultura é um trabalho do artista pernambucano Corbiniano Lins.
A abertura da Avenida intensificou a ocupação e integrou a orla marítima à malha urbana da cidade. A valorização da praia passa a ser percebida inclusive em termos financeiros, além de se tornar um espaço de lazer para a população.
Calçadão da Beira Mar
Praia do Meireles. Ao fundo a área portuária.
Nas décadas de 1980 e 1990 os restaurantes cedem lugar aos hotéis e edifícios residenciais de alto luxo. Durante o dia a praia passou a ser freqüentada pela população de baixa renda, e o calçadão por coopistas e turistas
A orla da beira mar passa a ser o metro quadrado mais caro da cidade, a especulação imobiliária torna-se cada vez mais forte na determinação da ocupação da cidade em geral e da orla em particular.
Nenhum comentário:
Postar um comentário