quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Banco Frota Gentil


Inaugurado em 07 de fevereiro de 1925 o novo prédio da firma Frota  e Gentil abrigou, inicialmente, a firma Frota e Gentil, fundada em 1893 (com sede no mesmo local).
A partir de 1917, a firma passou a ter seção bancária.Em 1931, transformou-se em Banco Frota e Gentil Sociedade Anônima, funcionando até meados da década de 1950.
No dia 14 de fevereiro de 1956 o Banco Frota e Gentil foi incorporado ao banco do Comércio e Indústria de Minas Gerais – COMIND, que ficou com 70% das ações e com o encargo de direção e administração.
Situada na esquina das ruas Floriano Peixoto e Senador Alencar, a edificação insere-se no contexto do ecletismo arquitetônico, muito em voga na capital cearense durante as três primeiras décadas do século XX.
Protegido pelo Tombo Estadual segundo a lei n° 9.109 de 30 de julho de 1968.
Atualmente funciona no local uma agência do UNIBANCO.

fonte: Secult


6 comentários:

Lúcia disse...

Este prédio é BELÍSSIMO!!!!

Meu pai trabalhou no Banco Frota Gentil, na década de 1930. Durante muitos anos, ouvíamos minha mãe desabafar a raiva que ela sentia pelo dono do Banco, patrão de meu pai(Sr. João Gentil) que demitiu meu pai(que pertecia a movimentos trabalhitas reinvidicatorios)quando ela estava grávida do 1º filho - era 1932...mas isso é outra história dentro da história do Banco Frota & Gentil...que esá na minha memória!

Aproveitem, para apreciar este lindo prédio, antes que êle venha abaixo...destino de muitos!!!

Boa noite, Fátima!

Fatima Garcia disse...

Oi Lucia,
acho que esse prédio agora é de propriedade do Unibanco, e demolir eles não vão porque o imóvel é tombado, e está sendo restaurado (vê os andaimes na foto?) acho que é só pintura, já que a fachada está em bom estado.Qto a demissão do seu pai, que falta fazia uma CLT, não?
bjs

Lúcia Bezerra de Paiva disse...

HI! é mesmo... com a contação da história da demissão,nem foquei no tombamento....qnt. à CLT fazia falta mesmo!!!!!

Valeu, a observação, e fiz bem em ter voltado aqui, aliás,vira e mexe, volto. É, agora tão cuidando um pouco mais da preservação e tombamentos de nossos belos imóveis antigos!

Até a próxima, Fátima!

isaias disse...

minha avó conta com muito orgulho historias dessa banco, ela foi secretaria do senhor joao gentil.

Fátima Garcia disse...

Olá Isaías,
além disso sua avó deve ter sido uma pioneira ao trabalhar fora de casa, numa época em que as mulheres eram direcionadas para o casamento e as prendas do lar.
abs

Unknown disse...

Tenho um cega que tem o cheque desse banco ainda