terça-feira, 10 de agosto de 2010

Farmácia Oswaldo Cruz

A Farmácia Oswaldo Cruz fica na Praça do Ferreira
Farmácia Oswaldo Cruz tradição e modernidade as estantes dos medicamentos são de 1932
o mosaico do piso é da década de 1930

A Farmácia e drogaria Oswaldo Cruz foi instalada no dia 29 de maio de 1934, na Rua Major Facundo 576, na Praça do Ferreira, de propriedade da Hortêncio Mota & Cia, empresa que produzia equipamentos farmacêuticos.
Em 1950 a empresa proprietária viu-se em dificuldades financeiras e transferiu o controle da farmácia para outro boticário, Edgar de Paula. O novo proprietário nunca modificou nem a estrutura externa nem a interna da farmácia, e o resultado é que a Farmácia Oswaldo Cruz não guarda semelhança com nenhum outro estabelecimento do gênero existente em Fortaleza.
Com suas prateleiras à moda antiga, seus grandes balcões de madeira envernizada, seu piso de mosaico estilo década de 30, a farmácia mantém uma linha de continuidade com o passado, sem deixar de lado a modernidade requerida pelo estilo de vida atual dos grandes centros urbanos. Os computadores sobre o balcão, os anúncios de cartões de crédito e as caixas registradoras eletrônicas convivem harmoniosamente com o ambiente tradicional.
A estratégia de preservação do espaço, confere ao estabelecimento uma identidade peculiar, ao mesmo tempo em que dá um certo charme nostálgico ao centro de Fortaleza

2 comentários:

Lêdinha Rocha disse...

Meu ponto de parada obrigatório para conferir o peso. Sempre me deixa satisfeita por marcar 1 quilo a menos que as balanças digitais rs

Fátima Garcia disse...

já é uma vantagem, Lêdinha Rocha,
rsrs