sábado, 7 de agosto de 2010

Colégio Municipal Filgueiras Lima

O Colégio Filgueiras Lima fica na Avenida dos expedicionários, no bairro Montese
Criado em abril de 1949 pela Lei Municipal n° 140, e intitulado inicialmente Ginásio Municipal de Fortaleza. Instalou-se em 02 de maio de 1951 em sua primeira sede, na Rua Barão do Rio Branco, 1594, na Praça do Carmo, na casa onde hoje funciona o Instituto do Ceará.
Seu primeiro diretor foi o Dr. Jacinto Botelho de Sousa. A instituição visava atender à demanda por educação que ocorria a partir da exigência de uma formação integral, que não visava apenas a mera transmissão de conhecimentos.
Em 1966 mudou-se para a Avenida dos Expedicionários e passou a se chamar Colégio Municipal Filgueiras Lima, em homenagem ao educador e poeta cearense Antônio Filgueiras Lima. O Brasil de então - sob o regime militar - sofria com as graves restrições às liberdades democráticas com repercussões no sistema de ensino, que contava com a intensa resistência e mobilização dos estudantes, em crescimento até fins dos anos 60. O Ato Institucional nº 5 colocou o movimento estudantil num longo período de clandestinidade.
nas escadarias do Ginásio Municipal, os professores Geraldo Hugo Lira, Jacinto Botelho (diretor), Lauro de Oliveira Lima, Ferdinando Tamburini, Leôncio Botelho (vereador) e João César de Vasconcelos, no dia 17 de janeiro de 1951 (Arquivo NIREZ)
Formador de grandes personalidades em nossa cidade, o colégio é lembrado com saudades por seus ex-alunos. Estes se reportam a uma época em que o papel da escola não se limitava à mera formação intelectual, e sim a construção de um indivíduo de caráter, que valorizasse seu povo, seu estado e seu país.

fontes: http://emfilgueiraslima.blogspot.com/2008_12_01_archive.html
AZEVEDO, Miguel Ângelo. Indice Analítico e Iconografia da cronologia Ilustrada de Fortaleza: Roteiro para um turismo histórico e cultural. Fortaleza: Banco do Nordeste, 2001.

27 comentários:

Anônimo disse...

Durante muito tempo foi um bom colégio,também porque a Educação era levada a sério,os alunos recebiam instrução e formação no sentido de saber distinguir o que realmente é importante na vida.Se esse processo tivesse continuado oBrasilhoje seria diferente.

francineidevalentim disse...

Estudei o lo.ano, foi mara, conheci o porteiro Paraiba,prof.Jeova,Prof Diogenes,Domingos Savio, Expedito Maciel da Silva, lembrancas de amigos e um ensino de qualidade, diferente de hoje q esta pessimo, parabens C.M.FILGUEIRAS LIMA..,vc faz parte de minha historia.

Anônimo disse...

Estou necessitando com uma certa urgencia o telefone do colegio Filguiras Lima, ou o endereço eletronico se alguem possuir, por gentileza, postem aqui.Muito agradecida.
Tati.

Fátima Garcia disse...

o telefone divulgado do colégio Filgueiras Lima é (85) 3494-1077. Liguei p/esse número e ninguém atendeu. Pode ser por causa do período de férias, quem sabe tentando outra vez mais tarde. Boa sorte

Anônimo disse...

o telefone é 31311968

José Evandro disse...

Sou José Evandro Ferreira de Souza, conclui o curso ginasial em 1966 e o científico em 1969. Gostaria de contatos com colegas de turma pelo meu e-mail jevandrofs@hotmail.com.

Fátima Garcia disse...

Ola José evandro,
torço muito p/que voce encontre seus antigos colegas. boa sorte.

Anônimo disse...

quero sabe se esse colegio e integral e do governo

Anônimo disse...

quero sabe se esse colegio e integral e do governo

Anônimo disse...

quero sabe se esse colegio e integral e do governo

Fátima Garcia disse...

olá anônimo,
não entendi bem o "integral", mas o colégio Filgueiras Lima é uma escola municipal, mantida pela prefeitura de Fortaleza.

dibouc disse...

Meu nom é luiz Antõnio, estudei no Municipal até 1975., gostaria de rever meus amigos.meu email é luiz.araujo2002@gmail.com
era conhecido como marciano.
Me escrevam........

Fátima Garcia disse...

torcendo muito p/que voce reencontre seus amigos, dibouc

Anônimo disse...

olá sou ex aluno do colegio da turna do cinetifico de 1992 a 1994, gostaria de saber noticias dessa turma, meu email jamesfonteles@hotmail.com, quem for dessa turma entre em contato.

Fátima Garcia disse...

Turma do curso cientifico de 1994, entrem em contato com o James!

Deus é a minha fortaleza disse...

cursei o ginasial e terminei na turma de 1958... boas lembranças, foram quatro anos com os mesmos colegas, caso alguma amiga da época estou no facebook como Eluzai Freire Delgado, nome de solteira Eluzai Freire de Andrade, aguardo

Fátima Garcia disse...

Olá Eluzai, espero que seus antigos colegas de colégio entrem em contato com você.
abs

Deus é a minha fortaleza disse...

Valeu Fatima Garcia... meu abraço

Anônimo disse...

Cursei o científico de 1995 a 1997, onde fiz algumas amizades que desejaria contactá-las, em especial o Renê de São Luis do Curu, e o Luciano.

meu e-mail:frcita@yahoo.com.br

Francisco Itamar Pereira Diniz

Carol disse...

Fiz um estágio nessa escola e não me informei sobre os niveis de ensino oferecidos pela mesma. Gostaria de me informar, por favor.

Carol

Fátima Garcia disse...

Olá Carol,
liguei pro colégio e eles disseram que tem turmas da 6a à 9a. séries.
abs

Ana Amélia de Sousa Silva disse...

Gostaria de saber sobre a questão de inclusão nessa escola , pois tenho uma filha especial.

Fátima Garcia disse...

Ana Amélia, são tenho essa informação, tente um contato direto com a escola, eis o endereço e telefone:
Colégio Filgueiras Lima
Endereço: Av. dos Expedicionários, 3910 - Benfica, Fortaleza - CE, 60760-010
Telefone:(85) 3494-1077

Anônimo disse...

EDMILSON LOPES, ESTUDEI NESTE COLEGIO NO ANO 1985 a 1987, gostaria de rencontrar meus amigos.











Anônimo disse...

Edmilson lopes - terminei o 2ºgrau no ano de 1986, científico - turno noite - e gostaria de saber como conseguir o D.O. da Secretaria de Educação.

Fátima Garcia disse...

Olá Edmilson Lopes,
não tenho essa informação, você deve busca-la diretamente no colégio ou na secretaria de educação. Espero que seus colegas das turmas de 85 a 87 entrem em contato com você, mas você precisa fornecer algum email, telefone, facebook, etc
abs

Fátima Garcia disse...

Edmilson Lopes,
diga como seus amigos podem encontrá-lo: email, ou twitter, ou facebook, etc