quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Rádio Iracema de Fortaleza

Em outubro de 1948, aos acordes da ópera o Guarani entrava no ar, com o prefixo ZYR-7, a Rádio Iracema de Fortaleza, iniciativa dos irmãos José e Flávio Parente, associados a José Josino da Costa. A nova emissora era a primeira concorrente da Ceará Rádio Clube, que estava no ar desde 1934, havia, portanto, 14 anos.

A nova estação de rádio foi instalada no velho Edifício Vitória, na esquina das ruas Guilherme Rocha e Barão do Rio Branco, onde ocupava o segundo andar e a “terrace” da cobertura. O acesso era pelo lado da Guilherme Rocha, onde existia uma larga e bonita escada, cujo corrimão era feito de balaustres de madeira.
A Rádio Iracema funcionou inicialmente no 2° andar do Edificio Vitória


O Edificio Vitória atual: fachada preservada

O espetáculo inaugural realizado na Praça José de Alencar contou com apresentação de César de Alencar, vindo diretamente da Rádio Nacional do Rio de Janeiro; entre as atrações, Luiz Gonzaga “O Rei do Baião”, Heleninha Costa, Ruy Rey e sua orquestra, dentre outros.
Nos primeiros tempos da ZYR-7 faziam parte do cast da emissora os profissionais Paulo Lopes Filho, Peixoto de Alencar, Antonio de Almeida, Barbosa Filho (setor esportivo) e Hirano Meireles (discotecário), dentre outros.

Em agosto de 1954 uma grande festa marcou a inauguração da nova sede da Rádio Iracema – O edifício Guarany, na Praça José de Alencar – uma noite memorável que contou como a atração maior a cantora Ângela Maria, então no auge do sucesso.


Após a saída da Rádio Iracema esse edificio foi demolido e no seu lugar foi inaugurado um shopping popular conhecido por "beco da poeira"
Na programação da Rádio Iracema constava os mesmos itens que já faziam sucesso na concorrente: programas de auditório, novelas, humorísticos, os recitais com cantores especiais, os noticiários, as reportagens.
Poucos meses após a fundação da Rádio Iracema, passou a integrar o elenco, o locutor Irapuan Lima que logo se revelou um grande animador de auditórios e de estúdio. Fazia sucesso com os programas “A Garotada se Diverte e Programa Irapuan Lima, ambos com auditório. Aos sábados a grande sensação era o “Rádio Baile Fim de Semana” que utilizava efeitos de sonoplastia que confundia os ouvintes de imaginavam tratar-se da retransmissão de uma animada festa de clube.

O Animador Irapuan Lima foi um dos destaques no comando dos programas de auditório da Rádio Iracema (Arquivo Marciano Lopes)

Outra contratação de peso foi a de Armando Vasconcelos, que dentro de pouco tempo, assumiu o cargo de diretor artístico e viria a criar o primeiro e único programa de gala do rádio cearense, o “Fim de semana na Taba”. Apresentado junto com a locutora preferida de Armando, Orlys Vasconcelos.

O programa era apresentado todos os domingos das 20 às 23 h, com auditório lotado e os homens em traje de passeio completo. Distribuía prêmios de valor em suas muitas promoções e concursos. Eram até mesmo sorteadas viagens aéreas para Paris.
Armando Vasconcelos e Orlys Vasconcelos e o "Fim de Semana na Taba" (arquivo Marciano Lopes)
Havia em tudo e em todos a busca pela perfeição, de fazer o melhor, o sonho de acertar. Para aparecer, brilhar no restrito firmamento de astros consagrados pelo público do rádio.
Fonte:
LOPES, Marciano. Coisas que o Tempo Levou. A Era do rádio no Ceará. Fortaleza, 1994.
Rádio Iracema de Fortaleza.

Nenhum comentário: