sábado, 7 de agosto de 2010

Colégio Municipal Filgueiras Lima

O Colégio Filgueiras Lima fica na Avenida dos expedicionários, no bairro Montese
Criado em abril de 1949 pela Lei Municipal n° 140, e intitulado inicialmente Ginásio Municipal de Fortaleza. Instalou-se em 02 de maio de 1951 em sua primeira sede, na Rua Barão do Rio Branco, 1594, na Praça do Carmo, na casa onde hoje funciona o Instituto do Ceará.
Seu primeiro diretor foi o Dr. Jacinto Botelho de Sousa. A instituição visava atender à demanda por educação que ocorria a partir da exigência de uma formação integral, que não visava apenas a mera transmissão de conhecimentos.
Em 1966 mudou-se para a Avenida dos Expedicionários e passou a se chamar Colégio Municipal Filgueiras Lima, em homenagem ao educador e poeta cearense Antônio Filgueiras Lima. O Brasil de então - sob o regime militar - sofria com as graves restrições às liberdades democráticas com repercussões no sistema de ensino, que contava com a intensa resistência e mobilização dos estudantes, em crescimento até fins dos anos 60. O Ato Institucional nº 5 colocou o movimento estudantil num longo período de clandestinidade.
nas escadarias do Ginásio Municipal, os professores Geraldo Hugo Lira, Jacinto Botelho (diretor), Lauro de Oliveira Lima, Ferdinando Tamburini, Leôncio Botelho (vereador) e João César de Vasconcelos, no dia 17 de janeiro de 1951 (Arquivo NIREZ)
Formador de grandes personalidades em nossa cidade, o colégio é lembrado com saudades por seus ex-alunos. Estes se reportam a uma época em que o papel da escola não se limitava à mera formação intelectual, e sim a construção de um indivíduo de caráter, que valorizasse seu povo, seu estado e seu país.

fontes: http://emfilgueiraslima.blogspot.com/2008_12_01_archive.html
AZEVEDO, Miguel Ângelo. Indice Analítico e Iconografia da cronologia Ilustrada de Fortaleza: Roteiro para um turismo histórico e cultural. Fortaleza: Banco do Nordeste, 2001.

41 comentários:

Anônimo disse...

Durante muito tempo foi um bom colégio,também porque a Educação era levada a sério,os alunos recebiam instrução e formação no sentido de saber distinguir o que realmente é importante na vida.Se esse processo tivesse continuado oBrasilhoje seria diferente.

francineidevalentim disse...

Estudei o lo.ano, foi mara, conheci o porteiro Paraiba,prof.Jeova,Prof Diogenes,Domingos Savio, Expedito Maciel da Silva, lembrancas de amigos e um ensino de qualidade, diferente de hoje q esta pessimo, parabens C.M.FILGUEIRAS LIMA..,vc faz parte de minha historia.

Anônimo disse...

Estou necessitando com uma certa urgencia o telefone do colegio Filguiras Lima, ou o endereço eletronico se alguem possuir, por gentileza, postem aqui.Muito agradecida.
Tati.

Fátima Garcia disse...

o telefone divulgado do colégio Filgueiras Lima é (85) 3494-1077. Liguei p/esse número e ninguém atendeu. Pode ser por causa do período de férias, quem sabe tentando outra vez mais tarde. Boa sorte

Anônimo disse...

o telefone é 31311968

José Evandro disse...

Sou José Evandro Ferreira de Souza, conclui o curso ginasial em 1966 e o científico em 1969. Gostaria de contatos com colegas de turma pelo meu e-mail jevandrofs@hotmail.com.

Fátima Garcia disse...

Ola José evandro,
torço muito p/que voce encontre seus antigos colegas. boa sorte.

Anônimo disse...

quero sabe se esse colegio e integral e do governo

Anônimo disse...

quero sabe se esse colegio e integral e do governo

Anônimo disse...

quero sabe se esse colegio e integral e do governo

Fátima Garcia disse...

olá anônimo,
não entendi bem o "integral", mas o colégio Filgueiras Lima é uma escola municipal, mantida pela prefeitura de Fortaleza.

dibouc disse...

Meu nom é luiz Antõnio, estudei no Municipal até 1975., gostaria de rever meus amigos.meu email é luiz.araujo2002@gmail.com
era conhecido como marciano.
Me escrevam........

Fátima Garcia disse...

torcendo muito p/que voce reencontre seus amigos, dibouc

Anônimo disse...

olá sou ex aluno do colegio da turna do cinetifico de 1992 a 1994, gostaria de saber noticias dessa turma, meu email jamesfonteles@hotmail.com, quem for dessa turma entre em contato.

Fátima Garcia disse...

Turma do curso cientifico de 1994, entrem em contato com o James!

Deus é a minha fortaleza disse...

cursei o ginasial e terminei na turma de 1958... boas lembranças, foram quatro anos com os mesmos colegas, caso alguma amiga da época estou no facebook como Eluzai Freire Delgado, nome de solteira Eluzai Freire de Andrade, aguardo

Fátima Garcia disse...

Olá Eluzai, espero que seus antigos colegas de colégio entrem em contato com você.
abs

Deus é a minha fortaleza disse...

Valeu Fatima Garcia... meu abraço

Anônimo disse...

Cursei o científico de 1995 a 1997, onde fiz algumas amizades que desejaria contactá-las, em especial o Renê de São Luis do Curu, e o Luciano.

meu e-mail:frcita@yahoo.com.br

Francisco Itamar Pereira Diniz

Carol disse...

Fiz um estágio nessa escola e não me informei sobre os niveis de ensino oferecidos pela mesma. Gostaria de me informar, por favor.

Carol

Fátima Garcia disse...

Olá Carol,
liguei pro colégio e eles disseram que tem turmas da 6a à 9a. séries.
abs

Unknown disse...

Gostaria de saber sobre a questão de inclusão nessa escola , pois tenho uma filha especial.

Fátima Garcia disse...

Ana Amélia, são tenho essa informação, tente um contato direto com a escola, eis o endereço e telefone:
Colégio Filgueiras Lima
Endereço: Av. dos Expedicionários, 3910 - Benfica, Fortaleza - CE, 60760-010
Telefone:(85) 3494-1077

Anônimo disse...

EDMILSON LOPES, ESTUDEI NESTE COLEGIO NO ANO 1985 a 1987, gostaria de rencontrar meus amigos.











Anônimo disse...

Edmilson lopes - terminei o 2ºgrau no ano de 1986, científico - turno noite - e gostaria de saber como conseguir o D.O. da Secretaria de Educação.

Fátima Garcia disse...

Olá Edmilson Lopes,
não tenho essa informação, você deve busca-la diretamente no colégio ou na secretaria de educação. Espero que seus colegas das turmas de 85 a 87 entrem em contato com você, mas você precisa fornecer algum email, telefone, facebook, etc
abs

Fátima Garcia disse...

Edmilson Lopes,
diga como seus amigos podem encontrá-lo: email, ou twitter, ou facebook, etc

marcos oliveira disse...

olá james tbem estudei neste periodo,lembra do prof.sergio de quimica?grande mestre,infelizmente ja falecido,meu e-mail é francimarmelo@yahoo.com.br,obrigado.

Unknown disse...

Olá tenho saudades da época de 1992 a 8ªsérie quando eu estudava ai no Figueiras épocas boas

Fátima Garcia disse...

Olá André Luis Lokutor, a boa noticia é que seu colégio está sendo inteiramente reformado, tá ficando uma beleza!

Anônimo disse...

Meu nome é Teresinha de Lisieux. Estudei do 5° ao 8° ano. Acho que foi inicio dos anos 70, não lembro exatamente o ano. Tinha um grupo de amigas: Solange, Ana Maria, Gorete e Francisca. Dessas só reencontrei a Ana no Facebook, as outras não recordo o sobrenome. Nossos professores eram: Jésus (de matemática), Dona Mosa (de geografia), Dona Gisleine (de história), entre outros. Se alguma dessas colegas entrar aqui, meu e-mail é lisieux.bevilaqua@gmail.com

sara barros disse...

O Colégio Filgueiras Lima sempre me trara recordações legais ,principalmente da turma do cientifico de 1991 a 1993,professores inesqueciveis como o nicolau e o washington. Tardes maravilhosas na quadra,li toda a obra de José Lins do Rego.Hoje eu me espelho muito nas aulas que tive lá,e procuro ser uma professora pelo menos parecida àqueles mestres que tanto me ensinaram.Quem for daquela turma favor me procurar no face sara barros

Sol Oliveira disse...

Tempos bons que não voltam mais! Saudades da minha turma de pedagógico do ano de 1990, Saudades dos meus professores e de todos os funcionários da escola. Saudades das minhas aulas de educação física na querida quadra da escola.Enfim só boas lembranças. Hoje depois de tantas histórias e pessoas maravilhosas que passaram por essa escola, a Prefeitura resolveu tornar a escola para ensino de nível fundamental. juro que não entendi, mas ainda bem que não fecharam a escola e que ou bem ou mal ainda serve ao seu papel de educar.Mas saibas Filgueiras Lima quem já foi Rei jamais perderá a magestade.

Unknown disse...

Saudades dos tempos de escola, estudei no filgueiras entre 1996 á 1999, queria muito encontrar amigos daquele tempo.

JOSEDASILVAPINHEIRO disse...

Meu nome é: José da Silva Pinheiro; Sou ex-aluno de ensino patrocinado pela Pr4efeitura de Fortaleza, desde o Grupo Professor Mozart Pinto até a conclusão do científico/Colegial no Colégio Municipal Filgueiras Lima no ano de 1970. Período inesquecível, contando com a plêiade de amigos e culminando com a participação durante o 3º ano colegial da formação conjunto musical " Os Municipalistas" momento em que, tivemos a criação do mini-festival com histórico aproveitamento.
Gostaria de saber de notícias de colegas, o qual concluíram comigo, cujo destino só consigo identificar de um deles ( Antônio Pereira do Nascimento, pelo fato de morarmos no mesmo bairro (montese) e residirmos muito próximo.
Meu contato é:
Residência; (85) 3491-2727 (fins de semana)ou feriados.
Trabalho: (85) 3101-4723 ( Superintendência de Obras Hidráulicas)SOHIDRA.
WhatsApp: (85) 98858-0647.
Atenciosamente,
PINHEIRO

juliberto magalhães barroso disse...

Conclui meu científico em 87 e gostaria muito de saber como fazer para adquirir segunda via de certificado se é possível, me chamo juliberto magalhães.

marcos oliveira disse...

Qual o contato do James?

Lourdinha disse...

Oi
Sou Maria de Lourdes (Lourdinha)
Estudei nesse colégio no período de 1962 a 1968. Fui muito feliz e bem recebida por todos que faziam a administração na época. Me apaixonei pelo professor Mamede de matemática mas ele nunca soube, era amor platônico, sabe como que é, naquele tempo era falta de respeito namorar com Professor. Saudade daquele povo, pudesse voltar...voltaria correndo. Se alguém lembrar de mim vai aí meu e-mail marilourdesaguiar@gmail.com

Unknown disse...

Tento liga nesse número e eles não atende
31311968

Eliosmar disse...

Estudei entre 89 e 91. Bons tempos que não voltam mais saudades. eliosmarbarros@gmail.com

Vicente Furtado disse...

Em 1976 eu estudava ai no Escola Municipal Filgueiras Lima no primeiro básico de Administração, logo depois de ser transferido do Ginásio Municipal Professor Jacinto Botelho no bairro Itapery, em que ainda tenho meus boletins escolares do período de 1972 â 1975. O diretor do MUNICIPAL, como era denominado, era o professor Tibério, filho do Jacinto Botelho e à partir do ano de 1977, quando ingressei no 23º BC, passou a ser D. Terezinha e depois ainda o Vice-diretor, o Delegado e Juiz de Futebol, o professor de Física o saudoso Cid Peixoto do Amaral... dos professores de então, lembro: Diógenes de Inglês, Brígido de Química, Wilson de Física, Bertini de Matemática (tomava muito merol), História professor Viana, Geografia Dona Mozinha, Ed. Artística o Anquises Ipirajá... OBS: Estudei no Jacinto com o Prof. Jésus Cordeiro de Nogueira, e ainda o então recente saudoso, amigo professor Belarmino... no terceiro o amigo prof. e torcedor do ferrão o Tarcísio, Walter Processamento de Dados, entre outros...