quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Praça Luiza Távora (Praça do Ceart)

A Praça Luiza Távora, popularmente conhecida por praça do Ceart, tem história para contar.  Foi ali que, no inicio da década de 1920, um castelo começou a ser erguido na Aldeota, que já se consolidava como uma região da alta classe de Fortaleza. 


 O castelo pertencia ao empresário Plácido de Carvalho e sua esposa, Pierina. 
Em 1974, o castelo de Plácido foi vendido para um grupo empresarial, que o demoliu. Anos depois, o comprador – o grupo Romcy – foi à falência



 Atualmente a praça encontra-se em reforma para requalificação do projeto arquitetônico e paisagístico. 
 Os pontos principais visam a acessibilidade e a arborização do logradouro
  
o vagão abriga uma mini biblioteca
Localizada em ponto privilegiado de Fortaleza, entre a Avenida Santos Dumont,e as ruas Carlos Vasconcelos, Monsenhor Bruno e Costa Barros, a praça é uma referência na comercialização do artesanato local e da própria cultura cearense.

7 comentários:

Anônimo disse...

O CEART está muito bem instalado numa área ampla e privilegiada e deveria ser mais atuante na atividada para a qual foi criada .Faz pena a gente ver uma estrutura dessas servindo praticamente para cabide de empregos pois ñ entra nem no roteiro dos turistas .

Fátima Garcia disse...

além do que os preços do artesanato comercializado ali é mais alto do que nos similares.

Aline Lima disse...

Essa praça é linda mesmo e tornou-se um lugar ótimo para o lazer. Sobre o artesanato, concordo que poderia ser melhor trabalhado ali, aproximar mais das pessoas. Recentemente fiz um passeio por lá e fiquei encantada com o ambiente aconchegante no meio da Aldeota.

alzira disse...

Minha vó morava em uma dessas casas, na rua Carlos Vasconcelos. E nas férias eu ainda adolescente ficava com ela. As casas eram belissimas, antigas mas muito bonitas. Tinha moradores em todas. e no centro delas tinha um lindo castelo embora já abandonado, era pouco frequentado, pois as pessoas tinha medo , por está tão descuidado. Muito bom esse tempo. Eu e meu irmão passávamos sempre as ferias por la. Lembro que tinha tb uma mangueira imensa, onde brincávamos. Coisas de adolescentes. Eu lembro bem o dia que demoliram o castelo, era uma mistura de belo e abandonado, mas resolveram demolir. Eu vi tudo acontecendo. Depois de algum tempo minha vó mudou de la, pois tinham planos para as casas e todo o espaço da quadra. Foi onde contruiram a praça Luiza Távora. Boa recordação na minha vida.

Fátima Garcia disse...

e isso foi tudo que sobrou daquele espaço, Alzira, só recordações.
abs

Francisco Lopes Sobrinho disse...

Fotos do antigo castelo, você não tem nenhuma???

Unknown disse...

Ano de inauguração da praça?