sábado, 1 de janeiro de 2011

Fortaleza anos 30: Os Espaços da Elite

Praia de Iracema, Restaurante Ramon - década de 1930 (Arquivo Nirez)

Os pontos elegantes de Fortaleza nos anos 1930/1940, um pouco da década de 1950, situavam-se na Praia de Iracema, mais precisamente na Rua dos Tabajaras, servida por sua linha de bondes, cujo ponto final era ao lado da Igreja de São Pedro. 

Praia de Iracema - postal da Loja Crysanthemo 1931 - Arquivo Nirez)

Na Praia de Iracema viviam as famílias de maior poder econômico, o “soçaite” que freqüentava o Praia Clube, os serões artísticos do Jangada Clube, do industrial Fernando Pinto, o restaurante afamado do espanhol Ramon e, um pouco mais a frente, o restaurante Lido, do francês Charles D’Alva e o bar do Figueiredão, onde numa certa manhã de domingo foi assassinado o “playboy” Vicente de Castro Neto.

Praia de Iracema - Igreja de São Pedro - 1939 (Arquivo Nirez)

Na década de 1940, a Praia de Iracema se tornou o foco da presença dos norte-americanos, soldados da marinha e do exército dos Estados Unidos que estavam aquartelados nas bases do Pici e do Cocorote para servir aos planos estratégicos das Forças aliadas em guerra contra o eixo nazi-fascista, formado pela Alemanha, Japão e Itália. 
Vila Morena na Praia de Iracema - na época ocupada pelo United States Office - 1944 (arquivo Nirez)

Na Rua dos Tabajaras os ianques ocuparam a Vila Morena e montaram o USO – United State Office, espécie de clube sócio-esportivo para seus militares. Neles surgiram as famosas “coca-colas”, moças conterrâneas que tiveram a ousadia de namorar os descendentes de Tio Sam. Os nativos não as perdoaram.

bangalôs na esquina da Rua Carlos Vasconcelos com Avenida Santos Dumont - 1938
 (Arquivo Ah! Fortaleza)

Outro bairro de alta distinção era a aldeota que por algum tempo se chamou Outeiro, nome que constava da placa indicativa de seu bonde que tinha ponto terminal onde hoje está a Avenida Barão de Studart. Dali em diante estendia-se a mata da Aldeota. Os ricos e a classe média alta moravam na Avenida Santos Dumont, hoje um vasto corredor comercial que se estende até quase alcançar a Praia do Futuro. A Santos Dumont é, nos dias atuais, o eixo em redor do qual se movimenta a moderna Fortaleza.

fonte: 
Bondes e Bodegas - referências da Fortaleza dos anos 1930/40 
de Blanchard Girão

Nenhum comentário: