sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Fortaleza Antiga - A Praça General Tibúrcio

Foto rara da praça quando o logradouro ainda se chamava Largo do Palácio, no ano de 1856. No mesmo ano passou a ser Pátio do Palácio e posteriormente Praça do Palácio.
Com a colocação da estátua do general Tibúrcio, herói da guerra contra o Paraguai, a praça ganhou o nome do General Tibúrcio. Era o ano de 1888.
Em 1890 um decreto municipal rebatizou o local com o nome de Praça 16 de novembro, e 6 meses depois retomava o nome anterior, ficando até hoje com essa denominação, também conhecida como Praça do Rosário, por causa da igreja e Praça dos Leões em razão das estátuas que ornamentam o local.
A Praça General Tibúrcio pelo lado da Rua General Bezerril, com a linha de bondes. O prédio que aparece em primeiro plano é o Palacete Brasil e o último é o Sobrado do Pastor. Ao fundo a Igreja do Rosário, a mais antiga de Fortaleza.
O antigo Largo do Palácio ganha reforma de grande vulto e se transforma num agradável recanto tendo como modelo os jardins de Paris.
Rica arborização, estátuas, vasos e postes para lampiões a gás. No centro a estátua do titular, General Tibúrcio. Ao fundo a Igreja do Rosário e detalhes do Palácio da Luz.
Numa das esquinas da praça, o Palacete Brasil, que fica nos fundos do Palácio Senador Alencar onde funciona atualmente o Museu do Ceará. 
A monumental escadaria dá acesso a praça no cruzamento da Rua Conde D'Eu com a Visconde de Sabóia. Bela balaustrada, jarros de ferro, leão em luta com a serpente e o brasão de armas da cidade.

dados e fotos extraídos do livro:
Fortaleza Antiga - praças ruas e esquinas de Marciano Lopes

Um comentário:

Anônimo disse...

A Praça General Tibúrcio comumente conhecida como Praça dos Leões deveria ser tombada como Patrimônio e preservada para evitar ações de vândalos .