segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Lojas do Antigo e do Novo Centro

Casa Parente
A Casa Parente inaugurada em 1914, funcionou inicialmente no velho sobrado do Comendador Machado (Arquivo Raimundo Girão) 
Mais tarde mudou-se para o Edifício Parente, no cruzamento das  Ruas Guilherme Rocha e Barão do Rio Branco (Arquivo NIREZ)
Foi inaugurada em 10 de junho de 1914 por Inácio Parente, no velho sobrado do Comendador Machado, onde hoje se localiza o edifício Excelsior. 
Em 1923 mudou-se para a Rua Barão do Rio Branco esquina com Guilherme Rocha. 
Em 08 de setembro de 1936 foi inaugurado o Edifício Parente no mesmo endereço. O prédio foi projetado e construído pelo arquiteto Sylvio Jaguaribe Ekman, no estilo Art Déco. Na festa de inauguração usaram da palavra Inácio Parente e o prefeito Raimundo Araripe.
Magazine Mesbla 
Cartão de crédito  e interior da loja Mesbla 
A principal loja do centro funcionava no prédio de duas frentes para a Rua General Sampaio e Senador Pompeu, onde hoje está a Loja Insinuante.
 De origem francesa a Mesbla foi uma gigante no varejo. Funcionou no Brasil de 1912 a 1999 quando teve sua falência decretada.
O centro de hoje
Num passado recente o centro de Fortaleza era bem cuidado e tinha lojas muito bem equipadas com variedade de produtos e excelentes instalações. Já foi mostrada no blog a extinta Romcy Magazine e o estado em que se encontra o imóvel, desocupado e em pleno processo de degradação. 
Era um tempo romântico, em que o centro de Fortaleza era um espaço de socialização, de encontro, de lazer, de segurança.
Hoje o lugar está irreconhecível, tomado por ambulantes e camelôs. 
Sem contar com o grande número de estabelecimentos dirigidos por asiáticos (chineses, coreanos...) que vendem produtos de procedência duvidosa, sem nota fiscal, e cobram preços que chegam a “tlinta” e “calenta” Reais, debaixo das barbas incompetentes de quem deveria fiscalizar o recolhimento de impostos e a regularidade do funcionamento das lojas. 
Esse é o cenário que nos deparamos no centro de Fortaleza: ruas e calçadas sujas, estabelecimentos ilegais, ocupação desordenada sem atrativos e – total e completo abandono  por parte do poder público, e da curriola que chama aquela mixórdia de Fortaleza bela.    
  
informações 
sobre a casa Parente: Cronologia Ilustrada de Fortaleza (NIREZ)
sobre a Mesbla inclusive a foto :http://mesbla.blogspot.com/)

3 comentários:

Graça disse...

Até há pouco anos o centro de Fortaleza tinha o seu glamour e garanto que todo saudosismo se justifica pois,com toda certeza,era bem melhor do que é hoje.Quem não sente saudade da MESBLA uma loja de departamentos onde você encontrava muita coisa bonita.Saudade sim daFortaleza que era bela

Lúcia Bezerra de Paiva disse...

Mesbla, Casa Parente, Lobrás, Sloper, Rainha da Moda, Lojas de Variedades, Torre Eifel e outras mais....tudo passado da linda Fortaleza, no gostoso centro,....que os DESadministradores destruiram...e continuam.... REVITALIZAÇÃO do CENTRO??? LOROTA, pra boi dormir!!!!

O que fazer???

Anônimo disse...

A Mesbla lembra as manhãs de sábado. Como era bom gastar dinheiro sem preocupação...