sábado, 7 de agosto de 2010

Projeto Trem da História: um resgate histórico e cultural

O projeto Trem da História é uma iniciativa do Professor Gerson Linhares, com apoio do Centro Cultural Banco do Nordeste. Busca despertar na população o resgate da identidade entre a cidade e seus habitantes, através da recuperação da memória de Fortaleza – conhecer o passado para entender o presente.
O programa Trem da História é cumprido em um trenzinho aberto, despojado dos requintes das máquinas da época, mas com uma boa dose de descontração.
Os roteiros, especialmente elaborados para esse fim contemplam edificações tais como igrejas, prédios, palacetes, monumentos e logradouros de significância para o desenvolvimento sócio-cultural do povo através de relatos do passado em comparação ao presente em narrativas plenas de encanto e nostalgia.
O Centro Cultural Banco do Nordeste fica na Rua Floriano Peixoto, 941, Centro, e todas as atividades ligadas ao Trem da História são gratuitas.


professor Gerson Linhares
Trem da História
fachadas recuperadas na Praça do Ferreira
Antigo Iracema Plaza Hotel
antigos armazéns da alfândega - Praia de Iracema
Praia de Iracema
Iracema Guardiã, de autoria do artista plástico cearense Zenon Barreto
mar de Iracema
Seminário da Prainha
Torre do Cristo Redentor
Mercado CentralForte de Nossa Senhora da Assunção Praça do Coração de Jesus
Igreja do Sagrado Coração de Jesus

9 comentários:

Lúcia disse...

O "post" eatá excelente, Fátima.
ENCANTADOR!
Tão bom seria, se o fortalezense prestigiasse mais essas importantes iniciativas!
Parabéns!!!

Lúcia Paiva

Fátima Garcia disse...

Lucia, acho que a maioria da população nem sabe que existe esse projeto, e muito por falha de divulgação, que só é feita aos frequentadores do centro e do espaço cultural do BNB.

GERSON LINHARES disse...

Excelente e Parabéns pela sua visão patrimonial. Muitos cearenses poderiam viver a nossa Fortaleza. Estamos na labuta por uma cidade mais humana e educada. Reflito muito sobre a nossa identidade cultural. Estamos realizando com muito carinho e dedicação o Trem da História e outros projetos e programas de cunho educacional voltado para a preservação dos nossos bens culturais. obrigado pela divulgação e vamos passear novamente.

Eliene França disse...

Fiquei encantada ao navegar pelo seu blog é simplesmente fantástico!
No final desse ano concluo o Curso de graduação em Gestão em Turismo e os seus conhecimentos enriqueceram os meus. Obrigado por contribuir na luta de preservação dos nossos bens patrimoniais. Que muitos projetos culturais surjam para enriquecer nossa história!

Fátima Garcia disse...

obrigada Eliene, pela visita e pelos comentários. Volte sempre

Gustavo A. Gomes disse...

Parabéns, Fátima! Acompanho o blog Fortaleza Nobre e agora tenho este tb nos meus favoritos! \o/ Gostaria de maiores informações sobre o "Trem da História". Conheço mais a história de outras cidades do que da minha própria... como é q pode? Falta uma maior divulgação mesmo sobre esses serviços. Abraço!

Fátima Garcia disse...

Olá Gustavo
O centro cultural BNB disponibiliza 2 passeios culturais, o trem da história e o percursos urbanos, que é feito em ônibus, semanais, e gratuitos. Todo inicio de mês o centro cultural distribui um folder com a programação mensal, especificando dia e roteiro dos passeios, que visitam sitios históricos e resgatam suas histórias. Os roteiros são sempre diferentes; precisa reservar vaga.
O centro cultural BNB fica na Rua Floriano Peixoto, junto a praça do BNB.
obrigada pela visita ao blog.

MOTORHOME disse...

Parabéns pela sua visão turismo no ceará,Vc falo a verdade na tv o povo.
Cloves Ribeiro RADIOAMADOR
http://motorhomeclovespx.blogspot.com.br/

Fátima Garcia disse...

obrigada Cloves, pela visita. Dei uma olhada no Motorhome, são ideias muito criativas, parabéns