domingo, 1 de agosto de 2010

Prédio da Intendência Municipal

foto - Arquivo NIREZ

O sobrado foi erguido em 1825 por Francisco José Pacheco de Medeiros sendo o primeiro imóvel de tijolo e telha a levantar-se em Fortaleza.
Foi também um dos primeiros a contar com um relógio público. tendo sido adquirido pelo governo para sediar a Intendência Municipal.
Foi demolido em agosto de 1941, juntamente com todo quarteirão que ficava entre as ruas Major Facundo, Pará, Floriano Peixoto e Guilherme Rocha, na Praça do Ferreira. 

2 comentários:

Lúcia disse...

Mais uma "prova" de um grave crime, você nos apresenta,Fátima.
Parabéns.

Nunca tinha visto foto desse prédio. Gosto da história do Ceará,principalmente a de Fortaleza.
Por coincidência, há poucos dias estive revendo as nomenclaturas: Intendência/Prefeitura....
Foi 31, o número de Intendentes(Império).
Dentre eles, estão: Manoel Soares da Silva Bezerra -1861/65, meu bisavô materno;e Antônio Pereira de Brito Paiva -l881/84, meu tio-avô paterno.
Estou escrevendo as minhas memórias e,portanto, esses dados históricos me interessam, para uma contextualização.
A foto, do pédio de Intendência, vai ser salva no meu arquivo,para ilustrar me trabalho.

Valeu, Fátima!
Só lamento, a demolição da história!!

Fatima Garcia disse...

Oi Lucia,
as fotos do prédio da intendencia são de fato raras, até hoje só vi em dois livros: Geografia Estética de Fortaleza do Raimundo Girão e essa que botei no blog que escaneei do livro do Nirez. Também as informações sobre o imovel são pouquissimas, essas poucas linhas que escrevi são de vários textos. legal saber que seus antepassados influiram na história da cidade, dá pra ver que esses antigos governantes tratavam a cidade muito melhor do que os atuais. Agora que a cidade acordou p/questão da preservação, depois que muita coisa importante foi destruida.