quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Centro de Turismo do Ceará (Emcetur) - Museu de Arte e Cultura Popular

A antiga Cadeia Pública, hoje Centro de Turismo do Ceará, foi projetada em 1850, levando cerca de 16 anos para ter suas obras concluídas, em 1866.
O edifício com dois pavimentos era dividido em dois raios no pavimento inferior, onde ficavam as celas em número de 28. No andar superior ficavam o alojamento do carcereiro, o arquivo e as enfermarias. Cada cela recebia entre 12 e 20 presos, e continham uma janela alta com grossas barras de ferro.
Criação da Emcetur (Centro de Turismo do Ceará)

A Emcetur foi criada em 1973, pelo então governador César Cals e passou a ocupar o edifício da antiga cadeia. Em 1974 foi inaugurado o Teatro da Emcetur que ocupava uma das alas do Centro de Turismo, batizado posteriormente com o nome do dramaturgo Carlos Câmara (1881-1939). Hoje totalmente desativado, nem de longe lembra o pólo cultural que agitara a juventude de Fortaleza nos anos 1970.
No andar superior do bloco central funcionam administração, museu de mineralogia, diretoria, sala de reuniões, acervo de obras de arte, depósito, almoxarifado, duas salas de guias turísticos, Associação da Melhor Idade, museu de arte e cultura popular e WC’s (masculino, feminino e para portadores de deficiências físicas).


entre as peças do museu de arte e cultura popular, um velho tear manual, um carro de boi e uma autêntica jangada de piúba.
Em março desse ano o Centro de Turismo foi reinaugurado pelo governador do Estado, depois de uma reforma que custou cerca de R$ 2 milhões. O local recebeu novas estruturas elétricas, hidráulicas, de refrigeração, banheiros, restaurante, lanchonetes e quiosque. O Bloco Central, constituído por dois pavimentos, com área de 2.834,94 m², em seu pavimento térreo, teve reformadas 26 lojas e o elevador panorâmico.
(que aparentemente não funciona).
O Centro de Turismo comercializa e promove em suas 104 lojas o artesanato, além de outros produtos típicos cearenses.
O prédio da antiga cadeia pública, tem estilo neoclássico e foi tombado pelo Estado em 1982.
Está localizado na Rua Senador Pompeu, 350, centro de Fortaleza.

16 comentários:

Lúcia Paiva disse...

ENCANTADOR!
Conciso, simples e BONITO!

Assim deve ser um "blog", nas suas
postagens. As fotos estão maravilhosas. No histórico, lamento pelo teatro. Cadê a classe teatral que não faz nada, nem um "protestozinho"!
Vou dar uma voltinha na Emcetur, pra ver como ficou dps da reforma!

Excelente! Parabéns!
Lúcia

Fatima Garcia disse...

Assim que terminaram a reforma da emcetur(a reforma foi mais de infra-estrutura, não mudou muita coisa não), o governo anunciou que ia reformar e ampliar o teatro Carlos Câmara.Pela propaganda que fizeram vai ficar novinho, mas que tem correr e começar logo, porque se ficar p/depois da eleição...babau! o pessoal da Comédia Cearense tem protestado sim, por isso que estão prometendo reformar. obg pelos elogios ao blog. bjs

Lorena disse...

já andei muitas vezes ali pela emcetur, já fui lá depois da reinauguração, e nunca, jamais soube que ali tinha um museu. Isso é que é divulgação falha

Fatima Garcia disse...

É a mesma queixa que fazem os lojistas da emcetur: falta de divulgação. Dizem que os fortalezenses não frequentam a emcetur porque não conhecem, não sabem o que o espaço oferece em termos de produtos, cultura e lazer. Veja as fotos tiradas do museu num dia de semana, durante o horário comercial. Vazio!

Anônimo disse...

Bonitas imagens,essas das instalações da EMCETUR,me deixaram a impressão de um lugar organizado e agradável.Não sei porque não tem a mesma procura do MERCADO CENTRAL se os produtos são similares .

Moana disse...

Fátima, tb fiz um blog da Encetur, novo Centro de Turismo do Ceará, me ajude a divulga lo; como vc mesma sabe estamos esquecidos pelo governo e a população de fortaleza só sabe do mercado central. lá coloquei videos e fotos.sou filha de lojista que está desde sua fundação e fico triste com o abandono. fico feliz de ter visto seu blog e ver que tem gente que se emporta conosco. um abraço e obrigada por falar do Centro de Turismo. Moana Myrna

Fátima Garcia disse...

Oi Moana, dei uma olhada nos seus blogs, reparei que voce esta iniciando. Qto a divulga-los posso colocar o link na pagina inicial do meu. É só dizer qual. E estão nos meus planos uma nova postagem sobre a encetur, dessa vez enfocando apenas as lojas e o artesanato. Também não entendo esse abandono por parte do poder público,a divulgação deveria ser feita por eles, que dispoem de recursos e meios. Mas nós faremos nossa parte.
abs

Acaraú Online disse...

Havia visitado muitos anos atrás e so em janeiro de 2012 voltei a visitá-lo

Fátima Garcia disse...

e vale sempre a pena visitar a Emcetur, Acaraú Online, é divertido, tem produtos bonitos p/comprar e tem o aspecto histórico-cultural.
abs

Unknown disse...

gente estou encantada com esse conhecimento sobre turismo envolve muito mais que cultura envolve sentimento, paixâo, encantamento;sou tambem cearense atualmente moro em São Paulo e estou cursando turismo,adivinhem a primeira cidade que me vem na cabeça em termo de pesquisa em todos os sentidos praias, eventos,feiras e tudo mais me orgulho de ser cearense um cheiro a todos que lerem esse comentario e fortaleza aqui vamos nos

Fátima Garcia disse...

obrigada Rosa Marques,por começar a visita a Fortaleza pelo nosso blog
abs

Anônimo disse...

parabens Fátima, bela postagem.
Queria saber se lé é aberto ao publico a qualquer dia e horario, alguem sabe me responder?

Fátima Garcia disse...

à época que fiz o post, o Museu era aberto a visitação sempre que o centro de turismo estivesse funcionando, ou seja, horário comercial, sábados e domingos pela manhã.
abs

Unknown disse...

É aí onde está a deliciosa Castanha Quixadá. Peguei algumas informações do seu texto para colocar também em nosso site: www.castanhaquixada.com

As fotos estão excelentes!

Unknown disse...

Assisti na infância dois shows maravilhosos com no máximo 40/50 pessoas do Gilberto Gil recém chegado do exílio França. O outro foi da Miúcha 👏👏👏😍 bons tempos!

Anônimo disse...

Não sei porque colocam os mendigos a venda nesse local aí