segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Origens do Passeio Público - Parte I

Desde a antiguidade, aqueles que desejavam desfrutar de convívio tranquilo em ambientes urbanos tumultuados, ou  entregar-se  à contemplação, buscavam espaços confinados, de uso restrito. Procuravam os jardins.   

Num entendimento amplo, os jardins podem ser referidos como inconfundível modalidade de ocupação física dos espaços urbanos. Datariam do começo dos tempos, criações divinas como o Jardim do Éden, a que se referem as Escrituras Sagradas.

 Lisboa, Passeio Público
[Entrado sul do antigo Passeio Público]
Fotografia, Eduardo Portugal, ca 1880


Os jardins amplos e cuidados, constituíram por longo tempo espaços de uso particular, pertencentes à coroa, à nobreza e ao alto clero ou, mais recentemente, a  uns raros burgueses. Jardins abertos ao público, ainda que de acesso restrito, eram poucos, contados como exceções no sistema. 

Na Europa ocidental, a presença maciça da população nos jardins  urbanos remonta ao século XVIII.  Tornados espaço público aos poucos, patenteavam tentativas conciliatórias de valorização social de espaços abertos para frequência da burguesia, cada vez mais poderosa, pois, até então, o privilégio de um relacionamento despreocupado com a natureza ficavam praticamente restritas à aristocracia, em seus parques de uso privado.

Os jardins públicos surgiram na Europa quase simultaneamente aos primeiros espaços ajardinados na América. O arquiteto e professor Hugo Segawa em seu livro -  Ao Amor do Público: Jardins do Brasil -  faz um estudo detalhado sobre a importância dos jardins públicos e botânicos na formação das cidades, e de como eles se constituíram em uma forma peculiar  de urbanização e consolidação dos espaços urbanos.

De acordo com o autor, os jardins públicos não se confundem com as praças.  A praça é do povo, o jardim público não o era, em sua origem. Estes foram uma criação da aristocracia que estabeleceu um lugar para seu lazer, um lugar para “ver e ser visto”. 

Nestes espaços privilegiados, foram introduzidas práticas sociais de educação e postura, normas de comportamento que eram antagônicas a balbúrdia e a irreverência típica das praças. Assim, apesar de públicos em seu momento de instauração, esses jardins conformaram espaços segregados na cidade, construídos por e para uma elite econômica e social, e estabeleceram  elegantes e comportados padrões para um grupo social diferenciado. 

Não por acaso, esses logradouros eram gradeados.  Essas distinções foram mais nítidas no passado, hoje estão completamente diluídas e já não fazem mais sentido como antigamente.

O conceito de jardim público chegou ao Brasil no final do século XVIII. O Passeio Público do Rio de Janeiro é o primeiro parque ajardinado do Brasil e foi concebido por um dos maiores artistas do período colonial brasileiro: Mestre Valentim da Fonseca e Silva.

Passeio Público do Rio de Janeiro
foto: panoramio

Construído em 1783, o Passeio Público foi o grande ponto de encontro da população carioca nos séculos XVIII e XIX. Em seu interior podia-se contemplar, além de variadas espécies da flora nacional, obras de arte confeccionadas por Mestre Valentim, como chafarizes, esculturas e pirâmides. 
Depois veio o Passeio Público de Salvador, Bahia,  inaugurado em 1810 pelo 8º Conde dos Arcos, Dom Marcos de Noronha e Brito, então governador da Bahia (1810 – 1818). Ornado de flores e árvores frutíferas, transformou-se num importante espaço de lazer, onde aconteciam grandes festas populares. O terreno foi adquirido para esse fim em 1803 pelo governador da Bahia na época, Francisco da Cunha e Menezes.
O Passeio Público de Curitiba-PR, é o parque mais central e o primeiro da cidade. Inaugurado em 1886 com cerca de 70 mil m² de mata natural, nas margens do rio Belém. Na época sua iluminação era feita por lampiões alimentados por azeite de peixe.

Passeio Público de Curitiba (foto divulgação)

No século 19, foi por algum tempo o Jardim Botânico de Curitiba. Foi, também, o primeiro zoológico e, até hoje, possui alguns animais em cativeiro, além de um aquário.

Nenhum comentário: