sábado, 19 de fevereiro de 2011

Igreja de Santa Edwiges









Todos os dias, sobretudo às quintas-feiras, devotos da santa protetora dos endividados acorrem em grande número à Igreja de Santa Edwiges, na Avenida Leste-Oeste, junto ao mar. 
A estrutura moderna, na cor branca, privilegia a ventilação natural.
Santa Edwiges é alvo de muita devoção. Segundo o Padre Ferreira, pároco da igreja, as missas de domingo chegam a reunir cerca de duas mil pessoas e as festas em homenagem à santa, 10 mil. A missão de protetora dos pobres e endividados decorreu das diversas doações que ela fazia.
Nascida em família muito rica e de grande poder no século XII, Edwiges foi educada em um mosteiro e casou-se com Henrique, Duque da Silésia e da Polônia.
Foi mãe de seis filhos, mas três deles morreram. Tempos depois, o marido também morreria. Muito serena e forte frente a tantas perdas, Edwiges se desprende das coisas materiais e vai morar em um mosteiro, fazendo-se pobre junto as monjas. Embora seguisse todas as regras monásticas, ela não fez os votos religiosos. 
O motivo tinha a ver com sua riqueza: ao não se tornar monja, Edwiges podia dispor de seus bens em favor dos pobres. Quando alguém tinha muitas dívidas ou estava preso e não podia saldá-las, ela as pagava. 
 Ao lado do templo está erguida a estátua de Santa Edwiges, com 11 metros de altura e  voltada para a avenida. O autor da escultura é Franciné Diniz, o mesmo que fez as estátuas de Nossa Senhora da Assunção, que fica na Barra do Ceará, e de Nossa Senhora de Fátima, em frente à Igreja de Fátima.
A Igreja de Santa Edwiges fica na Avenida Presidente Castelo Branco (Avenida Leste-Oeste) n° 600, Bairro Moura Brasil.

fotos de novembro de 2010
arquivo do Blog

11 comentários:

Lúcia Bezerra de Paiva disse...

Ficou linda a postagem, texto e fotos. Tinha muito pano, pras mangas. Há muito eu aguardava.
Eu deveria me chamar Edwiges,pelo dia em que se comemora o dia da santa, 16 de outubro. Que história, a dela! não conhecia.

Produtiva semana!

graça disse...

Imagens lindas,nos dão idéia de um lugar muito bem cuidado e agradável,deu até vontade de ir lá.Como fotógrafos amadores vocês estão se saindo ótimos profissionais.Parabéns pela postagem.

Fátima Garcia disse...

O lugar está mesmo muito bonito depois da Leste/Oeste e da descoberta de igreja de Sta.Edwigens pela população, que atrai um público muito grande (e quem não está endividado nos dias de hoje?).As fotos foram feitas por mim e pelo Rodrigo, e de fato, estamos ficando bons nisso. Vc vai ver as fotos que fizemos do Pirambu, o imaginário popular que associa o nome a uma favela, vai se chocar! Lúcia, se voce aniversaria junto com a Santa, já pode reivindicar alguns privilégios
bjs

Anônimo disse...

OLÁ!
ACHEI LINDA AS FOTOS!
Estou pretendendo me casar e gostei muito do local.
Não apenas pela estrutura, mas pela sensação" harmoniosa, você entende ne?
Eu liguei para vários locais e nenhum deles dispõe do numero.Você poderia me dar o numero de lá, caso tenha?
Meu email: deborah.f.h@hotmail.com
abraços!

blogger disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Quais os telefones para contato com essa Igreja? Alguém pode me informar por favor? Obrigada

Fátima Garcia disse...

Eriberta Figueiredo, o telefone da igreja de Santa Edwiges é
3212-4766, se estiver fora de Fortaleza o código é 085.
abs

Unknown disse...

Que luga lindo

Unknown disse...

Gostaria ver uma data para casamento em setembro ou em outubro desse ano 2019

Unknown disse...

Estive o prazer de conhecer fiquei encantada.



Márcia Vânia Sobrinho disse...

Conheci essa igreja há anos, durante uma viagem de férias, é muito linda!!!!