terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

150 Anos da Santa Casa de Misericórdia de Fortaleza

Quando surgiu o prédio do Hospital da Caridade ou Santa Casa de Misericórdia tinha apenas um andar (Arquivo Nirez)
O Local para instalação do Hospital da Caridade – o primeiro hospital de Fortaleza –  foi escolhido em 1847, na gestão do presidente da província Inácio Correa de Vasconcelos (1844-1847). Foi concluído em 1857 e posto em funcionamento com alguns índios enfermos, mas por falta de condições foi fechado pelo então presidente Dr. João Silveira de Sousa (1857-1859). Em 1860 foi criada a irmandade da Misericórdia para administrar o hospital, que a partir de sua instalação em 1861, passou a ser chamado de Santa Casa de Misericórdia.
O segundo andar só foi construído no início da década de 1920
Em 1922 foram iniciadas as obras de reformas do prédio que passou a contar com dois pavimentos.  
Sob a responsabilidade da Irmandade da Misericórdia, o Hospital que começou apenas com 80 leitos, hoje atende mais de 13 mil pessoas todos os meses. A maioria dos pacientes vindos do interior e bastante carentes.
Passados 150 anos de sua inauguração o hospital filantrópico e sem fins lucrativos tem sobrevivido com muitas dificuldades e com a ajuda da sociedade através de várias tipos de campanha.
A Santa Casa de Misericórdia fica no cruzamento das Ruas Barão do Rio Branco com Dr. João Moreira, centro de Fortaleza

2 comentários:

Lúcia Bezerra de Paiva disse...

Apesar dos pesares, a Santa Casa ainda é confiável, no atendimento.Tive um irmão internado lá, fiz companhia a êle, em muitos dias, e observei o ótimo tratamento. A equipe médica, enfermagem e alimentação, achei excelente. São 150 anos, a meu ver, de bons serviços...mesmo carente de recursos.

Fátima Garcia disse...

acho que a Santa Casa presta um grande serviço à população, um dos lemas da instituição é que de lá ninguém sairá sem atendimento.