terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

A Ponte Metálica

A construção foi iniciada no dia 18 de dezembro de 1902 quando foi fixada a primeira estaca pela empresa Walter Max Floriano e Cia, de Glasgow, Reino Unido, com estrutura metálica importada de Londres, daí a razão do nome ponte metálica. 


A ponte tinha lastro de madeira e serviu como porto de Fortaleza por mais de vinte anos.  Concluída em 1906, foi o quarto trapiche que Fortaleza conheceu. O primeiro surgiu por volta de 1805, na Prainha, em frente ao seminário. Outros dois trapiches foram construídos mais tarde, um deles chamado Trapiche do Ellery, estava localizado na mesma área do primeiro, construído provavelmente em 1844. Existe documentação relativa a construção de um terceiro trapiche concluído em 21 de junho de 1857, medindo 154 metros de comprimento por dezessete metros e sessenta centímetros de largura. 



  A ponte metálica era dotada de escada móvel para subida e descida de passageiros – que não oferecia a menor segurança – e de guindastes para as cargas. Os navios ficavam ao largo, enquanto botes e lanchas faziam o percurso entre as embarcações e a ponte. 
A ponte foi utilizada durante mais de 10 anos, mas deteriorou-se pela ação da maresia e foi reconstruída na década de 1920, sendo inaugurada em 1928, com o nome de Viaduto Moreira da Rocha, já em concreto armado.


Em 1932 a ponte recebeu iluminação a gás, inaugurada no dia 20 de janeiro daquele ano.
No dia 25 de dezembro de 1947 foi desativado o serviço de embarque e desembarque de passageiros e cargos, que passou a ser feito no Porto do Mucuripe, ainda por meio de botes e lanchas, ate que as obras permitissem a aproximação dos navios. 
A Ponte Metálica, oficialmente Viaduto Moreira da Rocha, foi definitivamente desativada em 26 de abril de 1954, com a retirada dos guindastes.

fotos: Arquivo Nirez
fonte:
Cronologia Ilustrada de Fortaleza de 
Miguel Ângelo de Azevedo

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