domingo, 8 de agosto de 2010

As Cantoras do Rádio

Na década de 1950, quando Fortaleza era uma pequena e provinciana cidade, existiam apenas duas emissoras de rádio : A Ceará Rádio Clube (PRE-9) e a Rádio Iracema (ZYR-7).
As duas mantinham concorridíssimos programas de auditório, geralmente realizados nos finais de semana. Mas, já no meio da semana todos os ingressos eram vendidos a uma platéia bastante eclética que incluía estudantes, donas de casas, empregadas domésticas, comerciários, profissionais liberais, operários, intelectuais e até respeitáveis matriarcas de importantes famílias locais.
Entre os programas de maior popularidade na PRE-9, no seu sempre superlotado auditório do edifício Pajeú estavam Festa na Caiçara, Parque Recreio, Divertimentos em Sequência - comandado em sua fase áurea por João Ramos - e Noturno Pajeú, que era apresentado por Augusto Borges e, numa fase mais recente, por Paulo Limaverde.
Na Rádio Iracema fazia sucesso o Fim de Semana na Taba, onde Armando Vasconcelos reinava absoluto nas noites de domingo.
Mas as maiores atrações dos programas de auditório eram as cantoras. Eram elas quem atraíam as multidões, quem faziam a platéia delirar, quem monopolizavam as atenções. Cada uma tinha um estilo, um modo peculiar de se apresentar, de cantar, de se vestir, de encarar o público.
As cantoras do rádio marcaram significativamente a trajetória de da radiofonia no estado e se tornaram símbolos da chamada era de ouro do rádio.
As cantoras do Rádio
Keyla Vidigal

O maior fenômeno dos auditórios de Fortaleza nos anos 1950. O simples anuncio do seu nome já fazia a platéia entrar em delírio: gritos, assobios e muitos aplausos, acolhiam a grande estrela da Ceará Rádio Clube. Keyla tinha o domínio das massas, sabia como contagiar, como criar um clima febril, como arrebatar o auditório com sua performance.
Estelita Nogueira e Zuila Veras
integrantes do cast da Rádio Iracema. Estelita Nogueira tinha um estilo personalissimo; Zuila Veras era a nossa versão de Elizeth Cardoso. Só se apresentava em recitais noturnos, em estúdio, com orquestra.

Maria Guilhermina A estrela da canção portenha, era filha da pianista Maria de lourdes Gondim. Não participava de programas populares. Assumia uma postura bastante austera ao cantar velhos tangos.

Ayla Maria
Ayla Maria começou na Rádio Iracema, tão jovem, que subia numa cadeira para alcançar o microfone

Ivanilde Rodrigues Ivanilde Rodrigues era espiritualidade. Quando cantava deixava de ser ela mesma, parecia que algo se apossava de seu ser. Em cena transfigurava-se, parecia flutuar, pisava nas nuvens.
As Irmãs Vocalistas
Cleide e Adamir Moura, as Irmãs Vocalistas fizeram muito sucesso nos anos 40 e 50, tanto nos programas da Ceará Rádio Clube como em excursões pelo nordeste.

Marilena Romero

Com talento vocal e estilo sofisticado Marilena Romero, teve grande atuação fora dos palcos da rádio. Especialista no gênero musical "buate" fazia muito sucesso cantando na noite
Celina Maria Artista culta, inteligente, elegante e de fina educação a soprano Celina Maria cantava canções italianas, música brasileira e árias de óperas. Saiu do palco da Rádio Iracema para o Teatro ala Scala de Milão.

Telma Regina

talento e elegância nos palcos da Ceará Rádio Clube. A cantora chamava a atenção do público pela elegância. Apresentava-se em trajes de gala que destacavam ainda mais sua beleza

Fotos e dados da pesquisa baseados no livro Coisas que o Tempo Levou: a era do rádio no Ceará, de Marciano Lopes.
reportagem do Jornal Diário do Nordeste

27 comentários:

Lúcia Paiva disse...

Oi, Fátima
Fui "fanzoca" e frequentadora dos programas de auditório, lembro-me bem de "Festa na Caiçara" , "Divetimentos em Sequência" e "Fim de Semana na Taba".Eram muitas as brincadeiras,
os nº musicais - com essas cantoras (senti falta da Vanda Santos) e a distribuição de prêmios.Parecidos com os de TV de hoje..rsrsrsr
A cantora Ianilde Rodrigues se tormou atriz e, ainda hoje, atua nos palcos de Fortaleza. Ela é casada com o jornalista Alan Neto e está sempre nas colunas sociais dos jornais da terrinha.
Ayla Maria andou fazendo teatro e TV, mas sumiu, ultimamente.
Augusto Borges tem um programa na TVC,"Ontem, hoje e sempre", com "músicas que o tempo levou"....

Foi bom, aquele tempo!!!!!

Boa noite, Fátima!
Lúcia

Fátima Garcia disse...

Oi Lucia,
vou fazer uma outra postagem sobre esse assunto porque falta muita gente ainda, dessas pessoas que vc falou o único que ainda vejo na TV é o Augusto Borges, não sabia dos outros.

Anônimo disse...

qUERIDA lÚCIA, O mais recente concerto de ayla maria foi no teatro jose de alencar dia 25 de agosto, com grande orquestra.Dias 18 e 19 de novembro vai estar com Raimundo arrais no foyer do teatro Jose de Alencar cantando para o público e no dia 25 de novembro 2010,19 horas no palco principal com a orquestra eliazar de carvalho , ayla e arrais completando 25 anos de duetos. Recente tambem, final de agosto 2010, grande matéria sobre ayla e arrais no jornal o povo " uma historia de amor" foi a matéria de capa inteira. Hoje,dia 6 de outubro- na tv o povo canal 23 da net-48 aberto, uma reportagem de uma hora sobre ayla e arrais as 10h da noite; sexta feira, uma reportagem na tv jangadeiro canal 12 10 da manhã. Ayla atua e canta desde 10 anos de idade e continua sua carreira normalmente, com muitas atuações.um beijo

Paulo Castelo Branco disse...

Prezada Fátima Garcia:
Tive a gratíssima satisfação de encontrar o seu blog hoje 12.01.11 e fiquei realmente emocionado pelo seu desvelo em ressaltar a nossa já antiga, bela e meio provinciana Fortaleza das décadas que vão até a do início dos anos 60. Amo esta cidade. Toda a minha família é daqui (a minha família materna está aqui desde o final do século XIX e a paterna, desde '"sempre").
É no S. João Batista que repousam todos os meus parentes. Assim, só posso agradecer-lhe pelos momentos deliciosos que tem proporcionado a amantes desta outrora pacata e bela cidade por seu trabalho. Deus a abençoe.

Fátima Garcia disse...

Oi Paulo,
muito grata pela gentileza dos seus comentários, de fato tento resgatar pelo menos parte da história da nossa cidade e das pessoas que ajudaram a escreve-la. E a motivação da existencia do blog são leitores como voce, que percebe a importancia desse resgate. Gosto de pesquisar sobre os artistas da terra, acho que prestam ou prestaram um grande serviço e não recebem o todo o reconhecimento a que fazem jus.

Lúcia Bezerra de Paiva disse...

Sr, ou Sra.Anônimo,

é alentador saber que a brilhante Ayla Maria continua atuando atuante. Obrigada, por ter nos informado sobre esses últimos eventos com ela. Eu preciso estar mais atenta às divulgações da mídia.

Gostaria de retribuir o seu beijo,
mas, sendo você um ANÔNIMO, fica estranho...rsrsrs
Portanto, da próxima vez se identifique. COMBINADO?
Mesmo assim, VALEU!

carlos costa disse...

Gostaria de saber se a minha amiga do tempo da PR9 Keyla vidigal está viva e se sim onde mora?


Lurdes Ratts 9126.3074

Fátima Garcia disse...

não sei informar, mas vou investigar e quando souber alguma coisa entro em contato. obg pela visita
abs

pagodesaboroso.com disse...

OLA!!! EU DESCOBRI Q SOU VIZINHO DE UMA DEUSA DA MÚSICA CEARENSE, KEILA VIDIGAL,E SOBRE A PERGUNTA DO CARLOS! SIM ELA ESTA VIVA RESIDA NO BAIRRO DO PAPICU/AUDEOTA.MORA COM SEU IRMÃO LAUBER VIDIGAL ELA SOFRE DE UMA DOENÇA ESPECIAL QUE NO MOMENTO NAO RECORDO DO NOME. CONTATO PELO O EMAIL; yendormc@hotmail.com obrigado atodos

Fátima Garcia disse...

obrigada, pagodesaboroso, pela informação sobre a Keila e pela visita.

Flora Barbosa Alves disse...

Oi, Fatima
Quando achei este site, tive uma surpresa maravilhosa: encontrei fotos da minha prima e madrinha Zuila Veras. Adorei ver minha cidade Natal Fortaleza. Obrigada ,beijos.

Fátima Garcia disse...

obrigada Flora Barbosa Alves, volte sempre
abs

Anônimo disse...

ctediyysempre quis saber algo sobre
keila vidigal.
de quem sou muito fa.

ze lima de niteroi rio de janeiro

jslima1959@hotmail.com

Fátima Garcia disse...

Olá Zé Lima, de acordo com um comentário feito pelo nosso leitor "pagode saboroso.com" a cantora Keila Vidigal reside no bairro Papicu, em companhia de um irmão chamado Lauber Vidigal e informa ainda, um email p/contato (que suponho seja de alguém ligado à cantora)
yendormc@hotmail.com.
Tente obter mais informações por esse endereço.
boa sorte e obrigada por visitar o blog

Lúcia Bezerra de Paiva disse...

Muito bons, os comentários que se seguiram... Foi bom, ter tido notícias da Keila Vidigal, lamentando a doença.

Renio Veras disse...

A Zuila Veras, foi minha mãe querida......Nome completo: Maria Zuila Barbosa Veras Florencio (depois de casada)..tenho o disco original com ela e minhas duas tias fazendo um trio... Ela ja se foi..Saudades.. :)

Fátima Garcia disse...

Renio Veras, deve ser bem gratificante saber que sua mãe ajudou a escrever uma página importante da música e da história do rádio de Fortaleza.
abs

Anônimo disse...

Parabéns pelo blog.
Gostaria de investigar sobre outros artistas da era áurea do rádio cearense. Se alguém souber algo que descreva neste blog para nos informar, nos deleitar e nos fazer reviver tempos bons: Nozinho Silva, as irmãs Lourdes Martins, Isis Martins, Salete Dias, Moreira Filho, Glice Sales, Iris Breno, João Ramos, Karla Peixoto.

Julia disse...

Gostaria de saber se alguém tem alguma informação sobre Estelita Nogueira

Unknown disse...

Você conheceu alguma Maria José que cantou nas rádios e morou na rua Barão de aratanha no centro de Fortaleza entra os anos 50 a 60.

Unknown disse...

Alguém conheceu a Maria José que cantou na rádio Iracema e morava na Barão de aratanha em foraleza

Unknown disse...

Eu. Sou. A. Filha. Da. Falecida. Cantora. Adamir. Moura. E. Silva. E. Meu. Pai. Era. Pianista. Jose. Alberto. Costa. E. Silva. Minha. Irma. Faleceu. De. Cancer. Maligno. Katia. Moura. E. Silva. Eu. Margareth. Francisca. Moura. E. Silva. O. Meu. Irmao. Único. Luis. Alberto. Moura. E. Silva. Mas. O. Meu. Apelido. E.gata. cantora. De. Emprovisos. No. Face. Book. E. Adotada. Margareti. Francisca. Entao. Meu. Pai. Morreu. De. Penamonia. O. Jose. Alberto. Costa. E. Silva. Minha. Mae. Morreu. De. Enfarte. Adamir. Moura. E. Silva. A. Minha. Irma. Katia. Moura. E. Silva. Morreu. De cancer. Maligno. Eu. Escapei. De. Morrer. De. Cancer. Belgno. Quatro. Vezes. Foi. Tirada. A. Mama. Esquerda. Dia. Dois. De. Julho. Tomei. A. Vacinas. Morria. De. Dores. No. Corpo. Inteiro. Mas. Tomei. Dipirona. De. Trinta. Gotas. E. Tanbem. O. Deoclofenaco. Depois. Um. Leite. Sem. Asucar. Entao. Pessoal. Para. Quem. Nao. Me. Conhece. Sou. Filha. De. Cantoras. A. Cleide. Irma. Da. Minha. Mae. Ela. Morreu. De. Velhice. Primeira. Minha. Tia. E. O. Tio. Carlos. Augusto. E. O. Meu. Tio. Mas. A. Katia. Conheceu. O. Tio. Primeiro.em. sao. Paulo. Em. Avenida. Concelheiro. Carrão. Eu. Nao. Era. Nascida. Hoje. Estou. Com. Cinquenta. E. Sete. Anos. Meu. Irmao. Dezenpregado. Esta. Com. O. 55anos. Eu. Nao. Consigo. Me. Aponzentar. Se. Quem. Quiser. Saber. Mas. Sobre. Mim. Meu. Telefone. E. 17996023897. Gata. Cantora. De. Emprovisos. Ate. Mas. Miau. Miau.

Unknown disse...

Sou. A. Gata. E. O. Meu. Apelido. Como. Encontrar. A minha. Mae. Adamir. Moura. E. Silva. E. A minha. Tia. Cleide. Videos. Cantando. Como. Encontrar. Esses. Videos.!!!!!

Anônimo disse...

Minha mãe maria moreira,chegou a cantar na radio as terças e quinta feira,vanda santos era cantora de radio ,madrinha da minha irma mais velha frequentava a casa da minha avo na rua major facundo.ayla maria tambem era muito amiga da minha mãe.

Anônimo disse...

Anônimo disse...

Amanda disse...

Olá achei o blog da gostaria de saber como consigo informações de uma cantora da época de rádio Edjanete Calado, minha avó, tenho a foto dela tirada na época, por favor se tiver alguma informação poderia me passar? amandabionatureza@hotmail.com