segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Parque Ecológico do Cocó - Trilha do Rio
















Rio Cocó

A Bacia Hidrográfica do Rio Cocó é a mais extensa da  Região Metropolitana de Fortaleza com cerca de 19.100,85 ha (correspondendo a 60,28% da área municipal). A área total de vegetação ocupa 1.877,48 ha da bacia, correspondendo a 9,83%. Possui vegetação de mangue (2,97% da bacia), de dunas (1,17% da bacia) e de cerrado (0,13% da bacia).

O Rio Cocó tem sua nascente na Serra da Aratanha, no município de Pacatuba. Deságua na Praia do Caça e Pesca, no Litoral Leste de Fortaleza. Tem 29 afluentes na margem direita e 16 na esquerda, além de 15 açudes e 36 lagoas.

É a maior bacia hidrográfica do Município de Fortaleza, drenando os setores Leste, Sul e Centro.  A Extensão do seu traçado é de 45 km dos quais 24 km em Fortaleza.

O Rio Cocó está poluído em quase toda sua extensão, segundo estudos da SEMACE, apenas a nascente apresenta condições de balneabilidade. Entre os principais agentes poluidores estão dos esgotos clandestinos e o despejo irregular de lixo.

fonte: SEMACE

fotos: Ricardo Vianna

8 comentários:

Ana Luz disse...

Às vezes penso que Fortaleza é habitada por pessoas que não gostam dela tamanho é o descaso,a destruição que percebemos até em seus recursos naturais,apesar de existirem diversos órgãos responsáveis pelos mesmos.Uma trilha dessas em qualquer lugar mais civilizado teria muita importância mais aqui olha o aspecto de abandono em que se encontra.

Anônimo disse...

Parabéns pelo blog! Muito bom saber que existem pessoas como vc que valoriza nossa terra! Parabéns pelo estilo e assiduidade de seus posts.

Fátima Garcia disse...

Pelo contrário Ana Luz, essas trilhas do Cocó até que se acham em bom estado, não tem lixo nem sinais de vandalismo. Fui pronta p/identificar um monte de garrafas de água e embalagens de industrializados, pasme, na trilha, não tem. Os piores problemas ambientais são a poluição do rio e o grande número de árvores caídas.Acho que elas poderiam ter melhor aspecto se não fosse o grande fluxo de pessoas nos finais de semana.

Fátima Garcia disse...

Obrigada anônimo, bom ter visitantes assim, que vê mérito no nosso trabalho. Volte sempre.

Anônimo disse...

como exatamente a a gente faz pra ir pra essa trilha? Tem muita gente por lá? É meio perigoso, será? Ia quando era criancinha pro parque, mas passou um bom tempo desprezado e como o cocó é muito grande, e lindo, diga-se de passagem, gostaria de visitá-lo, mas não sei onde ir, qual a área boa pra se visitar...

Fátima Garcia disse...

Olá anônimo
Nos domingos de manhã tem uma
estrutura do estado montada na
entrada do Cocó, no inicio da Washington Soares, que fica por lá até cerca de meio dia. É bastante movimentada, tem policiamento,atração para crianças, e para adultos. pode ir, levar máquina fotográfica que não tem perigo. O parque tem 3 trilhas, essa do rio é curtinha. A trilha principal é mais longa. Também tem um passeio de barco pelo rio. Divirta-se.

Unknown disse...

Gostaria de organizar um passeio para lá, para um grupo, passeio de barco,mas seria num sábado, você sabe como devo proceder?

Fátima Garcia disse...

ola unknown

da última vez que passei por lá, o passeio de barco estava bem restrito por causa da vegetação aquática que havia se espalhado pela água. Mas não há nenhuma burocracia, se os passeios tiverem sido retomados. Voce paga o passeio e embarca na próxima saída do barco. Geralmente não tem nem fila.