domingo, 22 de maio de 2011

Lagoa de Porangabussu

A Lagoa de Porangabussu localiza-se no bairro Rodolfo Teófilo,  tendo uma superfície de aproximadamente 70.000 m2. A profundidade máxima é de 4,21 metros com média 1,84m. Faz parte da Bacia Hidrográfica do Rio Cocó.  
Seu sistema de alimentação é predominantemente pluvial. A lagoa também é alimentada pelas águas do Açude Santo Anastácio, sangrando para um riacho que deságua posteriormente no rio Cocó.


A lagoa apresenta vários trechos com perigos à navegação, como bancos de areia, tocos de madeira e pedaços de concreto. 
O nível sócio-econômico dos moradores desta área é de médio a baixo. As famílias são numerosas, moram em casas de alvenaria,  água encanada e em alguns casos são servidas por esgotos. As ruas são normalmente pavimentadas ou calçadas.
 Até meados do ano de 2009, a área apresentava graves problemas ambientais: o espelho d’água estava quase que totalmente encoberto por  aguapés, e outras espécies aquáticas, consequência da poluição decorrente do grande número de esgotos clandestinos que eram lançados na lagoa.  
A matéria orgânica lançada pelos esgotos  na água, constitui um excesso de alimento às plantas aquáticas, que se desenvolvem numa velocidade muito grande. 
Sem a limitação natural de alimento, que impediria sua explosão, ocorre a completa cobertura do espelho d'água pela  vegetação. 
O excesso de vegetação, por sua vez, impede a penetração da luz, diminuindo o processo de fotossíntese. A diminuição da fotossíntese acarreta uma baixa na oferta de algas verdes e consequentemente, uma diminuição do teor de oxigênio na água. 
O resultado desse processo é um empobrecimento global da água, em algas, peixes, moluscos e crustáceos. 
Devido a poluição, as atividades de pesca e recreação já não eram mais possíveis na lagoa. Nas margens encontravam-se entulhos, aterros e edificações consolidadas como colégios, depósitos, comércios e residências que desrespeitavam a faixa de preservação ambiental. 
Em junho de 2009 a prefeitura gastou mais de R$ 800 mil para recuperar a área de entorno e a Lagoa de Porangabussu.  Entre as benfeitorias que foram implementadas na área estão:  limpeza do espelho d'água com a retirada das plantas aquáticas, a reconstituição da flora com espécies locais, construção de limites físicos (calçadas e gradis), respeitando o fluxo e refluxo da lagoa, sem obstruir a visão da paisagem. 

O projeto contempla ainda anfiteatro, dois quiosques para educação ambiental, três quadras de esporte, pista de skate, um playground, área de ginástica e o calçadão para a prática de cooper, além de uma cabine da guarda para garantir a segurança dos frequentadores.
Apesar da recuperação física e ambiental da área,  e dos recursos gastos, ainda são percebidas algumas deficiências:
  as plantas aquáticas estão de volta;
os equipamentos da quadra de esporte estão quebrados e em mau estado de conservação;
não encontramos um único salva-vidas.   

como chegar:
 1 – pela Avenida Bezerra de Menezes:
Após passar pela Caixa Econômica Federal (sentido Caucaia – Fortaleza), dobra na primeira rua à direita (Rua Professor Anacleto). Cruza, em seguida, a Avenida Jovita Feitosa. Após passar pela Escola Antônio Sales, segue na Rua Tiradentes (continuação da prof. Anacleto). Depois entra segunda rua à direita, na Rua Frei Marcelino.
2 – pela Avenida Jovita Feitosa:
Entra na Rua Professor Anacleto, em direção a escola Antônio  Sales, segue na Rua Tiradentes (continuação da rua Prof. Anacleto). Entra na segunda rua a direita, Rua Frei Marcelino.
3 – pela Avenida José Bastos (sentido praia – sertão)
Entra na Rua Padre Cícero (revenda de motos Sundown na esquina), chegando à Rua Papi Júnior dobra a esquerda.

Fontes: Portal Cogerh
Prefeitura de Fortaleza

17 comentários:

Lúcia Bezerra de Paiva disse...

Linda, a matéria. Adoro lagoas...
Não deve ser tão dificil preservar uma lagoa. Basta deixar uma verba certa e mater o tratamento.
É tão bonita e a população aproveita tanto o seu entorno...
Não tinha noção do seu tamano e profudidade.
Boa noite, Fátima.
Obrigada,pelas fotos, com o artista. Beijos

Lúcia Bezerra de Paiva disse...

Acima, leia-se : "tamanho" e profundidade" rsrs

Fátima Garcia disse...

Quem degrada as lagoas, os rios e até o mar é a população, que joga lixo na água e faz ligações de esgotos clandestinas, tornando a água imprópria p/qq tipo de consumo. Ao poder publico caberia fiscalizar, isso se eles cumprissem o papel que lhes cabe.

Ana Luz disse...

Não conhecia esta lagoa,aliás,grande nas dimensões e na beleza.Parabéns pelos mais de cem seguidores e as mais de cento e trinta mil visitas ao blog.Seu nome é competência.

Fátima Garcia disse...

obrigada Ana Luz,fiel leitora do blog. O entorno da lagoa de Porangabussu foi reurbanizado e o local está bem conservado. E o cenário da lagoa é realmente muito bonito. Fica localizada atrás do Hospital das Clinicas.

Lúcia Bezerra de Paiva disse...

É bem verdade, é a população,mas sendo nosso povo sem educação, a grande maioria, uma boa "campanha" seria providencial, mais: umas lixeira, em volta, uns dois funcionários da "guarda- municipal"....Faz-se campnaha para o trânsito, campanha de vacinação... e não se faz campanhas educativas, para a presevação dos logradouros públicos. Isso feito, periodicamente, talvez viesse a surtir efeito...será que não?

Helvécio Garcia disse...

Linda e maravilhosa, é de fudamental importancia que os moradores do entorno da lagoa fiscalizem e denuciem qualquer ato que degrade esta lagoa. É local de caminhada e passeios de fim de tarde de familias; alem de varios pescadores que tiram de la o peixe do almoco de cada dia.

Fátima Garcia disse...

É isso mesmo Helvécio, cabe a população, principalmente aos que moram na vizinhança zelar por esse belo patrimônio natural.

Fabrízia disse...

Fátima adorei seu texto e gostaria de usá-lo como base para um trabalho da faculdade, porém, procurei no Portal Cogerh e não achei a fonte. Vc poderia me ceder ou pelo menos citar qual foi a referência para escrever esse texto? Desde já agradeço!

Fátima Garcia disse...

Olá Fabrizia,
link da cogerh:


PDF] Relatório de Tarefas 2 - RT2 BACIAS METROPOLITANAS - Cogerh
portal.cogerh.com.br/planos-de-bacias/relatorios-de...ii/.../file

no google:
lagoas de Fortaleza-Cogerh
se quiser o texto do blog informe um email que eu envio.

PATRICIA CAVALCANTE disse...

Alguem sabe me dizer qual a extensão da lagoa???

Fátima Garcia disse...

o perímetro é 1465 metros, segundo o site da Cogher.

Edilson Leal disse...

Olá.
Passei para atualizar teu blog.
A Guarda Municipal abandonou a lagoa há mais de um ano.
A guarita fechada. Sem segurança naquele local tão lindo fica perigoso para fazer caminhada.
ABraço.

Fátima Garcia disse...

É sempre assim Edilson, fazem uma requalificação do espaço, deixam bonito e frequentável, depois abandonam. E no estágio atual da segurança pública, não dá pra ficar sem um policiamento. Triste.
abs

Renan Loiola disse...

Excelente matéria, pratico cooper quase todos os dias nesta lagoa e realmente deram uma melhorada nela, como a retirada de mato e pintura de meio fio. O maior problema que vejo é a falta de controle em relação aos gatos, são muitos e se não houver castração só tende piorar. Alguns usuários de drogas também frequenta a lagoa, atrapalhando quem pratica esportes e afastando o público geral.

Ceará Turismo - Viagens e Excurções disse...

nasci no bairro Porangabussu, mas precisamente na rua Machado de Assis numa casa localizada por trás da antiga Formasa: Lembro muito bem, de pescadores que saiam de tardezinha da lagoa e levando na enfieira peixes ainda conhecidos de todos nós: kará preto, traíra, jacundá e um bem desconhecido chamado de buiú. Ainda lembro do cantar do carão, das galinhas dàgua, das jaçanãs e das marrecas, todas do habitat da lagoa. Tenho saudades de tudo, mas a vida continua e espero que a nossa velha lagoa, esteja ainda muito bela. José Fernandes Neto

Simar Soares disse...

A reurbanizacao dessa importante lagoa
e um dos legados da administração de LuizAnne Lins. Obrigado.