sexta-feira, 27 de maio de 2011

Bairros de Fortaleza – Parquelândia

 A Avenida Jovita Feitosa cruza todo o bairro da Parquelândia

O bairro hoje conhecido como Parquelândia era chamado de Coqueirinho  até o início da década de 1950, devido a existência de uma grande área verde repleta de coqueiros que ficavam às marques de inúmeros lagos.
 Nessa época quase todas as terras pertenciam à família Bezerra de Menezes. O nome surgiu quando os terrenos começaram a ser vendidos, em razão de um parque arborizado que existia nas imediações.



A escola de ensino fundamental Santo Afonso, funciona em prédio anexo à igreja



Um dos marcos do bairro é a Igreja de Santo Afonso, dos padres Redentoristas. 
Inicialmente foi construída a Escola Santo Afonso.  Depois da escola, o objetivo passou a ser o de se construir uma capela para o culto dominical.  
Logo no inicio a construção desabou em consequência de um acidente. A obra foi retomada com novo projeto.  Ficou pronta em 1969 e passou a ser chamada de Igreja redonda, por ter a fachada circular, a primeira desse tipo em Fortaleza. 
A Praça da igreja redonda é considerada o coração do bairro. Fica na Avenida Jovita Feitosa, 2733.

Rua General Piragibe

De acordo com o IBGE o bairro é delimitado ao norte com a Avenida Bezerra de Menezes, a Leste com as Ruas Escritor Pedro Ferreira de Assis e Professor Anacleto, ao sul com a Rua Azevedo Bolão e Avenida Jovita Feitosa e a Oeste com a Avenida Parsifal Barroso.




Prédio do antigo Colégio Júlia Jorge, inaugurado no dia 24 de junho de 1966, com a presença do então Presidente Castelo Branco, do governador Virgilio Távora e outras autoridades. 
O Colégio encerrou as atividades em 2007 e hoje funciona no local a faculdade CNEC. 
Localizado no cruzamento das ruas General Piragibe e Azevedo Bolão.

Avenida Jovita Feitosa
Principal via de acesso ao bairro


O bairro abriga a Sede da SER III , que atende 16 bairros: Amadeu Furtado, Antônio Bezerra, Autran Nunes, Bonsucesso, Bela Vista, Dom Lustosa, Henrique Jorge, João XXIII, Jóquei Clube, Padre Andrade, Parque Araxá, Pici, Parquelândia, Presidente Kennedy, Rodolfo Teófilo e Quintino Cunha.
Situado na Avenida Jovita Feitosa, 1264.

 Garagem do Samu na Parquelândia
INSS


Até o inicio da década de 1970, o terreno hoje ocupado pelo INSS era um imenso espaço vazio, onde funcionava uma quadra de futebol improvisada, que fazia a festa dos meninos do bairro, mas que alagava completamente a qualquer sinal de chuva. 
 Um dia a área foi drenada, urbanizada, aplainada e as ruas que contornavam a quadra foram limpas e pavimentadas,  dando a impressão de que ali seria construída uma praça, antiga reivindicação dos moradores da Vila dos Industriários. 
Para surpresa geral, ao invés da praça, foi iniciada a construção do prédio do INSS, que ocupou toda a quadra. O imóvel aparenta está em más condições de manutenção,  e várias áreas externas exibem o mato crescido.
Parte do terreno hoje do INSS: como nos velhos tempos do Alagadiço.


Considerado um dos bairros mais prósperos de Fortaleza, a Parquelândia tem uma infra-estrutura digna de bairro nobre: colégios, faculdades, academias, buffet's, restaurantes, supermercados e imóveis residenciais de alto padrão. 

13 comentários:

girlene disse...

sou de fortaleza morei muitos anos na parquelandia,inclusive estudei na escola santo afonso,faz 10 anos que não vejo minha cidade querida,porque hoje atualmente moro em são paulo,mais a saudade é grande...

Fátima Garcia disse...

Ola Girlene,
quando rever o bairro vai notar outra alteração de grande porte: o prédio onde funcionou o Colégio Julia Jorge está sendo demolido, para construção no local de (mais um) prédio de apartamentos.
abs

Chris disse...

É uma pena que mais um prédio antigo esteja sendo demolido. Cresci na Parquelândia e tenho boas recordações quando o bairro possuía apenas casas e pequeninos comércios. Há muitos anos não moro em Fortaleza, mas sempre que posso, visito a cidade e passo pela Parquelândia para matar a saudade da minha infância.

Fátima Garcia disse...

pena mesmo Chris, estudei no Júlia Jorge, terminei o 2° grau ali, e vejo com tristeza o meu antigo colégio desaparecer assim. Mas na Parquelândia a especulação imobiliária anda à solta, em pouco tempo, suponho, todas aquelas casas darão lugar a prédios de apartamentos. É o preço a pagar pelo "progresso" da cidade.
abs

MÁRCIO disse...

O MEU SONHO É VOLTAR A MORAR NA PARQUELÂNDIA O MELHOR BAIRRO DE FORTALEZA DISSO NÃO TENHO DUVIDA NENHUMA.

Fátima Garcia disse...

Espero que você consiga, Márcio, realmente a parquelândia é um bairro muito agradável e com boa infraestrutura.
abs

Anônimo disse...

MÁRCIO!EU DESEJO O MESMO,PNA Q ESTOU MUITO LONGE,SENDO MAIS CLARA ESTOU EM M.G.S CURSANDO FACULDADE.ESTOU CONTANDO OS DIAS,MAS DAKI Á DOIS ANOS ESTAREI D VOLTA. OBG Fátima Garcia por deixar um espaço de comentário.

Fátima Garcia disse...

obrigada a você anônimo, por visitar o blog. A exemplo do Márcio, desejo-lhe sorte na volta à cidade e ao bairro da Parquelândia.

visão disse...

Vivi intensamente, neste bairro. Anos 80. Toda minha infância. Muitas Lembranças boas. Saldades!!.

Fátima Garcia disse...

bom saber que o post serviu para você resgatar suas lembranças da infância. obrigada por visitar o blog

charlene disse...

Gostaria de agradecer a dona do blog,me mudo a Fotaleza em 30 dias não conheço nada,tenho arrumar um apartamento sem conhecer o local é complicado e vendo sua matéria tive certeza que é um bom lugar pra se morar.

Fátima Garcia disse...

boa sorte na mudança, Charlene, a Parquelândia tem uma boa oferta de imóveis novos.
abs

JOSE ANUNCIATO ZECA disse...

Estudei entre 1986 a 1990 e lembro dos professores janete, aline, Nemésio, Aníbal, Tavares, Marcos, franzé. Diretor Eufrásio e Lúcio Melo na portaria era Nando