sexta-feira, 6 de maio de 2011

Chácara Nous Autres

A Chácara da familia Albano ficava na Avenida Bezerra de Menezes, no Alagadiço, no local onde hoje funciona a Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária do Ceará (arquivo Nirez)
A Chácara Nous Autres era uma propriedade cuja dimensão ia da atual Secretaria de Agricultura, na Avenida Bezerra de Menezes, até à beira da praia. 
Nesse espaço aconteciam festas no estilo glamour parisiense. Os copos e taças eram de cristais da Bohemia, o mobiliário francês, uma requintada gastronomia era preparada e servida em peças de porcelana inglesa. 
O lugar funcionava como palco dos encontros da elite econômica, política e cultural da época. Havia ainda um teatro, no qual eram encenadas peças, dramas e recitais de música.
Pertencia a João Tibúrcio Albano, filho de  José Francisco da Silva  Albano, Barão de Aratanha, que vindo do Maranhão para o Ceará, nos primeiros anos do século XX, adquiriu uma gleba de terra no que hoje corresponde a Serra da Aratanha e seus arredores.
Em maio de 1933 o governo do Estado adquiriu a propriedade por 140 contos de Reis, para demolir e construir o prédio da Diretoria Geral da Agricultura, depois Secretaria de Agricultura e Abastecimento e hoje, Secretaria de Agricultura e reforma Agrária.

fonte:
Cronologia Ilustrada de Fortaleza, de Miguel Angelo de Azevedo (Nirez)
Ah, Fortaleza! 

4 comentários:

Lúcia Bezerra de Paiva disse...

Na A. Bezerra de Menezes, haviam muitas chácaras lindas, como esta,
destruram....tombaram, antes de serem "tombadas"...Olha aí o Albano, outra vez, esse podia, era rico e culto...filho de barão.
A família deveria ter preservado essa linda mansão...dá peninha!


Como sempre, excelente matéria, bem escrita....nada de plágio, ou cópia, ou clone, como temos visto alhures...rsrs...
Boa noite, Fátima

Fátima Garcia disse...

Até num passado recente existiam belas casas, alguns verdadeiros sitios na Bezerra. Foram demolidas p/dar lugar aos predios, afinal Fortaleza precisa de espaços de moradia, somos quase 2,5 milhões vivendo num espaço de 330 km. Tudo apertado, tudo espremido. Vai piorar.
bjs

LUCIANA ALMEIDA disse...

Ola Fatima sou uma assidua leitora de seu blog,que penso è feito com muito carinho e respeito pela nossa cidade tao amada;Fortaleza.Tomei a iniciativa de publicar um post no meu blog: ladonnabambola.blogspot.com ,que na verdade se trata de um blog de moda ,mas como dou sempre dicas de sites interessantes da visitar aos meus leitores,fiz esse post onde indico seu blog a quem quer conhecer um pouco da historia da nossa cidade.Espero que voçe seja de acordo e me venha fazer uma visitinha tambem.
agradeço e um abraço
Luciana Almeida

Fátima Garcia disse...

Oi Luciana,
adorei a menção ao meu blog e adorei visitar o seu, por isso estou lhe seguindo.
abs