segunda-feira, 9 de maio de 2011

Campo do Prado e IFCE - os caminhos do reencontro

Campo do Prado (arquivo Nirez)
O Estádio do Prado inaugurado no dia 07 de setembro de 1912,  foi o primeiro estádio oficial de Fortaleza,  e o principal palco dos jogos de futebol cearense  durante quase trinta anos.  Nele foram realizados os jogos da Liga Metropolitana Cearense de 1915 a 1919, e do Campeonato Estadual de 1920 a 1941. 
Ficou conhecido como Campo do Prado porque ao redor do campo podiam ser disputadas provas de turfe em uma pista de corridas. Foi também no Campo do Prado que aconteceu a primeira gravação de uma transmissão de futebol em Fortaleza, durante o jogo entre Maguari e Estrela do Mar, em 23 de dezembro de 1939, pelos comentaristas irmãos  José  e Paulo Cabral de Araújo.  
Com o surgimento do Estádio  Presidente Vargas, o Campo do Prado caiu em desuso, já que toda infraestrutura foi aproveitada pela nova praça de esportes.

O atual Instituto Federal  do Ceará surgiu como Escola de Aprendizes e Artífices, em 1909, através do decreto 7.566 baixado pelo então Presidente Nilo Peçanha. A escola mudou de nome diversas vezes até chegar ao atual IFCE.
Em 1940, o então interventor federal no Ceará Francisco Pimentel, fez a doação de um terreno localizado no bairro do Benfica, na Avenida Treze de  Maio, para a construção da sede do atual IFCE.  
Neste terreno estavam as antigas instalações do Campo do Prado. O prédio foi construído pela Construtora Emilio Hinko, sendo inaugurado em 19 de março de 1952.
No dia 29 de abril próximo passado,  o Instituto Federal inaugurou  o Complexo Poliesportivo Campo do Prado, numa homenagem ao velho campo de futebol , que funcionou na área compreendida entre os limites do IFCE e o Estádio Presidente Vargas.
Discurso de inauguração proferido pelo Reitor Cláudio Ricardo Gomes de Lima 
Descerramento da placa de inauguração do Complexo Poliesportivo Campo do Prado- Reitor, Professores e Servidores
Mesa das Autoridades
Duas das áreas que compõem o complexo,  foram  denominadas Campo de Futebol Society Moésio Araújo Gomes e Ginásio Poliesportivo Antônio Valdson dos Santos Alencar, em homenagem a dois professores da casa.
Jogo de inauguração do campo de futebol
jogo de inauguração da quadra
Construído com recursos do Governo Federal, o complexo poliesportivo Campo do Prado tem cerca de 5000 m² de área construída, compreendendo
 campo de futebol society, 
quadra poliesportiva coberta, 
piscina (10X12m), 
salas de musculação, de fisioterapia e de avaliação física, 
cinco salas de aula (duas convencionais e três para ginástica),
 pista de cooper (260 m), 
galeria de banheiros e vestiários, 
além de área de convivência, terraço e setor administrativo.
Composto por dois pavimentos, o novo empreendimento aumenta em torno de 20% a atual capacidade de atendimento do campus na área da educação física.
servidores de diversos campi do IFCE 
Atualmente, mais de 6 mil alunos frequentam as aulas de natação, vôlei, basquete, futebol, futsal, judô, handball, entre outras modalidades.
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, funciona na Avenida Treze de maio, 2081, Benfica – Fortaleza. 

fotos: Rafael Oliveira 

2 comentários:

Lúcia Bezerra de Paiva disse...

Que divulgação boa, não vi nada nos jornais, moro perto e não tomei conheciento....só o Fortaleza em Fotos & Fatos é PIONEIRA nestas postagens.

Agora, vai se espalhar blog's afora.
Valeu!
Beijos

Fátima Garcia disse...

É tão raro ver ações que visem o resgate da memória da cidade que merece mesmo ser divulgado. Parabéns ao IFCE.