sexta-feira, 27 de maio de 2011

Bairros de Fortaleza – Parquelândia

 A Avenida Jovita Feitosa cruza todo o bairro da Parquelândia

O bairro hoje conhecido como Parquelândia era chamado de Coqueirinho  até o início da década de 1950, devido a existência de uma grande área verde repleta de coqueiros que ficavam às marques de inúmeros lagos.
 Nessa época quase todas as terras pertenciam à família Bezerra de Menezes. O nome surgiu quando os terrenos começaram a ser vendidos, em razão de um parque arborizado que existia nas imediações.



A escola de ensino fundamental Santo Afonso, funciona em prédio anexo à igreja



Um dos marcos do bairro é a Igreja de Santo Afonso, dos padres Redentoristas. 
Inicialmente foi construída a Escola Santo Afonso.  Depois da escola, o objetivo passou a ser o de se construir uma capela para o culto dominical.  
Logo no inicio a construção desabou em consequência de um acidente. A obra foi retomada com novo projeto.  Ficou pronta em 1969 e passou a ser chamada de Igreja redonda, por ter a fachada circular, a primeira desse tipo em Fortaleza. 
A Praça da igreja redonda é considerada o coração do bairro. Fica na Avenida Jovita Feitosa, 2733.

Rua General Piragibe

De acordo com o IBGE o bairro é delimitado ao norte com a Avenida Bezerra de Menezes, a Leste com as Ruas Escritor Pedro Ferreira de Assis e Professor Anacleto, ao sul com a Rua Azevedo Bolão e Avenida Jovita Feitosa e a Oeste com a Avenida Parsifal Barroso.




Prédio do antigo Colégio Júlia Jorge, inaugurado no dia 24 de junho de 1966, com a presença do então Presidente Castelo Branco, do governador Virgilio Távora e outras autoridades. 
O Colégio encerrou as atividades em 2007 e hoje funciona no local a faculdade CNEC. 
Localizado no cruzamento das ruas General Piragibe e Azevedo Bolão.

Avenida Jovita Feitosa
Principal via de acesso ao bairro


O bairro abriga a Sede da SER III , que atende 16 bairros: Amadeu Furtado, Antônio Bezerra, Autran Nunes, Bonsucesso, Bela Vista, Dom Lustosa, Henrique Jorge, João XXIII, Jóquei Clube, Padre Andrade, Parque Araxá, Pici, Parquelândia, Presidente Kennedy, Rodolfo Teófilo e Quintino Cunha.
Situado na Avenida Jovita Feitosa, 1264.

 Garagem do Samu na Parquelândia
INSS


Até o inicio da década de 1970, o terreno hoje ocupado pelo INSS era um imenso espaço vazio, onde funcionava uma quadra de futebol improvisada, que fazia a festa dos meninos do bairro, mas que alagava completamente a qualquer sinal de chuva. 
 Um dia a área foi drenada, urbanizada, aplainada e as ruas que contornavam a quadra foram limpas e pavimentadas,  dando a impressão de que ali seria construída uma praça, antiga reivindicação dos moradores da Vila dos Industriários. 
Para surpresa geral, ao invés da praça, foi iniciada a construção do prédio do INSS, que ocupou toda a quadra. O imóvel aparenta está em más condições de manutenção,  e várias áreas externas exibem o mato crescido.
Parte do terreno hoje do INSS: como nos velhos tempos do Alagadiço.


Considerado um dos bairros mais prósperos de Fortaleza, a Parquelândia tem uma infra-estrutura digna de bairro nobre: colégios, faculdades, academias, buffet's, restaurantes, supermercados e imóveis residenciais de alto padrão. 

22 comentários:

girlene disse...

sou de fortaleza morei muitos anos na parquelandia,inclusive estudei na escola santo afonso,faz 10 anos que não vejo minha cidade querida,porque hoje atualmente moro em são paulo,mais a saudade é grande...

Fátima Garcia disse...

Ola Girlene,
quando rever o bairro vai notar outra alteração de grande porte: o prédio onde funcionou o Colégio Julia Jorge está sendo demolido, para construção no local de (mais um) prédio de apartamentos.
abs

Chris disse...

É uma pena que mais um prédio antigo esteja sendo demolido. Cresci na Parquelândia e tenho boas recordações quando o bairro possuía apenas casas e pequeninos comércios. Há muitos anos não moro em Fortaleza, mas sempre que posso, visito a cidade e passo pela Parquelândia para matar a saudade da minha infância.

Fátima Garcia disse...

pena mesmo Chris, estudei no Júlia Jorge, terminei o 2° grau ali, e vejo com tristeza o meu antigo colégio desaparecer assim. Mas na Parquelândia a especulação imobiliária anda à solta, em pouco tempo, suponho, todas aquelas casas darão lugar a prédios de apartamentos. É o preço a pagar pelo "progresso" da cidade.
abs

MÁRCIO disse...

O MEU SONHO É VOLTAR A MORAR NA PARQUELÂNDIA O MELHOR BAIRRO DE FORTALEZA DISSO NÃO TENHO DUVIDA NENHUMA.

Fátima Garcia disse...

Espero que você consiga, Márcio, realmente a parquelândia é um bairro muito agradável e com boa infraestrutura.
abs

Anônimo disse...

MÁRCIO!EU DESEJO O MESMO,PNA Q ESTOU MUITO LONGE,SENDO MAIS CLARA ESTOU EM M.G.S CURSANDO FACULDADE.ESTOU CONTANDO OS DIAS,MAS DAKI Á DOIS ANOS ESTAREI D VOLTA. OBG Fátima Garcia por deixar um espaço de comentário.

Fátima Garcia disse...

obrigada a você anônimo, por visitar o blog. A exemplo do Márcio, desejo-lhe sorte na volta à cidade e ao bairro da Parquelândia.

visão disse...

Vivi intensamente, neste bairro. Anos 80. Toda minha infância. Muitas Lembranças boas. Saldades!!.

Fátima Garcia disse...

bom saber que o post serviu para você resgatar suas lembranças da infância. obrigada por visitar o blog

charlene disse...

Gostaria de agradecer a dona do blog,me mudo a Fotaleza em 30 dias não conheço nada,tenho arrumar um apartamento sem conhecer o local é complicado e vendo sua matéria tive certeza que é um bom lugar pra se morar.

Fátima Garcia disse...

boa sorte na mudança, Charlene, a Parquelândia tem uma boa oferta de imóveis novos.
abs

Unknown disse...

Estudei entre 1986 a 1990 e lembro dos professores janete, aline, Nemésio, Aníbal, Tavares, Marcos, franzé. Diretor Eufrásio e Lúcio Melo na portaria era Nando

Unknown disse...

BOM DIA GOSTARIA DE SABER SE EM PARQUELANDIA EXISTE ALGUM TIPO DE POUSADA OU HOTEL QUE SE POSSA HOSPEDAR ESTOU PRECISANDO FAZER UMA VIAGEM RÁPIDA NO FINAL DESSE MÊS MAS NÃO CONHEÇO A CIDADE.

Anônimo disse...

Esta região hoje está bem diferente, ganhou dois grandes Shopping Centers, o North Shopping e o Riomar, possuí uma gama muito grande de bares e restaurantes, como o famoso Carneiro do Ordones e vários empreendimentos imobiliários com este https://mifortal.com.br/boulevard-shopping-residence, mas continua mantendo suas tradições com seus moradores sentando na calçada no final da tarde para pegar uma brisa e colocar o papo em dia. Ótimo bairro para se viver.

Unknown disse...

Sou de Fortaleza, atualmente moro em São Paulo. Nomarei uma garota da Parquelândia, ela na época em 1976, morava na Rua Bernardo de Figueiredo. Espero que ela esteja feliz. Eu sou, tenho: esposa, filhos, noras e netas.
Um forte abraço.

Unknown disse...

Gostaria de saber alguma noticia de uns parentes que morou nesse bairro.Chico Pereira e Luziinha Brito

Monalisa disse...

Que saudade 😭

Dinar disse...

Q cidade é essa ,MGS?

Anônimo disse...

Bairro muito bom

Anônimo disse...

Eu amo esse bairro

Anônimo disse...

Sou rosa