sábado, 27 de novembro de 2010

Praça da Sé


Planta feita pelo capitão-mor Manuel Francês quando da instalação da Vila da Fortaleza de Nossa Senhora D'Assunção do Siará Grande (Arquivo NIREZ)

Quando foi feita a primeira planta da cidade da antiga Vila de Fortaleza, feita pelo capitão-mor Manuel Francês, já aparecia o espaço livre em frente a Igreja de São José, no qual mais tarde viria a ser construída uma praça.
Em 1726 o padre Serafim Leite descreveu a praça na planta da Vila de Fortaleza, cujo  documento foi mandado para Lisboa naquele mesmo ano.  
Naqueles tempos remotos o logradouro era conhecido como Praça do Conselho. Ali estava instalada a Casa da Câmara do Pelourinho, e funcionava o coração administrativo da Vila de Fortaleza.

Antiga Igreja de São José depois Igreja da Sé (Arquivo NIREZ)

Em 1854 tem inicio a construção da primeira igreja da Sé, em estilo colonial, com um cruzeiro e as ferramentas do flagelo. No mesmo ano a praça passa a chamar-se de Praça do Largo da Matriz. Em 1861, vira Praça da Sé, acompanhando a mudança de nome da igreja matriz para Igreja da Sé. Em 04 de junho de 1889 passa a denominar-se Praça Caio Prado, nome proposto pelo vereador Paulino Joaquim Barroso, em homenagem ao Governador Caio Prado, presidente da província do Ceará nos anos de 1888 e 1889.

   Praça Caio Prado, que como as outras praças da cidade, era cercada de colunas e grades. Nela foi inaugurado, em 1903, na gestão do Intendente Guilherme Rocha,  o Jardim Dr. Pedro Borges. (foto de 1911 - arquivo NIREZ)

Em 29 de outubro de 1890, todas as ruas e avenidas de Fortaleza por resolução do Conselho de Intendência Municipal, passaram a ter números no lugar dos nomes, modismo que durou alguns meses. No dia 29 de abril de 1891, as ruas voltam a ter seus nomes primitivos e as praças também tiveram seus nomes alterados. A Praça Caio Prado volta a ser Praça da Sé, denominação que mantém até hoje. 

A Praça hoje


A feira de confecções (shop-chão) que ocupou ilegalmente a Praça da Sé, foi finalmente retirada, mas as marcas de sua passagem continuam presentes: o piso esburacado, os bancos com a pintura gasta e as poucas árvores na praça, atestam que o local ficou degradado com a  uso inadequado.

 A Praça tem vizinhança ilustre: fica em frente a Catedral de Fortaleza e ao lado do Mercado Central


O monumento em homenagem a D. Pedro II foi inaugurado em 07 de setembro de 1913, numa iniciativa da Associação dos Jornalistas Cearenses. A estátua, feita de bronze, é um trabalho do escultor Augusto Maillard. 

A Praça da Sé fica localizada entre as Ruas General Bezerril, Doutor João Moreira, Castro e Silva e Rufino de Alencar, centro de Fortaleza. 

pesquisa:
Cronologia Ilustrada de Fortaleza, de Miguel Ângelo de Azevedo (NIREZ)
os Monumentos do Estado Ceará, de Eusébio de Sousa

3 comentários:

Anônimo disse...

Esse fato da história é muito importante para nosso conhecimento! obrigado pela pesquisa!

Fátima Garcia disse...

que bom anônimo, obrigada por visitar o blog
abs

Fátima Garcia disse...
Este comentário foi removido pelo autor.