sábado, 16 de outubro de 2010

Palácio Senador Alencar (Museu do Ceará)


No dia 25 de outubrode 1856 foram iniciadas as obras de construção do prédio da Assembléia Provincial (Assembléia Legislativa) onde hoje está o Museu do Ceará.
No local havia uma igreja que fora demolida 34 anos antes. Fica no quadrilátero entre as ruas São Paulo (frente principal), General Bezerril, Floriano Peixoto e Travessa Morada Nova. O projeto em estilo neoclássico é do engenheiro Adolfo Hebster.
O prédio inaugurado em 1871, seria para instalação da Assembléia e do Liceu.
Em setembro de 1855 o presidente Joaquim Vilela de Castro Tavares apresentou relatório à Assembléia na questão relativa as obras públicas , mostrou a necessidade de uma casa condigna as funções que exerciam os legisladores, já que o imóvel que ocupavam, mostrava-se inadequado.
No ano seguinte o conselheiro Vicente Pires da Mota mandou fazer a planta do imóvel e encarregou ao presidente da Câmara Municipal, Antonio Rodrigues Ferreira para comprar as casas denominadas Quartos da Agostinha; sendo preciso mais terreno, compraram mais três braças de frente.
A obra ficou parada entre 1857 e 1863 até que o presidente Antonio Marcelino Nunes Gonçalves mandou que fosse retomada. Adolfo Hebster contratou sua conclusão em fevereiro de 1865, outubro de 1866, outubro de 1867 e novembro de 1868 até ser entregue oficialmente em 3 de março de 1871.
A Assembléia foi aberta em 04 de julho e já funcionou no novo prédio.
A Assembléia Legislativa funcionou no Palacete Senador Alencar até 10 de maio de 1977, quando mudou-se para o novo prédio na Avenida Desembargador Moreira.
O Palácio Senador Alencar já foi ocupado pela Faculdade de Direito, Biblioteca Pública,  Tribunal Regional Eleitoral,  Instituto do Ceará e a Academia Cearense de Letras.
O imóvel foi tombado pelo IPHAN em 1973.

pesquisa:
Descrição da cidade de Fortaleza, de Antonio Bezerra de Menezes

3 comentários:

Lúcia Bezerra de Paiva disse...

Este prédio é tão bonito, grandioso, imponenete! e como é bom entrar nele e conhecer boa parte de nossa história.

Importante tambbém é saber que êle permanecerá alí, para as futuras gerações.

Importante, conhecer a história da construção e tudo que já funcionou neste belo prédio de tão fácil acesso!

Bom domingo!

graça disse...

Sou fortalezense mas confesso minha ignorância em boa parte de nossa História.Tenho tomado conhecimento de pessoas ,fatos e locais importantes através do seu blog.Parabéns competente trabalho.

Fatima Garcia disse...

já ouvi dizerem muitas vezes que Fortaleza é uma cidade sem memória, que existe uma obsessão da população em busca do novo.Equipamentos, monumentos, edificações, se for velho, não desperta interesse. Acho que um dos caminhos p/mudar essa visão, é conhecer a história da cidade, de cada canto, de cada beco. Ninguém ama o que não conhece. Uma das pretensões do blog é essa, contar, de pouco em pouco, porque Fortaleza é como é.
sds às amigas do blog