terça-feira, 19 de outubro de 2010

Escola de Aprendizes Marinheiros

 Escola de Aprendizes-Marinheiros do Ceará (foto Diário do Nordeste)

Chamadas inicialmente de Companhias de Aprendizes Marinheiros, as escolas da marinha foram criadas no Brasil a partir do Decreto n° 14 de 27 de agosto de 1840. A do Ceará foi criada pelo Decreto Imperial n° 3347 de 26 de dezembro de 1864 e sua efetiva instalação no ano seguinte.

O objetivo da criação era possuir uma instituição responsável por formar quadros para o serviço da marinha de guerra do Brasil Império, procurando reduzir a dependência da arregimentação exclusiva de voluntários e recrutas, e servir como local de disciplinamento social.

No entanto, diante das precárias condições financeiras de grande parte da população, a instituição acabou se tornando um centro receptor de menores, abandonados ou alistados voluntariamentepor seus pais ou responsáveis, em troca de prêmios pecuniários.

Eram alistados menores, brasileiros, com idade entre dez e dezessete anos, podendo ocorrer o engajamento de meninos mais jovens ainda, desde que apresentassem suficiente desenvolvimento físico. (o entendimento social e juridico do conceito de menor de idade no Brasil império era muito fluido e se modificou bastante ao longo do século XIX).

A utilização de crianças nos afazeres da vida no mar, não era prática recente nem exclusiva do Brasil. As embarcações que vagavam pelos mares no tempo da expansão marítima e comercial européia, se utilizavam, em quantidade considerável do trabalho de meninos com menos de 15 anos (em torno de 10% da tripulação).

Os meninos embarcados como grumetes, consumiam menos alimentos e podiam substituir os adultos em inúmeras atividades. Eles trabalhavam na cozinha, limpavam os pavimentos e as dependências dos oficiais, e nos momentos de conflitos eram porta cartuchos,ou seja, aqueles que levavam munição para as armas de fogo das embarcações.


pátio interno do Quartel da Marinha


No incio do funcionamento, a Companhia de Aprendizes do Ceará contava com apenas 49 aprendizes.  Quanto a procedência desses meninos, 24 haviam se apresentado voluntariamente, 22 contratados a prêmio e 3 remetidos pelas autoridades.  O alistamento a prêmio consistia em pagamento em dinheiro, aos pais ou responsáveis que ofereciam os menores para servir na companhia.
Conforme estabelecido em regulamento, a companhia cearense tinha capacidade para receber até 200 meninos como aprendizes marinheiros.
A companhia mudou de endereço pelo menos três vezes. Inicialmente foi instalada em três prédios contíguos, alugados, na antiga Rua da Praia. Depois funcionou num barracão próximo ao Poço da Draga. Em 1907 já com a denominação de Escola de Aprendizes Marinheiros, instalou-se na praia do Pirambu, em um prédio de dois andares, adquirido da Companhia Cearense de Curtumes.
A Escola de Aprendizes-Marinheiros do Ceará fica na Avenida Philomeno Gomes, bairro Jacarecanga.

pesquisa:
Morais, Fábio André da Silva. Metamorfose da Guerra. In Documentos Revista do Arquivo Público do Ceará, v I, n.4, semestral, Fortaleza: Arquivo Público do Ceará, 2005.

15 comentários:

Anônimo disse...

o meu noivo,está nessa escola, espero que ele aprenda mt.Um ano longe parece até uma eternidade.

Anônimo disse...

meu namorado também, que saudade!

Fátima Garcia disse...

boa sorte para os dois marujos, um ano passa rápido

Anônimo disse...

espero que passe, estou morrendo de saudades dele, é dificil ficar longe da pessoa que amamos,mais Deus está no controle de nossas vidas e vai dar tudo certo.

Anônimo disse...

fui aluno desta escola em 1990.Um abraço a todos da india 2. Duzentos

Fátima Garcia disse...

uma grande escola, segundo dizem.

Anônimo disse...

Meu sobrinho esta nessa escola, a mesma que meu pai foi.

Maurício Chaves disse...

Meu querido primo e amigo está aí! Mas o que eu quero saber é se ele volta final do ano a morar com a família dele, ele foi no começo de 2013! E também quero saber se ele vem passar as férias em julho?!
Aguardo respostas! Meu email é:
mauriciochaves@hotmail.com.br

Fátima Garcia disse...

Olá Mauricio, não é melhor você perguntar diretamente pro seu primo?

Anônimo disse...

MEU AMOR TA NA ESCOLA TAMBÉM........SAUDADES DE VC.
UM ANO SEM ELE É DIFICIL,MAS QUANDO SE TRATA DE FUTURO,DEVEMOS DAR O MELHOR...

Anônimo disse...

Ola boa tarde a todos, eu fui da turma echo uno de 1985.É uma época muito especial aproveitem.dei baixa em 1990 e hoje sou um empresário. abçs a todos.....

Anônimo disse...

Verdade, meu namorado tbm ta nessa Escola, saudades de mais,.

Anônimo disse...

Boa por favor alguém pode me informa qual a idade para entra

carlosjoelson disse...

Por favor, alguém tem notícias do Acélio Cleber da turma de 1990?.. Sou um grande amigo de sua filha que está à sua procura há anos!!.. Agradeço se vocês puderem colaborar com alguma informação. Deus vos abençoe com abundância de bençãos. Muito obrigado pela atenção. Abraços e paz e suas vidas!..

Unknown disse...

Meu filho se apresentou na EAM sábado. Muito feliz!