domingo, 3 de outubro de 2010

Avenida Presidente Humberto de Alencar Castelo Branco (Avenida Leste/Oeste)

A Avenida Presidente Humberto de Alencar Castelo Branco ou Avenida Leste-Oeste como é mais conhecida, foi inaugurada em 1973, na administração do prefeito Vicente Cavalcante Fialho (1971-1975),  com o objetivo de ligar a zona industrial da Barra do Ceará à zona portuária do Mucuripe.

 inauguração da primeira etapa da Avenida Leste/Oeste, com a presença do Ministro do Interior, Costa Cavalcante, em 1973.  (Arquivo NIREZ)

Igreja de Santa Edwigens



Imagem de Santa Edwigens

Inaugurada em 16/10/2008 a estátua em louvor a Santa Edwirges mede 11 metros de altura e fica próxima a Paróquia de Santa Edwigens. A estátua que homenageia a santa, considerada padroeira dos pobres e endividados e protetora das famílias, foi construída em concreto armado e teve acabamento em resina epóxi, feita pelo artista plástico Franciné Macaio Diniz 
  
 Capela de Santa Teresinha
Construída em 1926 por pescadores e moradores.
Tombamento municipal de 1986.

Estátua de Iracema
na Av. Leste-Oeste: acima do mundo, a estátua, esculpida pelo artista Descartes Gadelha, em 2002, não possui nenhuma informação sobre o escultor, a obra ou a importância histórica da personagem.
 
 Cidade dos contrastes
 No lado do mar, um hotel 5 estrelas equipado com modernas instalações inclusive uma marina com capacidade para receber 150 embarcações

 Em frente ao hotel, do outro lado da avenida, o Arraial Moura Brasil, um dos bairros mais pobres da cidade

Fotos: Rodrigo Alboim


7 comentários:

Lúcia Bezerra de Paiva disse...

Ficou EXCELENTE, essa postagem...bem ilustrada de fotos e mostrando o que de mais signicativo existe na Leste/Oeste, neste "pedaço" que leva ao centro de Fortaleza.
Importantíssimo, mostrar os contrastes:Hotel de luxo x favela; igeja moderna x igreja antiga....

Valeu, Fátima!

Anônimo disse...

o site oficial diz que o hotel fica na praia de Iracema. preconceito!!!!!!

Fatima Garcia disse...

obrigada Lúcia. Quanto a localização do hotel o dito cujo fica na Av. leste Oeste, bairro Moura Brasil. Aquele trecho nunca foi Praia de Iracema, aliás, antes da abertura da avenida, a praia em frente era conhecida por um nome bastante depreciativo.

Marcos Mairton disse...

Gostaria muito obter uma cópia dessa foto (e outras, se tiver) do dia da inauguração da Leste-Oeste.
É que eu estava lá. Na ocasião, um grupo de aviões xavante, da FAB, sobrevoou o local, em voo rasante, mas, quando retomaram a subida, um perdeu força e caiu sobre residências no bairro do Pirambu.
Eu tinha 8 ou 9 anos de idade, mas lembro de toda a correria.

Fátima Garcia disse...

Olá Marcos,
mande um endereço de email que eu mando a foto (não sei se tenho outras). Aproveitei e dei uma olhada no eu blog. Beleza, viu.

Unknown disse...

Na ocasião eu tinha 3 aninhos e lembro na correria e fumaçeiro,fato que está na minha memória até hoje,posso obter mais informações?

Fátima Garcia disse...

Olá Marcos Aurélio,
foi como disse o Marcos Mairton, por ocasião da inauguração da 1a. etapa da av. Leste oeste havia uma exibição aérea de 4 aviões xavantes que faziam voos rasantes sobre a avenida. Na subida, um dos aviões perdeu a força e caiu sobre residências do Pirambu. 13 pessoas faleceram, inclusive o piloto do avião, e muitas pessoas ficaram feridas. Várias casas foram destruídas.