domingo, 2 de setembro de 2012

Parque Adahil Barreto



Fundado em 1980, o Parque Adahil Barreto, representou uma conquista importante para o lazer, para o turismo e, principalmente, para o relacionamento com a ecologia. Com uma área de 137.103,19 m2, firmou-se logo como uma valiosa área de apoio às atividades de educação ambiental nas escolas da cidade.

  Mensagem divulgada na área do parque
  e um dentre as centenas de gatos que são diariamente abandonados na área do parque 

O Parque Adahil Barreto, abriga em seus 44 hectares de extensão manguezais e árvores típicas da flora cearense. Conta com play-ground, área para piquenique, pista para cooper, trenzinho para crianças, pombal e extensa área verde. 
Localizado no bairro Dionísio Torres, na rua Major Virgílio Borba com rua Vicente Leite.






algumas espécies da fauna e flora do Parque

O Parque Adahil Barreto está inserido na área do Parque Ecológico do Cocó, abrangida pelos decretos 20.253 de 05 de setembro de 1989 e 22.587, de 08 de junho de 1993. A área do Parque do Cocó compreende o trecho da BR-116 à foz do Rio Cocó, localizado no Município de Fortaleza, perfazendo um total de 1.155,2 hectares.

O Parque Adahil Barreto compreende a área inicial do Parque Ecológico do Cocó, instalado no inicio da década de 1980.  É também chamado de Antigo Cocó 

   


 







Um parque urbano é um tipo de espaço livre de edificações, normalmente caracterizado como espaço público, no qual há tipicamente abundância de vegetação e áreas não pavimentadas, mas sobretudo localizado dentro de uma região urbana. Nele, estabelecimentos industriais e residenciais são proibidos, e estabelecimentos comerciais são normalmente restritos a quiosques e vendedores ambulantes. Eventualmente um parque urbano está ligado a um conjunto de equipamentos públicos de caráter cultural, como museus e casas de espetáculos. Muitas vezes incluem playgrounds e campos de esportes, laguinhos e centros educativos como museus e jardins botânicos, fazendo com que sua atratividade seja ainda maior.

fotos de agosto de 2012
por Raquel Vianna e Rodrigo Paiva

 

Nenhum comentário: