terça-feira, 24 de abril de 2012

A Parada do Chico Manuel

Rua da Lagoinha, depois da ampliação, Rua do Trilho de Ferro, atual Avenida Tristão Gonçalves (arquivo Nirez)

Logo após a inauguração da Via Férrea de Baturité, o trem saía da cidade pela Rua da Lagoinha que, naqueles idos de 1871, estava apenas esboçada  e era muito estreita nas vizinhanças da atual Praça da Estação (Praça Castro Carrera).
Por este motivo, e para ampliar a faixa de terreno necessária à linha, a Câmara Municipal, em sessão de 18 de outubro daquele ano, mandou alargar a via com mais de 40 palmos, por onde deveria passar o trem, sendo esse espaço tirado dos quarteirões que ficavam no poente da rua.
Seguindo em tangente por esse caminho, a linha férrea cortava perpendicularmente todas as ruas, desde a das Flores até a do Livramento; e daí, continuando, já nas areias e fora da cidade, entreva na Curva do Amaral, no quilômetro 2.
No cruzamento com a Rua das Trincheiras paravam os trens de Maranguape, quer na ida, quer na volta. E para facilitar o embarque e desembarque de passageiros, havia junto à esquina daquela rua, e para o lado da estação, uns extensos degraus de madeira, ao longo dos quais os trens paravam. Era a parada do Chico Manuel.
A linha foi transferida da Rua da Lagoinha para além do cemitério, em 16 de outubro de 1917; porém, muito antes disso, aí por volta de 1880, a parada ainda servia ao público. Este desembarcadouro era bastante utilizado pelos moradores da redondeza, dispensando-os de longas caminhadas de ida e volta à estação central.  A população devia tão grande comodidade à influência e ao prestígio do coronel Francisco Manuel Alves, e o povo batizou aquela parada com o nome de seu prestimoso criador.  


Extraído do livro
Fortaleza velha, de João Nogueira 

Nenhum comentário: