domingo, 15 de abril de 2012

A Definição do dia do Aniversário de Fortaleza



Planta da Vila de Fortaleza feita pelo capitão mor Manuel Francês, e maquete baseada no desenho acima, feita por técnicos do Museu do Ceará. 

A escolha do dia 13 de abril de 1726, como marco da criação da cidade de Fortaleza, foi decorrente de um projeto, apresentado e defendido pelo vereador Idalmir Feitosa, que foi transformado na lei Municipal n° 7535, de 16 de junho de 1994, que instituiu a data de 13 de abril como o Dia da Cidade.  A lei, aprovada pela Câmara Municipal entrou em vigor no ano seguinte e logo se incorporou ao calendário de eventos da cidade.

A Vila de Fortaleza de Nossa senhora da Assunção ou Porto do Siará, atribuída a Francisco Antonio Giraldes. No mapa de 1811 podem ser identificadas duas igrejas, a da Sé e a do Rosário. ((Ah, Fortaleza!)   

A data foi escolhida de forma um tanto aleatória: Cláudio Pereira, então presidente da Fundação Cultural do Estado, procurou o escritor e professor da UFC José Liberal de Castro , no sentido de que o ajudasse a escolher uma data na qual a cidade de Fortaleza comemorasse alguma referência  significativa do seu passado. Argumentava que vinha recebendo insistentes solicitações de um vereador sobre o assunto, e como estava encontrando dificuldades em responder satisfatoriamente à consulta, pediu ajuda ao professor.
Liberal de Castro ofereceu ao Presidente da Fundação Cultural do Estado uma curta lista de datas, acompanhadas de considerações pertinentes, a fim de que se optasse por uma. Alertou ainda o professor de que as datas não ao deveriam ser consideradas propriamente como referências históricas, carregadas de conotações heroicas ou ideológicas, mas como simples marcos simbólicos congregadores. Nessa perspectiva, qualquer das datas poderia ser escolhida.


A data de 13 de abril foi rapidamente incorporada ao calendário de festas em Fortaleza. Nas fotos acima, a comemoração do aniversário da cidade, na Praça do Ferreira, em 2011. (fotos Fátima Garcia)

Após estabelecer as devidas considerações, Cláudio Pereira optou pela data de 13 de abril de 1726, decisão que, juntamente com os argumentos significativos da escolha, logo foi levada ao conhecimento do vereador Idalmir Feitosa, interessado na consulta, que aceitou sem relutância a data sugerida.
A data de 13 de abril de 1726 comemora o dia da instalação da Vila de Fortaleza de Nossa senhora da Assunção da Capitania do Siará Grande, ocorrida há 286 anos. Refere a data da emancipação política e administrativa do município, seu nascimento oficial. Lembra ainda a data da instalação da Câmara Municipal de Fortaleza e da assembleia diretiva dos destinos da Cidade.

Extraído do artigo As Comemorações do 13 de Abril, de José Liberal de Castro, publicado em Ah, Fortaleza! 2ª edição, 2009. 

Um comentário: