quarta-feira, 11 de abril de 2012

Fortaleza - 286 anos a Velha e a Nova Cidade

Palácio Guarani
arquivo Nirez
foto: Fátima Garcia

Construído no local do antigo Matadouro Público, que posteriormente foi um sobrado de propriedade do Coronel José Eustáquio Vieira, onde residiu o Comendador Luis Ribeiro da Cunha. Este imóvel sofreu um incêndio devastador em 1902 e o que restou,  foi demolido em 1907.
O terreno foi adquirido pelo Barão de Camocim, que construiu o palácio, inaugurado em 1908. Foi ocupado sucessivamente pelo Bank of London, (1910) Banco dos Importadores (1925) a Boate Guarani, o Clube dos Diários, e Banco do Estado do Ceará, e uma empresa de telecomunicações. Sofreu diversas reformas, inclusive no telhado de ardósia, fortemente inclinado, que servia para escorrer neve. 
Fica na esquina da Rua Barão do Rio Branco com Senador Alencar. 

Grupo Escolar do Benfica 

foto: panorâmio

Foi em 2 de janeiro de 1923 que o prédio construído para abrigar o Grupo Escolar do Benfica ficou pronto, um projeto do arquiteto José Gonçalves da Justa, localizado na Avenida Visconde de Cauípe, atual Avenida da Universidade, 2431.  
Sua instalação deu-se no mesmo dia. Depois passou a denominar-se Grupo Escolar Rodolfo Teófilo. 
Em 20 de agosto de  1956, o estabelecimento de ensino foi transferido para outra rua próxima, e o prédio passou a abrigar o Museu Antropológico e o Instituto do Ceará.  
Dez anos mais tarde foi feita uma permuta com a Universidade Federal do Ceará e o Instituto do Ceará passou a funcionar na Rua Barão do Rio Branco, na Praça do Carmo onde ainda se encontra, e o museu foi para uma casa na Avenida Barão de Studart. 
Atualmente o prédio, que sofreu algumas modificações,  abriga os cursos de Economia, Administração e Ciências Contábeis – a FEAAC, da Universidade Federal do Ceará.


Farmácia Pasteur
arquivo Nirez
foto: Fátima Garcia

a Pharmácia e Drogaria Pasteur, foi fundada em 19 de setembro de 1894, na Rua Major Facundo, 16 (atual 538), pelo Dr. Leopoldo Domingues, que após 9 anos vendeu ao farmacêutico Francisco Linhares Filho, que por sua vez, em 1905, vendeu a Eduardo de Castro Bezerra. 
A Pasteur era a mais famosa, a mais acreditada e a maior em instalações dentre todos os estabelecimentos farmacêuticos do Ceará, tendo, inclusive, fundo correspondente com a Rua Barão do Rio Branco.  No antigo prédio da Pasteur funciona a Farmácia Avenida, a faixa branca com o nome Farmácia, encobre o antigo nome da Pasteur.

Café Sport
acervo Marciano Lopes
foto: Fátima Garcia

No belo sobrado, bastante modificado, onde hoje funciona a loja de calçados "Esquisita", existia o Café Sport, dos irmãos Emygdio. Era o mais central e mais bem frequentado café da cidade, no cruzamento das Ruas major Facundo e Liberato Barroso

Praça Venefrido Melo
arquivo Nirez
foto: Fátima Garcia

A Praça Venefrido Melo ficava no Mondubim e dividia em duas vias a estrada que cruzava a linha de ferro, inaugurada juntamente com a luz elétrica. Hoje a estação de trem foi demolida, a pracinha desapareceu e tudo que restou foi a Igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, que apesar de continuar de pé, está desativada já que ao lado, foi construída uma nova igreja sob a mesma invocação da anterior. 

Paróquia de Bom Jesus dos Aflitos

Acervo do Museu da Imagem e do Som
imagem: http://www.dipity.com/tickr/Flickr-igreja-bom/

O nome da igreja é devido à devoção dos moradores, desde o século XVI, ao Bom Jesus dos Aflitos que em 1759 se tornou padroeiro da ainda vila de Arronches. A igreja tem tradicional desenho de planta de nave central com duas torres simétricas e de igual forma embora uma delas abrigue um relógio enquanto a outra o sino. Sua fachada é bastante simples e possui alguns poucos elementos de decoração na balaustrada das janelas superiores e nos arcos das portas de acesso. Seu adro não possui nenhum elemento de destaque, mas somente um desenho em pedra portuguesa. Fica na praça central de Parangaba, chamada de Praça dos Caboclos. Foi construída em 16 de março de 1877, pelos padres jesuítas.

fontes:
Cronologia ilustrada de Fortaleza
Royal Briar, a Fortaleza dos anos 40

Nenhum comentário: