domingo, 1 de janeiro de 2012

Chácara Flora - mais um capítulo de Destruição do Patrimônio Histórico



Um das últimas chácaras existentes na cidade, a Chácara Flora, localizada na Rua Marechal Deodoro, n° 818, nas proximidades da Avenida Treze de Maio, no Benfica,  foi demolida na manhã do dia 30 de dezembro, diante do olhar indignado de moradores e transeuntes.
Localizado por trás do Bosque de Letras do Campus da UFC, a Universidade havia manifestado interesse em adquirir o imóvel, visando sua preservação.  Não obteve êxito.
Construída em 1898, a chácara era remanescente de uma vasta gleba de terras que compunham o antigo sitio Benfica, que ao longo do tempo foi sendo subdividida e teve sua ocupação efetivada a partir da primeira década do século XX, com a construção de grandes chácaras amplamente arborizadas.  Por essa época, a elite de Fortaleza residia no Centro e no jacarecanga, bairro localizado na região Oeste da cidade.
Mas o caráter cada vez mais comercial do Centro, e o surgimento de indústrias no Jacarecanga deslocou muitas famílias para o Benfica.  Na área um imponente arvoredo, e chácaras tão grandes que dava para andar a cavalo nas suas dependências. 


 O antes e o depois da Chácara Flora

Último exemplar  de uma época, a Chácara Flora estava em processo de tombamento  pela Secultfor. Mas, como sempre acontece, a agilidade da especulação imobiliária – que anda de braços dados com a insensibilidade e a indiferença pelos destinos da cidade  –   é muito maior  do que a lerdeza  reinante nos intrincados trâmites da burocracia municipal.
Assim, enquanto se discutia os detalhes do tombamento, a empresa proprietária do imóvel – a Construtora Douglas – já no mês de agosto colocou tapumes cercando o imóvel, sinalizando o possível início de alguma obra; foi notificada, mas, pelo que se pode concluir, não deu a menor importância e, acabou por demolir o imóvel.    
O proprietário foi autuado pela fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente e Controle Urbano (Semam) com base na lei de crimes ambientais. Com isso, fica impedida a retirada de qualquer material do local. 
Providências tardias e inócuas. Os inimigos da cidade ganharam mais um round.

fotos do jornal O Povo

4 comentários:

Lúcia Bezerra de Paiva disse...

Lamentável, esse "capítulo". Para mim, que moro a 2 quarteirões da Ex- Chácara Flora,estava sempre passando por ela e já previa essa destruição criminosa.

Em Fortaleza essas tragédias são anunciadas, destrói-se o Patrimônio Histórico como um castelo de areia...nada é feito, para impedir.

Ana Luz disse...

A ganância dos construtores(ou destruidores?) e a incompetência do poder público acrescido da certeza da impunidade.

Lorena Villa Real disse...

http://diariodonordeste.globo.com/noticia.asp?codigo=339005&modulo=966

Mas o valor histórico não te preço... =(

Fátima Garcia disse...

Tem não, Lorena. A perda patrimonial é irreparável.